Já pensou em trabalhar em uma grande empresa, com acesso a um bom plano de saúde, chances de promoção e ainda por cima sem ir ao escritório? Pois esse é o “emprego dos sonhos” da maioria dos brasileiros, de acordo com um estudo realizado no país e na América Latina.
Para saber a preferência dos trabalhadores da região, a consultoria Page Outsourcing ouviu mais de 6,3 mil pessoas, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
Como reflexo da pandemia, a preocupação com os serviços de saúde aumentou. Empresas que oferecem planos de saúde entre os benefícios são as mais cobiçadas por 77% dos participantes do estudo.
A estabilidade no emprego também é um ponto bastante considerado para aqueles que estão em busca de uma oportunidade. Cerca de 89,6% dos candidatos brasileiros procuram por trabalho fixo, à frente de contratos temporários (41,3%) e no modelo freelance (21,1%).
Quais são as empresas dos sonhos?
O desejo de conquistar o emprego dos sonhos em empresas renomadas no mercado está dividido. Cerca de 48,9% dos entrevistados buscam oportunidades em grandes companhias, enquanto 45,5% desejam trabalhar em pequenas e médias empresas. As startups, por sua vez, são desejadas apenas por 5,5% dos entrevistados.
A empresa dos sonhos dos brasileiros é aquela que oferece oportunidades de treinamento e desenvolvimento pessoal. Essa é uma das principais vantagens desejadas pelos brasileiros em uma empresa, o que corresponde à expectativa de 39,8% dos profissionais participantes.
Segundo o estudo, os principais motivos para a busca por vagas em pequenas empresas são facilidade e agilidade na tomada de decisão e maior autonomia para realizar tarefas, se comparado com grandes empresas.
Já no caso dos negócios de médio porte, os candidatos acreditam que possuem melhores chances de promoção e desenvolvimento de carreira, além da autonomia nas tarefas diárias.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui
Investimento na carreira e home office
O investimento na carreira, por treinamento disponibilizado pela companhia, ainda segue na liderança dos benefícios. 79,6% dos entrevistados escolhem uma empresa por esse motivo. O plano de saúde vem logo em seguida: 77% dos candidatos almejam pelo serviço de assistência médica oferecido pela companhia.
Além disso, 66,3% dos profissionais que estão procurando "o emprego dos sonhos" optam por vagas remotas de forma integral ou parcial. Dentre eles, 33,3% dos candidatos querem trabalhar com idas ao escritório até 3 vezes por semana. Somente 19,8% dos entrevistados querem voltar ao modelo pré-pandemia, ou seja, totalmente presencial.
Por sua vez, a possibilidade de fazer viagens a trabalho ou até mesmo mudança de residência, seja no Brasil ou para o exterior, também é outro fator considerado, representado a vontade de 26,7% dos participantes da pesquisa.
Outros benefícios como programas de poupança e participação em ações, vale-refeição e transporte, cartões de presente e descontos, além do seguro de vida também são mencionados pelos trabalhadores.
E as carreiras mais desejadas?
De acordo com a pesquisa da Page Outsourcing, sites de recrutamento são os favoritos na hora de procurar por uma vaga de emprego. Cerca de 26,1% dos entrevistados utilizam as plataformas de hospedagem de currículos e vagas online.
Redes de networking, como o LinkedIn, são as principais ferramentas de busca para 24,3% dos brasileiros e anúncios em redes sociais representam 21,7%.
Enquanto isso, as carreiras com mais candidatos são:
- Engenharia
- Gerente Geral
- Recursos Humanos
- Finanças e Contabilidade
- Cadeia de suprimentos/operações
Em geral, os profissionais que atuam nessas áreas ou buscam pelo emprego dos sonhos estão à procura de segurança profissional e tendem a se manter em empresas que investem na carreira e no desenvolvimento pessoal, indica a Page Outsourcing.
Leia também
- Trabalho híbrido ou home office? Saiba qual o modelo ideal de trabalho para funcionários e chefes — e o que concluiu um estudo de Harvard
- Cinco bancos aparecem na lista das 10 melhores empresas para crescer na carreira; confira o ranking
- Quer trabalhar fora do Brasil? Saiba quais são as carreiras promissoras no exterior