O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Fernando Cirne
Seu Dinheiro Convida
Fernando Cirne
CEO da Locaweb
2022-02-02T16:24:56-03:00
Fernando Cirne, CEO da Locaweb

Locaweb: como os fundadores de empresas adquiridas podem colaborar para o crescimento do negócio

Comprar um negócio não é como comprar um carro. Empresas são feitas por pessoas. E elas são importantes para manter essa aquisição próspera.

3 de fevereiro de 2022
6:29 - atualizado às 16:24
Foto de Fernando Cirne, CEO da Locaweb (LWSA3). Ele está de pé, usando calça jeans e camisa preta; ao fundo, um sofá azul e uma parede com revestimento em madeira e o logo da Locaweb
Fernando Cirne, CEO da Locaweb - Imagem: Divulgação/Locaweb

Os últimos dois anos foram marcados pelo grande número de fusões e aquisições no mercado.

Dados recentes da consultoria KPMG indicam que as negociações deste tipo, no primeiro semestre de 2021, bateram o recorde histórico dos últimos 20 anos.

Outro relatório, da Transactional Track Records (TTR), aponta que foram realizadas mais de 900 transações de M&A no Brasil até julho, movimentando cerca de R$ 258 bilhões, o que supera o valor transacionado no ano passado inteiro.

Uma aquisição é um processo delicado

E são muitos os possíveis motivos que levam uma empresa a adquirir outra. Pode ser:

  • entrar em um novo mercado;
  • fortalecer o portfólio;
  • economizar tempo no desenvolvimento de um novo produto etc.

Entretanto, não é tão simples comprar um negócio. Não é como a aquisição de um carro.

Além das questões burocráticas, as empresas são feitas por pessoas. E elas são importantes para manter essa aquisição próspera. E aqui entra o papel fundamental dos fundadores.

O papel dos fundadores

Eles que criaram o produto ou serviço, moldaram a ideia, pensaram nas melhores estratégias para venda e construíram o seu público.

São, sem sombra de dúvidas, os maiores especialistas dos seus negócios, alguém que possivelmente valha a pena ter ao lado nas próximas etapas após a aquisição.

Três são os caminhos mais comuns para esses fundadores após uma M&A:

  • sair da empresa;
  • ficar por um determinado período (possivelmente atrelado ao earnout); ou
  • permanecer na gestão da empresa.

Na Locaweb, historicamente, mantemos os fundadores além do período de earnout porque acreditamos na capacidade de geração de valor e resultados com um time tão seleto.

Os fundadores chegaram até aqui com muito esforço, dedicação, conhecimento e habilidades muito importantes para a continuidade do negócio. Sabemos reconhecer, honrar e mais: aprendemos muito com essas pessoas.

Fit cultural

Importante avaliar antes da fusão o fit cultural entre empresas e gestões. Algo muito discrepante pode levar a uma organização truncada, podendo prejudicar ambos os negócios.

E como manter esta equipe de empreendedores motivada? Não descaracterizando os seus negócios e fazendo com que participem da evolução do que criaram.

É natural que ocorram mudanças após uma fusão ou aquisição, mas ela não precisa ser traumática, destruindo ou danificando o que foi duramente construído.

Por isso é importante estabelecer um ambiente de comunicação aberta, com diálogo e transparência entre todas as partes envolvidas.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

SEU DIA EM CRIPTO

Terra (LUNA) não acompanha recuperação do bitcoin (BTC) neste domingo; criptomoedas tentam começar semana com pé direito

Mesmo com a retomada de hoje, as criptomoedas acumulam perdas de mais de dois dígitos nos últimos sete dias

A COISA VAI ESQUENTAR

Novo capítulo da guerra? Vizinhos da Rússia, Finlândia e Suécia devem se juntar à Otan e tensão na região aumenta

Vladimir Putin, presidente russo, já havia dito que a entrada dos países na Organização exigiria retaliações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies