Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES AMERICANAS

A onda conservadora flopou? Republicanos devem ganhar a Câmara nos EUA, mas democratas obtêm vitórias surpreendentes no Senado e nos estados

O Partido Republicano realmente se posiciona para reassumir a maioria na Câmara, porém, com uma margem menor que a esperada, o que pode forçar Trump a readequar seus planos para 2024

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump - Imagem: shutterstock

As projeções anteriores às eleições de meio de mandato nos EUA apontavam para a possibilidade de o Congresso norte-americano ser tomado por uma onda conservadora que inviabilizaria os últimos dois anos do mandato do presidente Joe Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A apuração, no entanto, mostra uma situação bem diferente. O Partido Republicano realmente se posiciona para reassumir a maioria na Câmara dos Representantes. Mas por uma margem menor que a esperada e com vários nomes que não integram as alas mais radicais.

No Senado, onde também especulava-se a possibilidade de a maioria também trocar de mãos, os democratas não apenas mantiveram as cadeiras em disputa como conseguiram virar uma das vagas em jogo na Pensilvânia.

Além disso, a disputa por uma das cadeiras em jogo na Geórgia está tão acirrada que provavelmente será decidida em segundo turno em dezembro. Deve ser o suficiente para manter o controle do Senado em aberto pelas próximas semanas.

Cenário parecido pode ser observado nas eleições aos governos estaduais. Os democratas mantiveram todos os Estados onde já governavam e ainda conseguiram tomar dos republicanos os governos de Maryland e Massachusetts.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer modo, surpresas ou mudanças repentinas de cenário não podem ser descartadas. Na maior parte dos EUA, a contagem dos votos é manual. Em casos de disputa muito acirrada, a recontagem dos votos pode ser necessária.

Leia Também

UM BC 2.0

Uma nova era no Fed: o que Kevin Warsh disse sobre juros e inflação na primeira coletiva — e por que ele é tão diferente de Powell

ENTRAM EM CAMPO

Portugal e Inglaterra estreiam na Copa nesta quarta-feira (17); veja onde assistir

EUA: os ganhadores da noite

Ron DeSantis pelo lado republicano e Josh Shapiro pelos democratas são possivelmente os maiores vencedores das eleições estaduais norte-americanas.

DeSantis conquistou uma vitória arrasadora na Flórida, vencendo inclusive em distritos tradicionalmente democratas, especialmente entre o eleitorado latino. 

A ampla margem obtida em um dos Estados mais importantes nas mãos do Partido Republicano qualifica DeSantis a se impor como um obstáculo interno ao até então crescente poder de Donald Trump sobre a legenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shapiro, por sua vez, venceu a corrida contra o republicano Doug Mastiano para o governo da Pensilvânia, um dos mais relevantes estados em disputa na noite de ontem. 

O articulado procurador-geral do Estado confrontou o republicano Doug Mastriano, uma espécie de negacionista da derrota de Trump nas eleições de 2020, e agora emerge como um promissor quadro nacional para os democratas.

O grande perdedor

Na cultura norte-americana de winners and losers, ser visto no lado perdedor é o primeiro passo para a ruína. 

E o grande perdedor da noite é uma pessoa conhecida por posar como vencedor inclusive quando perde. Trata-se de Donald Trump. Além de ter visto seus candidatos mais importantes derrotados, o ex-presidente dos EUA assistiu ao fortalecimento de potenciais opositores dentro do Partido Republicano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump, que deve anunciar sua candidatura à presidência na próxima semana, esperava fortalecer sua posição como favorito para a indicação republicana à Casa Branca com vitórias de candidatos que ele endossou, mas os resultados nas disputas mais competitivas foram decididamente mistos.

Na Pensilvânia, o democrata John Fetterman derrotou o republicano Mehmet Oz na disputa por uma cadeira no Senado. No Arizona, Kari Lake e Blake Masters, que seguiram a cartilha de Trump, ficaram atrás dos democratas, embora em Ohio o republicano JD Vance tenha conseguido uma vitória no Senado.

As disputas acirradas por candidatos endossados ​​por Trump perturbaram o ex-presidente, cujos únicos comentários formais vieram no início da noite.

Em uma indicação de desconforto, Trump simplesmente disse que tinha sido uma “noite interessante”. Ele, no entanto, ficou em silêncio sobre a reeleição arrebatadora de DeSantis — seu potencial rival presidencial de 2024 — ao governo da Flórida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Na imagem, ícones de três aplicativos de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity. 13 de junho de 2026 - 9:34
Torcedor do brasil assitindo ao jogo de futebol. 13 de junho de 2026 - 6:10
Foto de jogador de futebol da seleção dos Estados Unidos em campo. 12 de junho de 2026 - 6:00
cachorro caramelo vira lata 11 de junho de 2026 - 14:57
Pessoas torcendo para o Brasil na Copa do Mundo no sofá de casa 11 de junho de 2026 - 5:57
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 10 de junho de 2026 - 15:05

FUJA DO ÍNDICE, FOQUE NAS AÇÕES

Tudo parece bem no S&P 500. O Bank of America discorda e tem 7 motivos para isso 

10 de junho de 2026 - 15:05
Em um mapa mundi em preto e branco, mãos dadas com as bandeiras do Brasil e da China 9 de junho de 2026 - 19:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar