O Twitter vai falir? Elon Musk alerta para quebra da rede social — e grandes executivos abandonam o navio afundando
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) disse estar acompanhando a situação do Twitter com "profunda preocupação" após quatro executivos se demitirem

Era de se imaginar que demitir milhares de pessoas não renderia a Elon Musk um sentimento de compaixão ou algo semelhante pelos demais funcionários do Twitter. O que o bilionário não esperava, porém, era que, além dos cortes em massa anunciados pela rede social, agora ele também lidaria com uma debandada de executivos sêniores da empresa — e a possibilidade de falência batendo à porta.
Logo na primeira ligação em massa aos funcionários remanescentes após desempregar cerca de 3,7 pessoas via e-mail, o CEO da Tesla informou que não era possível descartar a chance de uma quebra da companhia de mídia social, segundo informações da Bloomberg.
Já em um e-mail às pessoas que ainda trabalhavam na plataforma, o novo dono do Twitter alertou que a rede social não seria capaz de "sobreviver à próxima crise econômica" caso as receitas de assinaturas não subissem, como uma forma de compensar a queda no faturamento com publicidade.
A primeira reunião de Elon Musk com funcionários no Twitter na tarde de quinta-feira contou com um aviso do bilionário: a empresa de mídia social pode perder bilhões de dólares no próximo ano.
Não bastasse o risco de uma crise próxima, o executivo decidiu oficialmente acabar com o home office na companhia, e deixou claro que esperava que os funcionários estivessem presentes no escritório por pelo menos 40 horas por semana.
O que as demissões significam
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) disse que estava acompanhando a situação do Twitter com "profunda preocupação" depois que quatro executivos de privacidade e compliance se demitiram.
Leia Também
Isso porque, na visão do órgão norte-americano, tais renúncias potencialmente colocariam a empresa de mídia social em risco de violar ordens regulatórias.
O advogado de Elon Musk, Alex Spiro, disse aos funcionários em um e-mail que o Twitter permaneceria alinhado às normas legais e regulamentares. "Falamos hoje com a FTC sobre nossas obrigações contínuas e temos um diálogo construtivo em andamento", escreveu.
“Entendo que houve funcionários no Twitter que nem trabalham no assunto da FTC comentando que poderiam (ir) para a prisão se não estivéssemos em conformidade – simplesmente não é assim que funciona”, escreveu ele.
Executivos renunciam ao Twitter de Elon Musk
O primeiro executivo a se demitir da empresa recém adquirida por Elon Musk foi Yoel Roth.
Funcionário do Twitter há mais de sete anos, Roth supervisionou a iniciativa de combate ao discurso de ódio e desinformação na plataforma e decidiu abandonar o navio da rede social ontem, segundo fontes contaram à Reuters.
O executivo ainda atualizou a biografia de seu perfil na quinta-feira para “ex-chefe de confiança e segurança" da companhia.
No mesmo dia, a diretora de segurança da informação do Twitter, Lea Kissner, foi à plataforma para anunciar a sua renúncia — depois de pouco mais de um ano empregada na companhia. Sua biografia também foi alterada, que passou para “(agora ex-) diretor de segurança da informação no Twitter”.
De acordo com mensagens no Slack, plataforma de mensagens usadas pela equipe do Twitter, acessadas pela Reuters, o diretor de privacidade Damien Kieran e a diretora jurídica de compliance Marianne Fogarty também se demitiram.
À medida em que surgiram rumores de que Robin Wheeler, a principal executiva de vendas de anúncios da empresa, estaria deixando a companhia, a funcionária informou aos funcionários em memorando que continuaria no cargo.
"Ainda estou aqui", escreveu Wheeler, em tweet na quinta-feira.
*Com informações de Reuters
SEMANA CHEIA
Maior queda de hoje: Tenda (TEND3) cai mais de 6% após mudança de comando e estreia no Ibovespa
9 de setembro de 2026 - 15:48ALOCAÇÃO DE CAPITAL
O que o Banco do Brasil (BBAS3) está vendo na Argentina para continuar colocando dinheiro no país?
9 de setembro de 2026 - 14:27ALTA DOS PREÇOS
Fim da crise no agro está próximo? JP Morgan elege ação favorita no setor, que pode subir até 36,5%
9 de setembro de 2026 - 11:17MUDANÇAS NA BOLSA
INBR32 dá adeus à B3: Inter prepara mudança nos BDRs e deixa uma decisão importante para os investidores
9 de setembro de 2026 - 9:39CRESCIMENTO BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) tem mais dinheiro em caixa — vêm mais dividendos por aí? Entenda os planos da empresa para gerar mais retorno
9 de setembro de 2026 - 6:11FAXINA NO ARMÁRIO
Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1
8 de setembro de 2026 - 20:04TROCA DE GUARDA
Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora
8 de setembro de 2026 - 19:15TESOURA NAS ESTIMATIVAS
BofA corta apostas em bancos, mas vê espaço para alta em Itaú, BTG e mais 3 ações; veja quais
8 de setembro de 2026 - 18:24EXPANSÃO INTERNACIONAL
Inter chega à Argentina com conta em dólar e acesso a Wall Street; veja o que está por trás da estratégia
8 de setembro de 2026 - 16:23ASSÉDIO ELEITORAL?
“Vocês vão ter que arranjar outro emprego”: a frase que levou o MPT para cima do “Véio da Havan”.
8 de setembro de 2026 - 11:11INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)
7 de setembro de 2026 - 15:35FILHA DO DIVÓRCIO
Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal
7 de setembro de 2026 - 10:35FALÊNCIA
190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões
7 de setembro de 2026 - 9:20DE OLHO NAS DÍVIDAS
Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal
6 de setembro de 2026 - 12:55PODCAST TOUROS E URSOS
Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?
6 de setembro de 2026 - 11:15AGENTES DE IA
O próximo concorrente de Visa e Mastercard pode não ser um banco, mas uma inteligência artificial
5 de setembro de 2026 - 14:55BENEFÍCIOS
A próxima batalha dos bancos é pelo mercado de vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA)
5 de setembro de 2026 - 13:22PERDEU O ENTUSIASMO
Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos
4 de setembro de 2026 - 17:42GORDURA NO CAPITAL?
Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda
4 de setembro de 2026 - 16:37Conteúdo BTG Pactual