🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Como a tecnologia pode ajudar a identificar problemas na cadeia de abastecimento

Solução vem à tona em um momento no qual mundo atravessa grave crise na cadeia de suprimentos

14 de outubro de 2021
5:35 - atualizado às 5:51
Varejo tecnologia
Imagem: Shutterstock

A cadeia de suprimentos não pode parar. Se isso acontece, não há fornecimento de mercadorias, as lojas não são abastecidas e os consumidores não acham os produtos, o que pode até manchar a imagem de uma marca.

Dessa constatação, surgiu a necessidade de se buscar soluções para otimizar a eficiência e o funcionamento de todas as operações – da produção ao consumo. Para agilizar o processo e diminuir as etapas e despesas, é fundamental que a cadeia de suprimentos seja mais bem estruturada e eficaz.

Quando o cliente não encontra o produto na gôndola, ele o busca em outra loja ou muda de marca. Ou seja, gera prejuízo para a indústria e para o varejo. Isso é sinal de que há um problema por trás de todo o funcionamento entre os elos da cadeia que precisa ser resolvido.

Tecnologia e inteligência artificial como aliadas

Para aperfeiçoar o aproveitamento das informações em tempo real é necessário investir em soluções tecnológicas. Quando há otimização, há melhoria. A tecnologia e a inteligência artificial já são grandes aliadas do dia a dia, e sua importância deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Entre os benefícios que o bom uso da tecnologia pode trazer para a cadeia de suprimentos, destacam-se: agilidade na solução de problemas, tomada de decisão mais precisa, monitoramento das etapas, gestão de estoque, produtividade e redução de custos.

Ferramenta identifica produtos com problemas de abastecimento

Nesse sentido, a Neogrid desenvolveu o VIU, ferramenta de solução de visibilidade para o mercado. A solução utiliza algoritmos para identificação dos produtos com problemas de abastecimento, dentro dos conceitos de OSA/ISV, e recomenda ações para evitar que o produto falte para o consumidor final. Os modelos matemáticos enriquecem os indicadores, trazendo resultados sem a necessidade de parametrização.

O sistema baseia-se nos dados das empresas para gerar indicadores para as organizações identificarem oportunidades de negócio e diminuírem os riscos de perdas de vendas e rupturas.

A partir dos dados do varejo, o sistema sinaliza as oportunidades na cadeia de abastecimento do varejo e da indústria. Os dados indicam como a indústria pode apoiar seus distribuidores a seguirem o plano de negócios traçado. Ou seja, é um processo colaborativo.

IA permite alinhar estratégias, antecipar cenários e evitar prejuízos

Com a inteligência artificial, plataformas como o VIU realiza análises avançadas e transforma milhões de dados em informações, que são consolidadas em seu sistema. São gerados relatórios e gráficos sobre a movimentação de consumo e estoques, abastecimento, entre outros. E, então, é possível alinhar as estratégias, antecipar cenários, evitar prejuízos e ter mais resultados positivos.

O Trade Marketing é um conjunto de estratégias de empresas para empresas (B2B), que mistura vendas e marketing para desenvolver e fomentar a relação da indústria com os consumidores no varejo (B2C).

Seus indicadores são parâmetros fundamentais para analisar os hábitos e as preferências dos clientes e melhorar, a partir de dados reais, os serviços prestados, tais como o direcionamento de uma reposição precisa e eficaz das gôndolas, a visita de promotores e a verificação de preços, avaliando, entre outras coisas, se estão condizentes com os da região e concorrência. Trata-se de um acompanhamento mais presencial e manual.

Por outro lado, o Trade Force possibilita o acompanhamento ao vivo das tarefas das equipes em campo por meio da tecnologia. Um exemplo são os dashboards, aqueles painéis visuais com informações, métricas e indicadores da empresa. Neles estão os números considerados importantes para a empresa na estratégia de negócio e no alcance dos objetivos organizacionais.

Evolução contínua

A tecnologia nunca para de evoluir. Não há limite para as inovações que podem surgir na cadeia de suprimentos. Quanto mais investimento em soluções tecnológicas e digitais, mais significativos e rápidos são os resultados.

A pandemia acelerou alguns processos de digitalização. Os líderes que já estavam automatizados seguem pesquisando novas tecnologias e aqueles que ainda estavam aguardando a consolidação da tendência estão investindo nessa evolução.

Acompanhar e investir em novas tecnologias para seu negócio pode ser o diferencial para atingir objetivos e conquistar um lugar de destaque entre os concorrentes.

Compartilhe

Seu Dinheiro convida

Metaverso: mais macaco do que galho e o risco de uma bolha

6 de maio de 2022 - 11:03

A quantidade de mundos virtuais, os metaversos, não para de crescer. Resta saber quem vai usar estes espaços em muitos projetos sem uso prático

SEU DINHEIRO CONVIDA

Colhendo os frutos da diversificação: a influência das aquisições no resultado recorde da Boa Vista em 2021

6 de maio de 2022 - 6:03

Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, detalha as contribuições da Acordo Certo e da Konduto para o recorde de receita líquida da companhia

Seu Dinheiro convida

Sim, bilionários como Elon Musk devem existir

29 de abril de 2022 - 11:14

O problema não está na existência de bilionários, mas na destruição de valor e no populismo orquestrados pelos governos e que favorecem essa minoria

Seu Dinheiro convida

Uma defesa moral do bitcoin na busca pela estabilidade monetária perdida

20 de abril de 2022 - 7:36

Em um mundo onde os investimentos se tornaram confusos, o bitcoin emerge como um valor absoluto na busca pela estabilidade

Seu Dinheiro convida

O bitcoin virou pop, mas você provavelmente ainda entende ele errado

8 de abril de 2022 - 10:24

Muito mais do que um ativo que digitaliza a história das relações humanas com o dinheiro, o bitcoin age como um lastro para toda nova internet, a tal “WEB3”

Seu Dinheiro convida

Como a nova bolsa brasileira baseada em blockchain pode mudar o jeito como você investe

1 de abril de 2022 - 10:07

No momento em que os olhares de gigantes globais do setor de criptoativos se voltam para o Brasil, o país deve ganhar a primeira bolsa baseada em blockchain do mundo, a Vortx QR Tokenizadora

SEU DINHEIRO CONVIDA

Boa Vista: o e-commerce brasileiro explodiu — e, com ele, também as fraudes

16 de fevereiro de 2022 - 7:10

Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, explica a importância da tecnologia e da inteligência analítica para um comércio eletrônico seguro

Fernando Cirne, CEO da Locaweb

Locaweb: como os fundadores de empresas adquiridas podem colaborar para o crescimento do negócio

3 de fevereiro de 2022 - 6:29

Comprar um negócio não é como comprar um carro. Empresas são feitas por pessoas. E elas são importantes para manter essa aquisição próspera.

SEU DINHEIRO CONVIDA

Fortalecimento do e-commerce exige aliar o que há de melhor em mercadorias, abastecimento e informações

11 de novembro de 2021 - 5:55

Empresas devem refletir sobre como podem otimizar seus processos, comparando e gerenciando dados para melhorar significativamente a experiência de compra dos consumidores online

Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista

Os compromissos e desafios da Boa Vista um ano após o IPO

7 de outubro de 2021 - 5:43

Do SCPC ao digital, passando pelas aquisições, iniciativas recentes fazem parte da estratégia de consolidar a Boa Vista como uma empresa que oferece serviços baseados em tecnologia e inteligência na análise de dados

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies