🔴 MARATONA ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE: ASSISTA TODOS OS PAINÉIS DO EVENTO – CLIQUE PARA LIBERAR

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

GUERRA E PAZ

De que lado o Brasil está no conflito entre Rússia e Ucrânia? Itamaraty e autoridades brasileiras se posicionam após invasão

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Moscou e chegou a dizer que era solidário ao país liderado por Vladimir Putin

Carolina Gama
24 de fevereiro de 2022
12:43 - atualizado às 19:10
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em fundo preto
Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

Invasão, explosões, bolsas despencando, petróleo disparando. Os primeiros desdobramentos da invasão russa no leste da Ucrânia já estão sendo vistos desde a madrugada desta quinta-feira (24). Mas qual é a posição do Brasil no conflito?

Na semana passada, Bolsonaro fez uma viagem relâmpago a Moscou. No dia da chegada, o presidente russo, Vladimir Putin, sinalizou que poderia colocar fim às tensões ao ordenar a retirada de parte das tropas na região. O brasileiro chegou a mencionar que sua presença no país ajudou a acabar com uma guerra. 

Não foi o que aconteceu e hoje o mundo acordou com o início do conflito armado em solo ucraniano. Embora Bolsonaro ainda não tenha se pronunciado oficialmente, o Itamaraty já se posicionou. 

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro apelou para a suspensão imediata das hostilidades e o início de negociações que possam levar a uma solução diplomática para a questão. 

“Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica”, diz o Itamaraty. 

E a nota continua: “Em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias”. 

Leia Também

VEJA TAMBÉM: GUERRA NA UCRÂNIA: terceira guerra mundial? | Entenda o CONFLITO e os interesses dos EUA por trás

Itamaraty, a voz oficial do país

Além do Itamaraty, que até o momento é a voz oficial do governo brasileiro sobre o conflito, o vice-presidente Hamilton Mourão também se manifestou. Segundo ele, o Brasil não concorda com a invasão da Rússia à Ucrânia.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

Na semana passada, quando esteve em Moscou, Bolsonaro chegou a dizer que era solidário à Rússia. A declaração criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.

Questionado sobre a ida de Bolsonaro à Rússia, Mourão não falou do assunto. “Eu não comento as palavras do presidente", afirmou.

Embora não concorde com a ação russa, o vice-presidente brasileiro defendeu uma força superior à usada até o momento para evitar que outros países também sejam invadidos.

“Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo vai ser a Moldávia, depois serão os estados bálticos e assim sucessivamente, igual a Alemanha hitlerista fez no final dos anos 30”, disse.

Enquanto Bolsonaro não fala…

Enquanto Bolsonaro se mantém em silêncio, seus rivais na disputa pela presidência nas eleições de outubro já começam a se manifestar sobre o conflito armado no leste ucraniano.

Mais cedo, o petista Luiz Inácio Lula da Silva disse que a humanidade não precisa de guerra e sim de emprego e educação. Ele criticou Bolsonaro pela afirmação de que teria conseguido acabar com o conflito durante sua viagem a Moscou. 

“Um presidente da República precisa conversar, ser um maestro da orquestra chamada Brasil para ela viver em harmonia. Se você tem um presidente que briga com todo mundo, ele serve para que? Até em coisas sérias, ele mente, disse que tinha conseguido a paz ao viajar para a Rússia”, afirmou. 

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) também se pronunciou. Ele foi às redes sociais repudiar o ataque russo. “Repudio a guerra e a violação da soberania da Ucrânia. A paz sempre deve prevalecer”, disse. 

Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, alertou para os riscos globais do conflito, afirmando que o atual governo está despreparado para as consequências de uma guerra. 

“No mundo atual não existe mais guerra distante e de consequências limitadas. Precisamos nos preparar, portanto, para os reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia. Muito especialmente por termos um governo frágil, despreparado e perdido”, afirmou. 

Já o governador de São Paulo, João Doria, escolhido pelo PSDB para disputar a presidência, condenou a violência e defendeu o diálogo. 

“Condenável a invasão da Ucrânia pela Rússia. Guerra nunca é resposta a nada. Ninguém ganha quando a violência substitui o diálogo. Muitos acabam pagando pelas decisões de poucos. O que está em jogo são milhões de vidas humanas. Mais do que nunca o mundo precisa de paz”, disse. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2022

Fake news? Aqui não, queridinha! Alexandre de Moraes manda excluir vídeo do Telegram sobre Ciro Gomes

15 de julho de 2022 - 18:18

Montagem alterna trechos de conversas de integrantes de organização criminosa, obtidas pela Polícia Federal em 2019, com fragmentos de entrevista concedida pelo pré-candidato em setembro do mesmo ano

ELEIÇÕES 2022

Maioria não pretende mudar voto daqui até a eleição; fique por dentro dos resultados da nova pesquisa eleitoral da CNT

10 de maio de 2022 - 16:15

A pesquisa também olhou para o primeiro turno das eleições e testou diferentes cenários para o segundo turno

Eleições 2022

Ciro Gomes fala em prazo para candidatura à Presidência decolar e atrair apoio

12 de abril de 2022 - 12:17

O pré-candidato pelo PDT reconheceu que precisa demonstrar que é um nome viável até maio ou junho para conseguir apoio de outros partidos na corrida presidencial

CEO CONFERENCE 2022

Ciro Gomes pede que investidor estrangeiro aposte no Brasil e ataca adversários

23 de fevereiro de 2022 - 17:04

Durante evento promovido pelo BTG Pactual, ele não poupa o presidente Jair Bolsonaro (PL) e faz críticas pesadas ao rival Sergio Moro, presidenciável do Podemos; veja o que pedetista falou

ARTILHARIA PESADA

Moro acusa Bolsonaro de sabotar reformas de Paulo Guedes e o combate à corrupção

22 de fevereiro de 2022 - 13:18

Ex-juiz ainda foi irônico ao dizer que atual presidente se gabou de conseguir evitar a invasão da Ucrânia no momento em que Putin reconhece a autonomia de territórios separatistas e envia tropas à região, arrancando aplausos da plateia

Análise

Como ficam as peças do xadrez da política após as eleições municipais

29 de novembro de 2020 - 22:44

A eleição marcou a conquista de peças importantes, vitórias que serviram apenas para demarcar território e derrotas claras. Mas houve também avanços importantes mesmo de quem perdeu nas urnas

Contrariou o partido

‘Se tem alguém sofrendo com questão da Tabata sou eu’, diz Ciro Gomes

13 de julho de 2019 - 17:24

Para Ciro, ao votarem a favor da reforma da Previdência, Tabata e outros deputados pedetistas teriam contrariado a história trabalhista do PDT

centro-esquerda em conflito

Ciro diz que Lula é ‘enganador profissional’ e ‘defunto eleitoral’

15 de maio de 2019 - 11:04

O candidato derrotado à Presidência da República em 2018 Ciro Gomes (PDT), que participou da reestreia do programa Provocações, da TV Cultura, disse ter ficado “deprimido” ao assistir a entrevista que Lula concedeu da prisão aos jornais El País e Folha de S.Paulo

Seu Dinheiro no seu domingo

Por que um Banco Central independente é bom para o seu dinheiro

14 de abril de 2019 - 10:57

Projeto de autonomia do BC sempre despertou mais irracionalidade que objetividade. Mas tirando o fígado da questão vou tentar explicar sua importância

Críticas a Bolsonaro

Nos EUA, Alckmin chama governo de improvisado e Ciro diz que país “optou por idiota”

6 de abril de 2019 - 13:15

Os ex-presidenciáveis não mediram palavras para analisar o governo Bolsonaro

Eleições 2018

Ciro Gomes diz que não vai se posicionar no segundo turno

27 de outubro de 2018 - 17:29

Candidato derrotado do PDT disse que não quer declarar seu voto neste momento “por uma razão muito prática”, que não revelou

Divulgação de fake news

Após denúncias contra Bolsonaro sobre campanha por WhatsApp, partido de Ciro quer pedir anulação das eleições

18 de outubro de 2018 - 17:40

Jornal “Folha de S. Paulo” publicou uma reportagem denunciando um esquema bilionário de disseminação de fake news contra Fernando Haddad (PT) pelo WhatsApp

Eleições 2018

Ciro Gomes ainda está na parada?

10 de outubro de 2018 - 20:09

Um risco de cauda que pode provocar perdas extremas

Eleições 2018

Última pesquisa Ibope também diz que segundo turno será entre Bolsonaro e Haddad

6 de outubro de 2018 - 21:25

Mesmo crescendo quatro pontos em relação ao último levantamento, o candidato do PSL não deve conseguir alcançar 50% dos votos válidos

Eleições 2018

Datafolha aponta que eleição terá segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

6 de outubro de 2018 - 21:00

Candidato do PSL subiu para 36% das intenções de voto, enquanto o petista se manteve com 22%

Eleições 2018

Fenômeno das eleições, redes sociais movimentam campanhas e deixam a dúvida: ainda dá tempo de virar o jogo?

6 de outubro de 2018 - 9:24

Candidatos do terceiro pelotão nas pesquisas agora apostam em fortes mobilizações nas redes sociais. Se der certo, o mercado pode ter surpresas

Eleições 2018

Pesquisa Paraná/Empiricus aponta segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

5 de outubro de 2018 - 15:00

Candidato do PSL aparece liderando com 34,9% das intenções de voto, enquanto Haddad tem 21,8%

Sem surpresas

Última pesquisa XP do 1º turno confirma tendências de Bolsonaro e Haddad

5 de outubro de 2018 - 14:29

Candidato do PSL continua tecnicamente empatado no segundo turno, mas está numericamente à frente com 43% ante os 42% do petista

Eleições 2018

Poderia ter trocado o debate pelo Netflix

5 de outubro de 2018 - 6:01

Último debate presidencial girou em torno de Bolsonaro enquanto Haddad apanhou de Marina e Alvaro Dias

Eleições 2018

Em novo Datafolha, Bolsonaro sobe mais do que Haddad

4 de outubro de 2018 - 20:16

Números divulgados nesta quinta-feira seguem apontando para um segundo turno entre o candidato do PSL e o petista

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar