O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-25T16:16:39-03:00
Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP.
CARREIRAS

Emprego dos sonhos? Brasileiros desejam trabalhar em grandes empresas, mas sem ir ao escritório; conheça as carreiras mais desejadas

Investimento na carreira, home office e acesso a benefícios são algumas características do emprego dos sonhos dos brasileiros

25 de abril de 2022
16:16
emprego dos sonhos
Imagem: Vlada Karpovich/Pexels

Já pensou em trabalhar em uma grande empresa, com acesso a um bom plano de saúde, chances de promoção e ainda por cima sem ir ao escritório? Pois esse é o “emprego dos sonhos” da maioria dos brasileiros, de acordo com um estudo realizado no país e na América Latina.

Para saber a preferência dos trabalhadores da região, a consultoria Page Outsourcing ouviu mais de 6,3 mil pessoas, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

Como reflexo da pandemia, a preocupação com os serviços de saúde aumentou. Empresas que oferecem planos de saúde entre os benefícios são as mais cobiçadas por 77% dos participantes do estudo.

A estabilidade no emprego também é um ponto bastante considerado para aqueles que estão em busca de uma oportunidade. Cerca de 89,6% dos candidatos brasileiros procuram por trabalho fixo, à frente de contratos temporários (41,3%) e no modelo freelance (21,1%).

Quais são as empresas dos sonhos?

O desejo de conquistar o emprego dos sonhos em empresas renomadas no mercado está dividido. Cerca de 48,9% dos entrevistados buscam oportunidades em grandes companhias, enquanto 45,5% desejam trabalhar em pequenas e médias empresas. As startups, por sua vez, são desejadas apenas por 5,5% dos entrevistados.

A empresa dos sonhos dos brasileiros é aquela que oferece oportunidades de treinamento e desenvolvimento pessoal. Essa é uma das principais vantagens desejadas pelos brasileiros em uma empresa, o que corresponde à expectativa de 39,8% dos profissionais participantes.

Segundo o estudo, os principais motivos para a busca por vagas em pequenas empresas são facilidade e agilidade na tomada de decisão e maior autonomia para realizar tarefas, se comparado com grandes empresas.

Já no caso dos negócios de médio porte, os candidatos acreditam que possuem melhores chances de promoção e desenvolvimento de carreira, além da autonomia nas tarefas diárias.

Investimento na carreira e home office

O investimento na carreira, por treinamento disponibilizado pela companhia, ainda segue na liderança dos benefícios. 79,6% dos entrevistados escolhem uma empresa por esse motivo. O plano de saúde vem logo em seguida: 77% dos candidatos almejam pelo serviço de assistência médica oferecido pela companhia.

Além disso, 66,3% dos profissionais que estão procurando "o emprego dos sonhos" optam por vagas remotas de forma integral ou parcial. Dentre eles, 33,3% dos candidatos querem trabalhar com idas ao escritório até 3 vezes por semana. Somente 19,8% dos entrevistados querem voltar ao modelo pré-pandemia, ou seja, totalmente presencial.

Por sua vez, a possibilidade de fazer viagens a trabalho ou até mesmo mudança de residência, seja no Brasil ou para o exterior, também é outro fator considerado, representado a vontade de 26,7% dos participantes da pesquisa.

Outros benefícios como programas de poupança e participação em ações, vale-refeição e transporte, cartões de presente e descontos, além do seguro de vida também são mencionados pelos trabalhadores.

E as carreiras mais desejadas?

De acordo com a pesquisa da Page Outsourcing, sites de recrutamento são os favoritos na hora de procurar por uma vaga de emprego. Cerca de 26,1% dos entrevistados utilizam as plataformas de hospedagem de currículos e vagas online.

Redes de networking, como o LinkedIn, são as principais ferramentas de busca para 24,3% dos brasileiros e anúncios em redes sociais representam 21,7%.

Enquanto isso, as carreiras com mais candidatos são:

  • Engenharia
  • Gerente Geral
  • Recursos Humanos
  • Finanças e Contabilidade
  • Cadeia de suprimentos/operações

Em geral, os profissionais que atuam nessas áreas ou buscam pelo emprego dos sonhos estão à procura de segurança profissional e tendem a se manter em empresas que investem na carreira e no desenvolvimento pessoal, indica a Page Outsourcing.

Leia também

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

CVM recua e libera distribuição de dividendos do fundo imobiliário Maxi Renda FII (MXRF11) com base no ‘lucro caixa’ — relembre o caso

A xerife do mercado de capitais reconheceu “a existência de obscuridade e contradição” na decisão original

Superou o trauma? Bitcoin (BTC) segue no patamar de US$ 30 mil; saiba se a maior criptomoeda do mundo sustentará esse nível

BTC terá também que superar os críticos às moedas digitais, que não pouparam esforços para injetar ainda mais medo nesse mercado já extremamente desorientado

CEO do JP Morgan leva cartão vermelho de acionistas e pode ficar sem bônus milionário, entenda a decisão rara

A desaprovação foi a primeira desde que o conselho do banco norte-americano enfrentou um voto negativo sobre compensações desde que as regras foram introduzidas, há mais de uma década

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Hapvida, Magazine Luiza e Nubank tombam, mas Ibovespa fecha o dia no azul; confira os destaques desta terça-feira

O maior apetite ao risco e a expectativa de manutenção no ritmo de alta no juro nos Estados Unidos ajudou o Ibovespa, que teve um dia de ganho

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa sustenta alta após susto inicial com Powell; dólar cai abaixo dos R$ 5

O Ibovespa fechou o dia longe das mínimas, mas o dólar caiu 2% com o apetite por risco no exterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies