🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

GUERRA NA UCRÂNIA

Quem disparou o míssil que caiu na Polônia? Enquanto caso é investigado, Otan se reúne em Bruxelas

Depois de acusações iniciais à Rússia, suspeita agora é de que o míssil que atingiu a Polônia tenha sido disparado pela Ucrânia

guerra russia ucrania - xadrez
Imagem: Shutterstock

A primeira vítima da guerra é a verdade. A frase e suas variações costumam ser atribuídas ao dramaturgo grego Ésquilo. No entanto, por mais irônico que possa parecer, a própria autoria dessa constatação é contestada. O que temos de factual para hoje é que um míssil de fabricação russa atingiu uma área rural da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia, provocando a morte de duas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação inicial dava conta de que a Rússia teria atacado a Polônia. Por si só, a notícia fez soar os alarmes nas chancelarias de todo o mundo.

A Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). E uma das cláusulas fundamentais da aliança militar é que um ataque deliberado a um membro é um ataque a todos.

Se a Rússia tivesse diretamente atacado a Polônia, a cláusula de autodefesa mútua poderia ser acionada. As consequências seriam imprevisíveis.

A tensão inicial arrefeceu

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou a falar em “escalada do conflito”. Apenas algumas horas depois de ter apresentado um “plano de paz”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas parece que não foi bem assim. A tensão diante da suspeita inicial de que a Rússia teria atacado um integrante da Otan dissipou-se parcialmente nas horas seguintes.

Leia Também

SHERLOCKS DOS AMINOÁCIDOS

Mistério sobre a origem da vida: Nobel de Química premia dupla que resolveu enigma de mais de um século

ICECUBE

Telescópio instalado na Antártida ajuda a desvendar segredos do universo e rende Nobel a cientista belga

Isso porque, aparentemente, apesar de o míssil ter sido fabricado pela Rússia, suspeita-se agora que o projétil tenha sido disparado pela Ucrânia, caindo acidentalmente na Polônia.

Moscou, obviamente, negou a autoria do disparo. Para os russos, a acusação representa uma “provocação deliberada”.

De onde veio o míssil?

O mais provável, segundo relatos de fontes em serviços de espionagem ocidentais à Associated Press, é que, numa tentativa de repelir um ataque aéreo russo, um projétil da defesa antimísseis da Ucrânia tenha errado o alvo e caído no país vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante lembrar que parte considerável do arsenal ucraniano é composto de armas e munições de fabricação russa.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, admitiu que não é possível afirmar no momento quem disparou o míssil. Segundo ele, porém, trata-se de um “incidente isolado”.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a trajetória do projétil descarta a teoria de que o míssil teria sido disparado de território russo.

Outros líderes da aliança pronunciaram-se no mesmo sentido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tentou sair do tom foi o ex-presidente russo Dmitri Medvedev, aliado histórico de Vladimir Putin.

“Ao promover uma guerra híbrida contra a Rússia, o Ocidente dá um passo na direção de uma guerra mundial”, tuitou Medvedev.

Otan chama reunião de emergência

Enquanto o incidente é investigado, representantes dos países membros da Otan marcaram para hoje uma reunião de emergência em Bruxelas. As nações serão representadas por seus embaixadores na entidade.

Apesar de as informações disponíveis sejam preliminares, o comentário de Biden diminui as chances de invocação da cláusula de defesa mútua do Otan - algo que dragaria a aliança militar para dentro do conflito entre Moscou e Kiev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos motivos alegados pela Rússia para atacar a Ucrânia é a expansão da Otan para suas fronteiras.

Desde o início da guerra, embora Kiev tenha recebido bilhões em assistência financeira e bélica, autoridades ucranianas se ressentem do fato de as potências ocidentais não se terem engajado na defesa direta do país.

De qualquer modo, os desdobramentos do episódio vão depender de como as partes envolvidas vão lidar com suas versões da verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Peter Handke 30 de setembro de 2026 - 16:32
nvidia ações nvda ia 28 de setembro de 2026 - 19:18
Montagem com um fundo com notas de dólares e, ao centro, uma mão segurando um iPhone Duo aberto. 28 de setembro de 2026 - 14:30
27 de setembro de 2026 - 11:00
Imagem de um globo, com um termômetro e uma seta vermelha com a inscrição El Niño 25 de setembro de 2026 - 19:30
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 25 de setembro de 2026 - 17:27
bandeira dos estados unidos em wall street 25 de setembro de 2026 - 15:42
Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos após encontro na Coreia do Sul 24 de setembro de 2026 - 19:58
Gráfico de ações sobre bandeira dos Estados Unidos 24 de setembro de 2026 - 15:03
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Assembleia Geral da ONU 22 de setembro de 2026 - 13:37
Ata Fed 20 de setembro de 2026 - 16:45
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 20 de setembro de 2026 - 10:03
Bandeira do Japão e do Brasil 18 de setembro de 2026 - 18:00

LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO

Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você

18 de setembro de 2026 - 18:00
O presidente do Federal Reserve, Kevin Warsh, fala de pé, em frente a um púlpito, durante coletiva de imprensa na sede do banco central norte-americano, em Washington, D.C. 16 de setembro de 2026 - 15:01
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 15 de setembro de 2026 - 18:01
Montagem com duas imagens do refúgio Syros Cats, na Grécia. À esquerda, vários gatos se alimentam sobre um muro em uma área externa com vista para o mar e construções típicas da ilha de Syros. À direita, diversos gatos circulam por um jardim enquanto uma pessoa interage com um dos animais diante de um mural com a inscrição “Welcome to Syros Cats”. Árvores, flores e vegetação compõem o cenário. 14 de setembro de 2026 - 17:17
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar