🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Jasmine Olga

Jasmine Olga

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

ONDE INVESTIR EM 2023

Onde investir em 2023: na bolsa, ações de empresas resilientes e com forte potencial de longo prazo são as indicações para o ano

A ordem para o ano é agir com cautela no mercado de ações, evitando companhias endividadas e com forte exposição à economia doméstica.

Jasmine Olga
Jasmine Olga
2 de janeiro de 2023
6:02 - atualizado às 15:09
Onde investir em 2023 - Bolsa
Imagem: Freepik / Montagem Brenda Silva

Foi aos trancos e barrancos, mas o Ibovespa conseguiu encerrar 2022 no azul — e foi na contramão dos principais índices acionários globais. Isso, no entanto, não significa que a caminhada da bolsa no ano passado não foi dolorida. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alta de cerca de 5% do Ibovespa parece animadora, mas esse número não conta a história inteira.  A verdade é que os últimos 12 meses foram complicados para a bolsa brasileira — e a queda de mais de 12% do índice de small caps da B3, que mede o desempenho das empresas de menor porte na B3, é um termômetro mais fiel do que foi 2022.

O primeiro trimestre começou positivo, com uma forte injeção de dinheiro estrangeiro no país, mas o pique não se manteve. Uma guerra na Europa, um cenário de aperto monetário global, juros na casa dos 13% ao ano e uma eleição presidencial foram apenas algumas das lombadas no meio do caminho. 

  • Não perca dinheiro em 2023: o Seu Dinheiro conversou com os principais especialistas do mercado financeiro e reuniu neste material as melhores oportunidades de investimentos em ações, BDRs, fundos imobiliários e muito mais. ACESSE AQUI GRATUITAMENTE

A maior parte dos fatores que pressionaram os negócios no ano passado não desapareceram após a meia noite do dia 1º de janeiro — e é por isso que 2023 deve ser um ano marcado pela cautela. 

Ricardo Peretti, estrategista da Santander Corretora, aponta que caso as incertezas se dissipem no primeiro semestre, a segunda metade do ano pode ser de recuperação, uma vez que os ativos brasileiros se encontram em níveis descontados de preço, com múltiplos muito abaixo da média histórica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, até lá, deve ser difícil ver alguma empolgação. 

Leia Também

Apesar disso, os analistas parecem achar que ainda é cedo para fazer diagnósticos mais ousados. A preocupação com o rumo das contas públicas no futuro, marca dos últimos meses do ano, levou a maior parte das casas de análise a iniciarem a revisão de suas projeções para o Ibovespa no próximo ano, atrasando a divulgação dos números. 

Esse pode não ser o melhor dos cenários para investimentos arrojados, mas ainda existem boas oportunidades na bolsa — ainda que a renda fixa seja atrativa. 

Para o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira, o patamar atual do Ibovespa — na faixa dos 110 mil pontos — é atrativo e traz oportunidades mesmo com as incertezas, já que o múltiplo preço/lucro da bolsa brasileira está 40% abaixo da média dos últimos 15 anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja: há atratividade nas ações locais, com um prêmio de risco (rentabilidade menos a taxa de juro real) de 8,9%, superior à média histórica — uma oportunidade. 

Para essa reportagem, o Seu Dinheiro conversou com Ricardo Peretti, estrategista de ações da Santander Corretora; Jorge Oliveira, sócio-gestor de renda variável da BlueLine Asset Management; Rafael Cota Maciel, gestor de renda variável da Inter Asset; Victor Natal, estrategista para pessoa física do Itaú BBA; e Paulo Weickert, sócio-fundador e chefe de análise da Apex Capital. 

Esta matéria faz parte de uma série especial do Seu Dinheiro sobre onde investir no primeiro semestre de 2023. Eis a lista completa:

Bolsa: onde investir em 2023

Com os juros altos e o cenário ainda nebuloso no início do próximo ano, os especialistas do mercado preferem trabalhar com uma carteira de investimentos mais conservadora, de olho em um horizonte mais longo de tempo — ainda que, em momentos como esse, as boas oportunidades de assimetria sejam mais numerosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Rafael Cota Maciel, da Inter Asset, o ideal é evitar empresas muito endividadas, impactadas por mais tempo pela alta da taxa de juros, e focar a composição da carteira em ações líderes de seus setores, com forte potencial de repasse de preço e características mais defensivas. 

A BB Seguridade (BBSE3) foi uma empresa mencionada por quase todos os especialistas ouvidos pelo SD. O braço de seguros do Banco do Brasil é visto com bons olhos, já que os fortes investimentos em renda fixa garantem receitas financeiras mais gordas para a seguradora. 

Além disso, caso os temores de uma piora na inadimplência do BB se confirmem, a companhia se beneficia de um aumento dos prêmios de seguro. 

Paulo Weicker, da Apex Capital, aponta que o papel BBSE3, hoje, é negociado em níveis muito descontados, principalmente diante das perspectivas de crescimento de lucro e de outras linhas do balanço. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Quer investir no mercado imobiliário? Veja as melhores estratégias para buscar lucros neste mercado em 2023; de bônus, conheça as 17 indicações de FIIs feitas por analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro. ACESSE AQUI GRATUITAMENTE

A seguradora só não foi mais citada do que a Weg (WEGE3) — a grande queridinha do mercado, apesar de Weicker destacar que ela não é exatamente uma ação barata. 

A fabricante de equipamentos elétricos é vista como uma das empresas mais resilientes da bolsa, entregando resultados consistentes e crescimento robusto, mesmo em meio à adversidade — o que eleva a confiança do mercado na gestão da Weg. 

Outro elemento que favorece as ações da companhia é o potencial de se beneficiar do movimento de transição energética, pauta que deve seguir em evidência pelas próximas décadas. 

Ainda falando de opções mais conservadoras de investimento, o setor elétrico aparece logo na sequência na lista de preferência do mercado. Eletrobras (ELET6), CPFL (CPFE3) e Equatorial (EQTL3) foram os nomes citados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira outros papéis citados como boas opções pelos especialistas:

  • Arezzo (ARZZ3): empresa do setor de consumo, mas com boa capacidade de precificação e blindagem contra inflação pela exposição à alta renda (Inter Invest);
  • Sabesp (SBSP3): os analistas acreditam que o momento é favorável para uma privatização (Itaú, Apex);
  • Fleury (FLRY3): preço atrativo em um setor que deve continuar expandindo em 2023, com novas frentes de atuação e beneficiado pelo envelhecimento da população (Apex); e
  • Assaí (ASAI3): varejo alimentar segue sendo favorecido pela preferência dos consumidores para evitar os efeitos da inflação. Oferta de ações do Casino, controlador francês, também trouxe alguns aspectos positivos para a empresa 

Não tem como fugir

Ao falar da bolsa brasileira, é quase impossível desviar de dois temas: commodities e estatais. 

O primeiro se deve à grande concentração de empresas produtoras de matéria-prima na bolsa, correspondendo a cerca de 30% da carteira total do Ibovespa — ou seja, o desempenho do setor pode mudar completamente o rumo do principal índice da bolsa. 

Já o segundo se deve ao fato que duas das principais empresas listadas hoje — Banco do Brasil (BBSA3) e Petrobras (PETR4) — são de controle da União. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O risco relacionado ao mercado de commodities está no crescimento da China. O país segue patinando para se livrar das restrições econômicas impostas pelo coronavírus, o que gera insegurança sobre a demanda. 

Na leitura do Itaú BBA, o petróleo talvez seja a commodity mais capaz de manter um preço atrativo no mercado, uma vez que os mecanismos para a manutenção do valor do barril são mais consolidados, principalmente por conta da atuação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+). 

  • Quais os melhores BDRs para investir em 2023? O mercado internacional é ótima opção para quem busca proteger o patrimônio das incertezas do cenário brasileiro – mas é preciso cuidado na escolha dos ativos. VEJA OPINIÃO DE ANALISTAS AQUI

Para Peretti, do Santander, as commodities continuam em um patamar de preço que “ainda aceita certo desaforo”. Apesar dos riscos, a Inter Invest, BlueLine e a Apex Capital seguem otimistas com Vale (VALE3) como uma eventual forma de se posicionar em commodities. 

A bolsa de olho em Brasília

No caso das estatais, o consenso parece ser “esperar para ver”. Isso porque a maior parte dos analistas consultados até acredita que o BB e a Petrobras estejam em patamares atrativos de preço, mas a falta de clareza sobre o futuro das duas companhias é um risco que não vale a pena correr. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu não gosto de dormir com esse tipo de sócio [a União] que acorda um dia e estava indo para o ponto A, mas decide ir para o ponto B”, explica um gestor. 

Na petroleira, o temor é que o novo governo altere a política de preços da companhia e volte a fazer investimentos não-estratégicos, o que deve comprimir as margens e reduzir a distribuição de dividendos. No caso do Banco do Brasil, a preocupação é com a carteira de crédito da companhia. 

O braço de seguros do banco estatal, a BB Seguridade (BBSE3), no entanto, é uma das ações favoritas dos especialistas para 2023. 

  • Em dúvida sobre como investir? Faça o download GRATUITO do e-book Onde investir em 2023 e confira a opinião dos maiores especialistas do mercado financeiro sobre os ativos mais promissores para este ano. BAIXE AQUI

Outro assunto que não deve sair do radar dos investidores é a possível tributação de dividendos. O novo governo já sinalizou que irá priorizar uma reforma tributária e o assunto estará na pauta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o assunto é dividendos, o setor bancário costuma brilhar — os analistas acreditam que uma eventual mudança pode trazer impactos de curto prazo pela mudança de estratégia adotada pelos investidores. 

