';

🔴 O ‘NOVO PETRÓLEO’ FOI ENCONTRADO E JÁ É MOTIVO DE DISPUTA NO MUNDO — DESCUBRA AQUI

Fernando Cirne
Seu Dinheiro Convida
Fernando Cirne
CEO da Locaweb
Cotações por TradingView
2021-08-18T11:57:18-03:00
Fernando Cirne, da Locaweb

Quem ainda não migrou para o e-commerce, fique tranquilo (mas nem tanto)

A migração massiva para o e-commerce começou como forma de sobrevivência e em muitos casos se tornou o canal principal de negócio. A loja fechada não vende. A loja online, aberta 24h por dia, sete dias por semana (maravilhas da tecnologia), vende

19 de agosto de 2021
5:37 - atualizado às 11:57
ecommerce
Imagem: Shutterstock

Quem aqui não fez uma compra online de 2020 para cá? De smartphone a um pacote de meia ou uma feijoada completa, hoje em dia é possível adquirir quase tudo pela internet via e-commerce, com o esforço físico de alguns cliques, colocar a máscara para descer no elevador e receber a encomenda.

Essa possibilidade de consumo não é nova, muito menos foi inventada no Brasil, mas cresceu muito durante a pandemia e permanece crescendo depois da reabertura parcial do mercado.

O que era para acontecer em cinco anos aconteceu em alguns meses no Brasil. Para se ter uma ideia, a penetração do e-commerce em nosso País era de 7%, considerada baixa, e chegou a 12%, ainda classificada como baixa. Em comparação, nos EUA esse índice é de 20% e na China mais de 30%. O movimento foi acelerado, mas já era esperado pelo mercado e veio para ficar.

A migração massiva para o e-commerce começou como forma de sobrevivência e em muitos casos se tornou o canal principal de negócio. A loja fechada não vende. A loja online, aberta 24h por dia, sete dias por semana (maravilhas da tecnologia), vende.

Os empreendedores que se adaptaram rapidamente ao e-commerce conseguiram aumentar as vendas, mesmo no período de pandemia. E fica claro que o varejista que souber usar o online vai ganhar espaço na frente do concorrente. Quem ainda não migrou para o digital, fique tranquilo (mas nem tanto) — ainda há muito espaço para a digitalização.

É interessante perceber que esse crescimento, como em outros países, foi acelerado pelo fechamento das lojas físicas, mas não diminuiu com a reabertura gradual.

O volume vendido na internet vai continuar crescendo e o consumidor que se habituou a comprar online não vai parar de fazê-lo. Um não entra em oposição ao outro. São complementares. E a economia agradece!

Com a retomada do físico, cabe ao lojista avaliar o que vale mais a pena para o seu negócio, se loja física, online ou ambos. Todos tem seus custos, sua rentabilidade e seus cases de sucesso. Uma vantagem inegável do e-commerce sobre o varejo físico é a possibilidade de vender para todo o país, aumentando e muito os potenciais clientes.

O social commerce é outra tendência que pode alavancar as vendas. Com ele é possível usar as redes sociais como vitrine e como canal com nutrição de conteúdo. Essa modalidade de venda é facilitada pela integração da sua plataforma de loja virtual com as principais redes sociais. Quanto mais direto e simples for o processo para o comprador, maior a chance de efetuar a venda.

E o que é preciso para ter uma boa loja virtual? O ato da venda, por mais simplificado que possa parecer, envolve muitas etapas:

  • uma plataforma funcional com um bom custo-benefício, integrada a formas de pagamento seguras
  • marketing dos produtos, que pode ser feito por e-mail, por exemplo
  • site que deve conter mais informações da sua marca, redes sociais, tanto para o social commerce quanto para anunciar seus produtos

O processo pode ser acelerado e melhorado com uma plataforma de gestão, logística para a entrega dos seus produtos… enfim, uma grande variedade de soluções envolvida para realizar uma venda. Mas com a tecnologia de hoje todo esse processo é bastante simples e, tenha certeza, vale a pena.

Outros artigos de CEOs no Seu Dinheiro:

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

DIAS 28 E 29

Lula tem fim de semana com folga na agenda, #TBT e Kid Bengala no site do PT

29 de janeiro de 2023 - 15:09

Única perturbação ao fim de semana de Lula parece ter sido a invasão do site do PT por hackers, na madrugada de domingo

JÁ É RECORDE NA AUSTRÁLIA

Quase bilionário, Djokovic iguala recorde de Rafa Nadal em Grand Slams

29 de janeiro de 2023 - 11:18

Djokovic dá a volta por cima, vence mais uma final na Austrália e chega à marca de 22 conquistas de Grand Slam na carreira

FIM DE SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC) firma-se acima dos US$ 23 mil com investidores de olho no Fed

29 de janeiro de 2023 - 9:32

Depois de passar o sábado sem estabelecer uma direção clara, o bitcoin amanheceu no azul hoje, com alta de quase 2% nas últimas 24 horas

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: a primeira super-quarta do ano trará decisões de juros no Brasil e nos EUA; BCE também se reúne

29 de janeiro de 2023 - 8:11

O Copom, o Fed, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) definem suas novas taxas de juros; dados do mercado de trabalho nos EUA também estarão no radar

LOTERIAS

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 115 milhões; Lotofácil tem 3 ganhadores

29 de janeiro de 2023 - 7:49

Enquanto a Lotofácil segue fazendo a alegria dos apostadores, Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies