A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

Patriciana Rodrigues
Seu Dinheiro Convida
Patriciana Rodrigues
presidente do conselho de administração das Farmácias Pague Menos
2021-06-25T16:33:24-03:00
Patriciana Rodrigues

O que aprendi com o IPO da Pague Menos

O processo de IPO é complexo, intenso e exaustivo. Escolher o momento certo de fazê-lo é importante, mas o foco principal tem que ser estar pronto

30 de junho de 2021
5:39 - atualizado às 16:33
Patriciana Rodrigues, presidente do conselho de administração da Pague Menos
Patriciana Rodrigues, presidente do conselho de administração da Pague Menos - Imagem: Divulgação

Fazer IPO não é apenas desenvolver um plano de negócios que impressione e seja ladeado por uma estrutura financeira consistente. Na realidade, é preparar uma companhia inteira para viver uma grande história. E com muito trabalho árduo. 

No meu caso, o IPO da Pague Menos (PGMN3) aconteceu com sucesso, em setembro de 2020, quando a empresa estava a seis meses de completar 40 anos — e com o mundo vivendo a maior crise sanitária da nossa época, que se estende até hoje, quebrando padrões e mudando drasticamente hábitos e conceitos.

No entanto, o IPO sempre foi assunto recorrente entre os sócios da companhia. O desafio seria estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela se apresentasse.

Além do mais, ao pensar em abertura de capital, o conhecimento do próprio negócio não é suficiente. É necessário ter visão do todo. Para se conseguir isso, é preciso ter humildade para aprender com as pessoas certas.

Um dos passos importantes nesse sentido aconteceu em 2015, quando nos associamos a um fundo de private equity que nos trouxe expertise, e que permanece conosco até hoje. 

A partir de então, fizemos a transição da primeira para a segunda geração das famílias que estavam à frente da companhia. Continuamos o processo de profissionalização com a contratação de cerca de 30 executivos renomados.

Eles se juntaram a equipe que já vinha trabalhando com um objetivo claro: romper as fronteiras de uma empresa que nasceu com o DNA de transformar o acesso à saúde primária para a classe média expandida.

Além disso, tínhamos um conselho de administração com conselheiros independentes, o que foi muito rico e nos ajudou pela diversificação de experiências.

Vieram novas etapas, que exigem muito para cumprir requisitos regulatórios e atingir altos níveis de transparência e governança. A cada etapa, novos desafios.

Nesse processo, os gestores precisam ser excepcionais, porque ao mesmo tempo em que trabalham na reestruturação para que todas as áreas da empresa atinjam maturidade suficiente para o IPO, eles também têm que entregar ótimos resultados no dia a dia.    

Depois do longo período de preparação, veio a hora de cumprir a intensa agenda de road shows para apresentar a empresa e a oferta para o mercado. Mas, com a pandemia, esses encontros se tornaram virtuais. Um grande desafio, visto que investidores sempre preferiram olho no olho e body language.

O dia do IPO chegou, foi virtual e todos os funcionários puderam participar de um momento que, na verdade, era deles. No nosso escritório central reproduzimos a fachada da B3 e a sala do pregão.

Live com toque de campainha marcou o IPO da Pague Menos

Todos os que ali chegavam para trabalhar naquele dia, se sentiam entrando no prédio da Bolsa e acompanharam a transmissão da cerimônia, que também foi feita nas farmácias, espalhadas por todos os estados da federação e DF. Na comemoração, ao tocar o sino da Bolsa, dispararam buzinas em todas as lojas. Era o anúncio de uma nova empresa que nascia. 

O processo de IPO é complexo, intenso e exaustivo. Escolher o momento certo de fazê-lo é importante, mas o foco principal tem que ser estar pronto.

Objetivos tão desafiadores — e até ousados — só podem ser alcançados se a empresa estiver engajada e souber mostrar ao mercado a história do seu negócio, seu propósito e seu compromisso com a sociedade. Afinal, todo grande sonho só faz sentido, quando é sonhado junto.

Outros artigos de CEOs:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

BALANÇO

Taesa (TAEE11) vê lucro líquido cair 19,2% no trimestre e anuncia pagamento milionário de dividendos

10 de agosto de 2022 - 20:47

As empresas do setor energético são conhecidas por encherem os bolsos dos investidores de dividendos. Por isso, o mercado olha com atenção para os números da Transmissora Aliança de Energia Elétrica (TAESA-TAEE11) divulgados nesta quarta-feira (10). Mas o balanço não trouxe boas notícias: a companhia encerrou o segundo trimestre com um lucro líquido de R$ […]

O XERIFE TÁ DE OLHO

Petrobras (PETR4) diz que recebeu ofício da CVM sobre anulação de assembleia que elegerá novo conselho; entenda

10 de agosto de 2022 - 20:22

A solicitação foi formulada pela Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) para suspender AGE da próxima semana

AGORA VAI!

O real digital vem aí: saiba quando os testes vão começar e quanto tempo vai durar

10 de agosto de 2022 - 19:57

Originalmente, o laboratório do real digital estava previsto para começar no fim de março e acabar no final de julho, mas o BC decidiu suspender o cronograma devido à greve dos servidores

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Inflação americana perde força, Curry dispara e XP decepciona; confira os destaques do dia

10 de agosto de 2022 - 19:14

O indicador de inflação ao consumidor dos EUA ficou estável, contrariando a expectativa de alta, e realimentou a esperança de que o Federal Reserve não deve agir de forma tão dura

MISSÃO CUMPRIDA

Banco do Brasil tem lucro de R$ 7,8 bilhões no 2T22 e cumpre promessa de se equiparar a bancos privados em rentabilidade

10 de agosto de 2022 - 19:12

Lucro do Banco do Brasil aumentou 54,8% em relação ao mesmo período de 2011 e rentabilidade sobre o patrimônio líquido superou a do Bradesco

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies