🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

RUN FORREST RUN

Fugindo de Putin: cidadãos pagam 10 mil euros para escapar do líder russo — entenda o que está acontecendo

Após perder territórios na Ucrânia, Putin convocou ontem cerca de 300 mil reservistas para participar da guerra na Ucrânia. A ideia inicial é mobilizar apenas aqueles com experiência relevante em combate.

NÃO USAR ESSA FOTO - Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Imagem: Sergei KarpukhinTASS/Getty Images

O anúncio de uma mobilização militar parcial feita na quarta-feira (21) pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, provocou uma verdadeira corrida dos russos para deixar o país, temendo as consequências da escalada da guerra na Ucrânia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os voos lotaram rapidamente e os preços das passagens dispararam, aparentemente motivados por temores de que as fronteiras sejam fechadas em breve ou que Putin amplie a convocação, enviando muitos russos em idade de combate às linhas de frente do conflito. Veja um vídeo que mostra como está a situação nas estradas e aeroportos do país em nossa página do Instagram (e aproveite para nos seguir por lá para ficar por dentro dos nossos melhores conteúdos apurados por nossos repórteres especiais, basta clicar aqui).

Após perder territórios na Ucrânia, Putin chamou ontem cerca de 300 mil reservistas para participar da guerra. A ideia inicial é mobilizar apenas aqueles com experiência militar relevante — estudantes e recrutas não foram convocados neste primeiro momento, de acordo com o ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[captacao]

Leia Também

RESULTADO TRIMESTRAL

Amazon (AMZO34): AWS acelera crescimento, mas resultado misto no 3T26 divide investidores

RESULTADOS DO 3T26

Intel (INTC) cai 25%, puxa Nasdaq para baixo e estimula ‘sell-off’ de tecnologia após apontar desaceleração dos negócios no balanço

O preço de escapar de Putin

A Rússia viu um êxodo acentuado de cidadãos desde que Putin ordenou que suas tropas invadissem a Ucrânia, há quase sete meses. 

Não há dados concretos sobre o número de russos que deixaram o país por conta da guerra na Ucrânia, mas especialistas e cientistas políticos já falavam em 200 mil em março, apenas um mês após o começo da invasão.

Acredita-se que esse número tenha disparado agora porque ela da mobilização parcial dos reservistas e do temor do fechamento das fronteiras, Putin também emitiu ontem uma ameaça nuclear velada aos inimigos da Rússia no Ocidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relatos de pânico se espalhando entre os russos logo inundaram as redes sociais. Grupos antiguerra disseram que as passagens aéreas limitadas da Rússia atingiram preços absurdos devido à alta demanda.

Os bilhetes para os voos Moscou-Belgrado operados pela Air Serbia — a única transportadora europeia além da Turkish Airlines a manter voos para a Rússia, apesar do embargo de voos da União Europeia — esgotaram rapidamente. 

O preço dos voos de Moscou para Istambul ou Dubai subiu em poucos minutos antes, chegando a quase 10 mil euros  (R$ 47 mil) para uma tarifa só de ida em classe econômica. 

Algumas rotas com escalas, incluindo as de Moscou a Tbilisi, capital da Geórgia, também estavam esgotadas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Essa é uma demanda de pânico das pessoas, que têm medo de não conseguir deixar o país depois", disse uma fonte do setor de turismo russo à Reuters. 

Apesar dessa corrida por passagens, a Aeroflot — companhia aérea de bandeira do país — disse que não está limitando a venda de passagens.

Há relatos também de que o site da empresa ferroviária estatal russa chegou a entrar em colapso ontem porque muitas pessoas estavam procurando alternativas para sair da Rússia. 

Enquanto isso…

Enquanto os russos correm para tentar escapar da convocação de Putin, mais de 1.300 pessoas foram presas no país após o anúncio da mobilização militar parcial, de acordo com o grupo de monitoramento OVD-Info — uma organização não-governamental que visa reportar situações de perseguição política na Rússia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a lei russa, a polícia tem o poder de deter pessoas que acredita estarem fugindo da mobilização. 

A lei prevê longas penas de prisão e multas pesadas para aqueles que recusam a convocação sem motivos legais que o impeçam.

Um manifestante em Moscou, por exemplo, vai enfrentar uma sentença de dez anos de prisão por se recusar a receber uma ordem de alistamento.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não negou os relatos, dizendo apenas: "Isso não é contra a lei".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da AP, da Reuters e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Manifestantes marcham a partir da Place de la République durante os mais recentes protestos estudantis, em 17 de outubro de 2026, em Paris, França. "Coletes Amarelos" se uniram a manifestantes de escolas francesas para um fim de semana de mobilização. 19 de outubro de 2026 - 14:29
Elon Musk, fundador da Tesla, SpaceX, Neuralink e Starlink 15 de outubro de 2026 - 19:45

MAIS PERTO DO QUE PARECE?

De Marte para a sua carteira: o que muda se Elon Musk juntar Tesla e SpaceX

15 de outubro de 2026 - 19:45
Logo da marca Apple em uma fachada de prédio 14 de outubro de 2026 - 17:16
Wall Street, mercado norte-americano, EUA, bolsas carteira internacional 14 de outubro de 2026 - 14:06
A mão de um robô humanoide segura várias cédulas de dólar 13 de outubro de 2026 - 17:32
Em um fundo rosa claro, vários dispositivos da Apple para o lar aparecem na parte inferior da imagem. Na parte superior, a frase: Welcome, HomeView 13 de outubro de 2026 - 13:31
Montagem que traz o prédio da Apple ao lado esquerdo, com o símbolo da maçã ao lado, e Elon Musk no lado direito, olhando para a maçã 12 de outubro de 2026 - 18:45
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 12 de outubro de 2026 - 16:31
Imagem gerada por IA mostra Warren Buffett lendo 'A Arte da Guerra' na frente de uma lareira. 12 de outubro de 2026 - 11:57
prêmio nobel 10 de outubro de 2026 - 7:48

UM RISCO NEM TÃO ADMINISTRADO ASSIM

O Nobel de Economia que alertou para o risco e viu seu fundo perder 44% em um mês

10 de outubro de 2026 - 7:48
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 9 de outubro de 2026 - 18:31
prêmio nobel 9 de outubro de 2026 - 8:35
prêmio nobel 8 de outubro de 2026 - 8:49
prêmio nobel 7 de outubro de 2026 - 10:17
prêmio nobel 5 de outubro de 2026 - 13:39
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar