🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Panorama dos gestores

Com a Selic nas alturas, é hora de esquecer a bolsa? Não para os grandes gestores, que enxergam oportunidades no mercado

Pesquisa mensal da série “Os Melhores Fundos de Investimento”, da Empiricus, mostra que gestores mudaram de posição sobre a bolsa brasileira

bolsa-dolar-mercados
Imagem: Pexels

É verdade que 2022 não tem sido um ano fácil para quem investe em ações. Com os juros básicos da economia brasileira em alta desde março do ano passado, ficou pouco atrativo se aventurar na bolsa enquanto os títulos públicos estão pagando retornos de dois dígitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, no que depender das principais gestoras de investimentos do País, a bolsa brasileira reserva boas oportunidades para os próximos meses.

Pelo menos é o que mostra a pesquisa mensal da série “Os Melhores Fundos de Investimento”, comandada pelo analista Bruno Mérola, da Empiricus.

No total, 42 gestoras responderam a perguntas relacionadas às perspectivas para a economia e os mercados. As respostas foram coletadas nos primeiros dias úteis de junho; participaram da pesquisa algumas casas que são referência no mercado, como SPX, Verde, Itaú Asset e Ibiuna, entre outras.

  • Quer ter acesso à série “Os Melhores Fundos de Investimento”? Clique aqui

Otimismo com a bolsa?

A pesquisa mostra uma mudança clara dos gestores em relação ao mercado acionário brasileiro. No panorama publicado no mês passado, a resposta dos gestores era mais favorável a posições vendidas na bolsa, o que significa que eles estavam apostando na queda dos papéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em junho, porém, aconteceu uma “virada de mão”: os gestores passaram a vislumbrar oportunidades na bolsa.

Leia Também

RANKING

Moody’s elege as gestoras mais consistentes nos últimos três anos: veja quem entregou resultado sem exagerar no risco

ELEIÇÕES 2026

Lula x Flávio Bolsonaro: como a disputa presidencial e o nó fiscal vão ditar o rumo dos investimentos

O Legacy Capital B foi um dos fundos que obteve êxito na estratégia e encerrou maio com ganhos nas posições em bolsa. 

De acordo com a gestora, as alocações em ações renderam 0,23% no mês passado, atrás apenas das posições de “valor relativo” — a estratégia long & short, que subiu 0,39%.  

Nela, o fundo opera comprado e vendido ao mesmo tempo, para ganhar com a alta e também com a queda de um ativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Legacy, na carteira de ações locais foram mantidas posições compradas em estatais e commodities. A gestora permanece vendida em setores de múltiplos mais elevados.

No total do mês passado, o Legacy Capital B rendeu 1,25% e acumula alta de 17,98% no ano até maio. 

Estratégia com dólar mudou

A pesquisa também pediu indicações aos gestores de suas posições para as moedas, em especial o dólar. O resultado apontou que os gestores estão mais comprados no real, ou seja, apostando que a divisa americana vai continuar caindo.

O Ibiuna Hedge STH conseguiu ganho de 0,27% na estratégia de moedas, com destaque para a posição vendida contra o real. O fundo rendeu 1,23% em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Seu Dinheiro vem reportando as sucessivas quedas do dólar ante o real desde o início do ano. Em 4 de abril, o dólar PTAX atingiu a mínima de 2022, quando fechou a R$ 4,62.

Veja a trajetória do dólar neste ano:

Do ponto de vista global, a pesquisa indicou que as posições compradas no dólar em relação a moedas de países desenvolvidos e de emergentes se deterioraram significativamente.

Tomando como exemplo o Vinland Macro, a estratégia em moedas teve desempenho negativo de 0,11% em maio. Segundo a gestora, houve ganhos com a posição vendida em dólar contra o real. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essa alta não foi suficiente para compensar as perdas com a posição comprada em dólar contra uma cesta de moedas composta por euro, dólar australiano e rand sul-africano.

O Vinland Macro encerrou maio com rendimento de 0,85%.

Panorama dos Gestores

Esta é a primeira reportagem da série “Panorama dos Gestores”, que o Seu Dinheiro passará a publicar mensalmente. A ideia é oferecer aos leitores um pouco da visão dos principais estrategistas do mercado financeiro.

Para isso, nos baseamos na série “Os Melhores Fundos de Investimento”, do analista da Empiricus Bruno Mérola. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos fundos que o Bruno indica, selecionamos 10 para mostrar como está a rentabilidade no ano até agora.

FundoRentabilidade no ano (até 31/05)
Vista Multiestratégia46,8%
SPX Raptor35,79%
SPX Nimitz18,77%
Legacy Capital B17,98%
Vista Hedge17,5%
Vinland Macro Plus17,23%
Ibiuna Hedge STH14,06%
Kapitalo K1013,78%
Gávea Macro Plus12,44%
Absolute Vertex11,82%
CDI4,34%
Fonte: Anbima

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações ibovespa bolsa brasileira 23 de agosto de 2026 - 15:30
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 21 de agosto de 2026 - 19:33
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 21 de agosto de 2026 - 18:31
Ações da Hapvida (HAPV3) 21 de agosto de 2026 - 18:02
fundo incentivado de investimento em infraestrutura fi infra 21 de agosto de 2026 - 16:00

Conteúdo BTG Pactual

FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora

21 de agosto de 2026 - 16:00
Montagem traz um fundo de gráfico de ações em vermelho, a analista da Empiricus, Lais Costa, em primeiro plano; Luis Leal (da G5 Partners) do lado esquedo e Luis Stuhlberger do lado direito da imagem. Na parte inferior, a pergunta: Fim de uma era? 20 de agosto de 2026 - 19:02
bitcoin BTC energia 20 de agosto de 2026 - 10:40
desenvolvimento sustentável 20 de agosto de 2026 - 9:30
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Galpão logístico de Contagem visto de cima 17 de agosto de 2026 - 14:21
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 17 de agosto de 2026 - 12:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar