🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Estadão Conteúdo
ELEIÇÕES 2022

Convenção aprova candidatura de Ciro Gomes — pedetista diz que mulheres vão salvar o Brasil

Sem ter conseguido até agora o apoio de nenhuma outra legenda, Ciro Gomes tenta romper a polarização da política nacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ciro Gomes chega ao debate presidencial no SBT
Imagem: Marcelo Chello/Seu Dinheiro

O PDT oficializou a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes na disputa pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (20). A convenção, na sede nacional do partido, em Brasília (DF), foi a primeira entre os presidenciáveis. 

A decisão foi tomada por unanimidade. Esta será a quarta tentativa do ex-governador do Ceará de chegar à Presidência da República. 

Sem ter conseguido até agora o apoio de nenhuma outra legenda, Ciro tenta romper a polarização da política nacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto.

No levantamento mais recente do Datafolha, divulgado em 23 de junho, Ciro aparece com 8%, em terceiro lugar, atrás de Bolsonaro (28%) e Lula (47%). No primeiro turno da eleição de 2018 ao Planalto, o ex-ministro obteve 12,47% dos votos e ficou na terceira colocação.

Ciro Gomes é aprovado, mas pedetistas querem Lula

A convenção do PDT que confirmou Ciro Gomes como candidato às eleições de outubro  contou com a participação do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, que também é líder do PDT na Câmara. 

Além dele, também estavam presentes André Figueiredo (CE), a senadora e pré-candidata ao governo do Distrito Federal, Leila Barros, cotada também para ser vice de Ciro, os ex-ministros Aldo Rebelo e Miro Teixeira e o presidente do partido em São Paulo, Antônio Neto, que vai concorrer a uma vaga na Câmara.

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, escolhido pelo PDT para concorrer ao governo do Ceará, também foi à convenção. A decisão do partido de apoiar Cláudio levou o PT a romper a aliança com os pedetistas no Estado. 

A legenda de Lula defendia a reeleição da governadora Izolda Cela (PDT) e agora decidiu, em conjunto com MDB e Progressistas, lançar outra candidatura a governador para rivalizar com o PDT. O nome apoiado pelo PT ao Estado ainda não foi definido.

Veja também: Não importa o momento, tenha dólar na carteira

Apesar da decisão de lançar Ciro à Presidência, diversos candidatos do PDT nos Estados tentam associar suas campanhas com a de Lula. 

Exemplos disso são o senador Weverton Rocha (MA), o ex-prefeito de Niterói (RJ) Rodrigo Neves, ambos pré-candidatos a governador, e o ex-prefeito de Natal (RN) Carlos Eduardo, pré-candidato ao Senado. 

Os três estavam presentes na convenção nacional do partido. Antes de anunciar o resultado que sacramentou a candidatura de Ciro, Carlos Lupi negou haver dissidências. "As aves de rapina vão cultivar traição em muito terreno, aqui não", declarou.

Ciro Gomes faz apelo às mulheres

Durante a convenção,  Ciro Gomes acenou ao eleitorado feminino. Ao lado de sua esposa, Giselle Bezerra, o pedetista disse que as mulheres "vão salvar" o País. 

A ideia é tentar conquistar votos de uma parcela da população que rejeita, em sua maioria, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ciro Gomes também aproveitou o momento para afirmar que tem o apoio de seu partido, apesar de "pressões" e "constrangimentos". 

Compartilhe

ELEIÇÕES 2022

Avanço de Ciro e Simone na pesquisa BTG/FSB ajuda Bolsonaro a forçar segundo turno contra Lula

12 de setembro de 2022 - 10:35

Em segundo turno, porém, enquanto Lula venceria em todos os cenários, Bolsonaro sairia derrotado em todas as simulações da pesquisa BTG/FSB

ELEIÇÕES 2022

TSE dá prazo para Bolsonaro se manifestar sobre pedido de inelegibilidade

21 de agosto de 2022 - 18:18

Campanha de Bolsonaro tem sete dias para se pronunciar sobre denúncia apresentada pelo PDT, partido de Ciro Gomes

NA TELINHA

Globo vai sabatinar candidatos no Jornal Nacional; veja as datas das entrevistas e entenda por que Janones está na foto

20 de agosto de 2022 - 9:08

O Seu Dinheiro mostra para você a agenda das sabatinas com Lula, Bolsonaro, Simone e Ciro no Jornal Nacional

ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes propõe renda mínima de R$ 1 mil com impacto de R$ 170 bilhões — saiba de onde virão os recursos

11 de agosto de 2022 - 16:04

Segundo o pedetista, o pagamento beneficiaria cerca de 60 milhões de pessoas — abaixo do número de famílias beneficiadas atualmente

ELEIÇÕES 2022

Fake news? Aqui não, queridinha! Alexandre de Moraes manda excluir vídeo do Telegram sobre Ciro Gomes

15 de julho de 2022 - 18:18

Montagem alterna trechos de conversas de integrantes de organização criminosa, obtidas pela Polícia Federal em 2019, com fragmentos de entrevista concedida pelo pré-candidato em setembro do mesmo ano

ELEIÇÕES 2022

Maioria não pretende mudar voto daqui até a eleição; fique por dentro dos resultados da nova pesquisa eleitoral da CNT

10 de maio de 2022 - 16:15

A pesquisa também olhou para o primeiro turno das eleições e testou diferentes cenários para o segundo turno

Eleições 2022

Ciro Gomes fala em prazo para candidatura à Presidência decolar e atrair apoio

12 de abril de 2022 - 12:17

O pré-candidato pelo PDT reconheceu que precisa demonstrar que é um nome viável até maio ou junho para conseguir apoio de outros partidos na corrida presidencial

GUERRA E PAZ

De que lado o Brasil está no conflito entre Rússia e Ucrânia? Itamaraty e autoridades brasileiras se posicionam após invasão

24 de fevereiro de 2022 - 12:43

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Moscou e chegou a dizer que era solidário ao país liderado por Vladimir Putin

CEO CONFERENCE 2022

Ciro Gomes pede que investidor estrangeiro aposte no Brasil e ataca adversários

23 de fevereiro de 2022 - 17:04

Durante evento promovido pelo BTG Pactual, ele não poupa o presidente Jair Bolsonaro (PL) e faz críticas pesadas ao rival Sergio Moro, presidenciável do Podemos; veja o que pedetista falou

ARTILHARIA PESADA

Moro acusa Bolsonaro de sabotar reformas de Paulo Guedes e o combate à corrupção

22 de fevereiro de 2022 - 13:18

Ex-juiz ainda foi irônico ao dizer que atual presidente se gabou de conseguir evitar a invasão da Ucrânia no momento em que Putin reconhece a autonomia de territórios separatistas e envia tropas à região, arrancando aplausos da plateia

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar