O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O regime de exploração da parceria será a autoprodução por equiparação. Ou seja, a energia gerada será utilizada para o consumo da própria Weg em suas operações no Brasil

A energia eólica está tão em alta que companhias de diversos segmentos estão atrás de formas de investir nesse nicho. E a Weg (WEGE3) não ficou de fora da "corrida pelo vento": duas de suas subsidiárias fecharam uma parceria com a Alupar (ALUP11) para explorar o filão e suprir parte da demanda energética da companhia.
De acordo com um comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (5), as controladas tornarão-se acionistas da Eólica do Agreste Potiguar II S.A, subsidiária da Alupar que opera um complexo eólico homônimo localizado na cidade de Jandaíra, no Estado do Rio Grande do Norte.
O regime de exploração da parceria será a autoprodução por equiparação. Ou seja, as empresas produzirão energia que será utilizada para o consumo da própria Weg em suas operações no Brasil por um período de 18 anos.
O parque eólico AW Santa Régia (EAP II), que faz parte do complexo Eólico Agreste Potiguar terá capacidade instalada de 37,8 megawatts (MW), garantia física de 21,7 MW médios. A operação contará com nove aerogeradores WEG modelo AGW 147, de potência nominal de 4,2 MW.
A parceria ainda está sujeita à aprovação das autoridades brasileiras. Mas, considerando a produção anual prevista, a Weg estima que o acordo deverá responder por cerca de 30% do consumo de suas atividades fabris.
"O início do suprimento de energia para as fábricas será a partir de janeiro de 2024, com contratos de compra de energia estimados em R$ 460 milhões no decorrer do período do contrato", diz o comunicado.
Leia Também
Além disso, vale destacar que a empresa tem outros seis aerogeradores instalados no parque AW São João, que está localizado no mesmo complexo. "Ambos os parques estão em implantação e totalizarão 63 MW de capacidade instalada, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN)", esclarece a Weg.
Além da Alupar, a Weg anunciou um acordo com a 2W Ecobank também com o objetivo de produzir energia eólica para consumo próprio, desta vez nos Parques Eólicos Anemus, I, II e III, em Currais Novos, no Estado do Rio Grande do Norte.
"Com contratos de compra de energia de aproximadamente R$ 970 milhões, com duração de 20 anos e início a partir de janeiro de 2024, a iniciativa garantirá 30 MW médios de energia renovável para as operações industriais da Weg", cita o comunicado.
Os complexos Anemus I, II e III contam com 33 aerogeradores produzidos pela companhia que, juntos totalizam 138,6 MW de capacidade instalada.
O QUE FARIA O BANCO MUDAR DE IDEIA?
VAI E VEM DO PETRÓLEO
PASSANDO O BASTÃO
Conteúdo Empiricus
O QUE ESPERAR?
DANÇA DAS CADEIRAS
É BUY!
TELEFONIA MÓVEL
DE VOLTA AO RADAR
GESTÃO DE PASSIVOS
O FUTURO DA MARCA
DISPUTA DAS SEGURADORAS
O QUE PREOCUPA?
MERCADO IMOBILIÁRIO
TÁBUA DE SALVAÇÃO CARA
HORA DE FUGIR?
ALERTA
COMENDO PELAS BEIRADAS?
COMBUSTÍVEIS
LUXO NA CARTEIRA