Victor Natal, do Itaú BBA, explica que dependendo do desenho do novo imposto, os investidores irão buscar o modelo fiscal mais eficiente para os seus investimentos — o que pode passar por deixar de investir direto na bolsa para fazer operações via fundo de investimentos, cuja tributação é diferenciada. 

No caso dos bancos, o Itaú (ITUB4) foi o papel mais citado, devido ao seu potencial de navegar pelo cenário mais desafiador para o crédito, mas o setor bancário — assim como o de distribuidoras de energia e empresas boas pagadoras de proventos, como a Ambev (ABEV3), devem ser impactadas por eventuais mudanças na tributação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NEM SÓ PAPEL, NEM SÓ TIJOLO

O curinga dos fundos imobiliários: por que os FIIs multiestratégia podem ser um verdadeiro trunfo para os investidores em 2026

20 de fevereiro de 2026 - 6:03

Mais flexíveis, os fundos imobiliários desse segmento combinam proteção com potencial de valorização; veja onde estão as principais oportunidades, segundo especialistas

GIGANTE DO E-COMMERCE NO JOGO

Após novela com os Correios, fundo imobiliário TRBL11 dispara 12% com a locação de galpão logístico para a Shopee

19 de fevereiro de 2026 - 18:30

O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%

MAIS DILUIÇÃO

Azul (AZUL53): depois de emitir mais 45 trilhões de ações para sair da RJ o quanto antes, aérea desaba 50% na bolsa; entenda

19 de fevereiro de 2026 - 17:53

Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição

SUSTENTABILIDADE NA BOLSA

Investimento em ESG: C&A (CEAB3) e Allos (ALOS3) entram nas ações sustentáveis recomendadas pelo BTG em fevereiro

19 de fevereiro de 2026 - 15:40

As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)

O GRUPAMENTO ESTÁ VALENDO

Simpar (SIMH3) corta pela metade ações em circulação e amplia teto para novas emissões; veja o que muda para o acionista

18 de fevereiro de 2026 - 15:21

A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO

TRXF11 adiciona mais um galpão logístico ao carrinho, que será ocupado por gigante do e-commerce

18 de fevereiro de 2026 - 11:06

Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados

VOLATILIDADE NOS MERCADOS

De ressaca? O que esperar dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3) hoje, depois de perderem valor em Wall Street no feriado

18 de fevereiro de 2026 - 10:48

ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas

SD ENTREVISTA

O gringo quer Brasil, mas começa pelo Ibovespa. A vez das small caps ainda deve chegar, mas não para todas; veja 10 ações para comprar

18 de fevereiro de 2026 - 6:10

Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso

MERCADO DÁ ADEUS À FOLIA

Xô ressaca! O ajuste de contas entre o confete e a bolsa brasileira depois dos ganhos tímidos de Nova York

17 de fevereiro de 2026 - 18:24

Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.

ALTA TENSÃO

Todo mundo de olho na Petrobras (PETR4): petróleo fecha em queda com sinal de acordo entre Irã e EUA

17 de fevereiro de 2026 - 16:52

Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz

ALAVANCAGEM OCULTA

Ouro cai quase 3% em um dia com onda geopolítica mais calma. Mas só isso explica a baixa recente do metal precioso?

17 de fevereiro de 2026 - 16:27

Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações

APOSTA MANTIDA

Portfólio robusto e dividendos previsíveis: este fundo imobiliário segue como compra para a XP

17 de fevereiro de 2026 - 13:07

Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora

QUEM TEM MEDO DA IA

Como uma ex-fabricante de máquinas de karaokê derrubou o valor de empresas de transporte e logística em todo o mundo

17 de fevereiro de 2026 - 11:32

Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística

INOVAÇÕES

Novos lançamentos, mercado internacional: o que esperar do mercado de ETFs para este ano

16 de fevereiro de 2026 - 11:15

Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável

CLIMA DE FOLIA?

Vai ter pregão na bolsa hoje? Veja o que funciona — e o que não — na B3 nesta semana de Carnaval

16 de fevereiro de 2026 - 9:52

Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações

FORA DO ÓBVIO

Energia nuclear, games, bilionários: conheça os ETFs mais curiosos da bolsa brasileira e veja como investir nessas tendências

16 de fevereiro de 2026 - 6:06

Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FIIs disparam no início de 2026 e retornos chegam a 13% — fundos de papel se destacam entre os campeões

15 de fevereiro de 2026 - 13:05

Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

Dona da Vivo, Telefônica Brasil (VIVT3) pagará R$ 325 milhões em proventos aos acionistas; veja quem recebe

13 de fevereiro de 2026 - 13:11

Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio

IMPULSO INTERNO E EXTERNO

Usiminas (USIM5) reverte prejuízo no 4T25, mas ação está entre as maiores altas do Ibovespa também por outro motivo

13 de fevereiro de 2026 - 12:41

Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar cai a R$ 5,18 e volta a fechar no menor nível em quase 2 anos; na bolsa, o dia foi de recordes

11 de fevereiro de 2026 - 18:50

A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar