🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

Cristina Andriotti, da Ambipar: Boomera chega para fortalecer o mercado de economia circular pós-consumo da empresa

A reutilização de materiais fez a companhia ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial no ano passado, e fusão traz potencial de expansão

11 de agosto de 2021
6:01 - atualizado às 15:57
Reciclagem Ambipar
Imagem: Shutterstock

As aquisições realizadas pela Ambipar ao longo de um ano do IPO sempre foram estratégicas para os negócios. A compra de 50,01% da Boomera do Brasil não é diferente.

A empresa possui enorme sinergia com nosso negócio por trabalhar o conceito de economia circular, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, juntamente com os apoios às cooperativas de catadores.

A atuação da Boomera não só complementa os serviços da carteira ESG oferecidos aos nossos clientes, como abre as portas do mercado pós-consumo. 

A sociedade com a Boomera reforça nossa tese de investimentos de consolidação no mercado via crescimento orgânico e M&A

Para a Boomera, essa sociedade com a Ambipar também é uma estratégia de negócios, visando o crescimento através da ampliação do acesso a resíduos e expansão da fabricação de produtos com maior valor agregado feitos a partir de reciclados, estimando crescimento e expansão dos negócios de forma acelerada nos próximos 12 meses.  

Fundada há 10 anos pelo engenheiro de materiais Guilherme Brammer, que permanece como CEO, a Boomera nasceu com o propósito de ressignificar o resíduo, agregando valor e conectando toda a cadeia na transformação de resíduos em novos produtos.

Com grande sinergia com a Ambipar, através de metodologia própria chamada Circular Pack, a companhia desenvolve projetos personalizados através de consultoria técnica, implantando desde o desenho da estratégia de ESG, passando por logística reversa, ciências, transformação do resíduo até a fabricação de novos produtos.  

Com sua metodologia, a empresa impediu que mais de 131 mil toneladas de lixo poluíssem o meio ambiente, trabalhando com mais de 400 empresas nacionais e internacionais, e em parceria com mais de 500 cooperativas de catadores homologadas que atuam prestando serviços em projetos desenvolvidos pela Boomera em todo Brasil.

Este trabalho foi reconhecido em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Como diz Guilherme, “atuar na cadeia de ponta-a-ponta faz com que a Boomera tenha muito orgulho de construir um mundo mais circular e socialmente responsável pelos impactos positivos causados nas vidas dos parceiros e ao mundo. Somar a nossa experiência à robustez da Ambipar, potencializa e acelera a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”. 

Veja neste vídeo ações que podem trazer bons retornos para os investidores:

O mercado pós-consumo da Boomera já é consolidado e complementa a carteira de serviços da Ambipar voltados à gestão ambiental.

Isso significa transformar maiores quantidades de resíduos, aumentar os índices de economia circular no mundo, promover a sustentabilidade do planeta e ter a oportunidade de enfrentar novos desafios relacionados à valorização de resíduos. 

A fabricação de novos produtos a partir dos resíduos pós consumo permite dar uma nova vida ao plástico que teria um descarte inadequado.

Embalagens de shampoos e condicionadores são transformadas em resinas recicladas de alta performance para uma fábrica de PCR, que produz o primeiro PCR de uma das maiores indústria químicas do mundo.

Sacos de biscoitos e salgadinhos viram cones para treinos em escolas de futebol para uma grande marca de tênis.

Saches de suco em pó se transformaram em mais de 100 mil flautas e outros instrumentos musicais para um projeto de educação musical com uma indústria de alimentos e bebidas.

Além destes, muitos outros cases formam a carteira de inovação e transformação da Boomera no mercado.  

Fazer a logística reversa de produtos pós-consumo é difícil por conta da extensão territorial do Brasil. É um grande obstáculo conseguir coletar os resíduos para fazer a destinação de forma ambientalmente adequada, com foco na economia circular.

Tendo em vista a nossa contribuição para o meio ambiente e a busca por soluções sustentáveis para as mais diversas empresas de todos os segmentos do mercado, estamos fortalecendo o mercado pós-consumo com o objetivo de aumentar a sustentabilidade nesse meio. 

Em 2021, o foco da Boomera está em buscar novas tecnologias para agregar agilidade e escalabilidade aos projetos, aprimorar a rastreabilidade dos resíduos e a conexão de stakeholders importantes para a economia circular, contribuindo para inserir cada vez mais resíduos de volta aos processos produtivos, em substituição às matérias-primas.

A promoção da sustentabilidade é o nosso DNA e sempre fará parte das negociações que complementam o business e contribuem com a preservação do mundo hoje e para as futuras gerações.

Trabalhamos nisso todos os dias, inclusive na conscientização do público jovem com o intuito de transmitir a importância dos cuidados com a natureza, desde as pessoas que estão em casa e destinam seu próprio resíduo, até as grandes indústrias que precisam investir em economia circular. 

Compartilhe

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies