Colhendo os frutos da diversificação: a influência das aquisições no resultado recorde da Boa Vista em 2021
Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, detalha as contribuições da Acordo Certo e da Konduto para o recorde de receita líquida da companhia

Em setembro de 2020, a Boa Vista tornava-se a primeira empresa do segmento brasileiro de inteligência analítica aplicada à gestão de base de dados a se tornar uma empresa de capital aberto.
Ao realizar nosso IPO, informamos que nossa meta era crescer de maneira sustentável e diversificar o nosso negócio por meio de investimentos orgânicos e inorgânicos.
E o nosso crescimento inorgânico começou três meses após a nossa entrada na B3, com a aquisição da Acordo Certo, em dezembro de 2020.
Acordo Certo, a primeira aquisição pós-IPO da Boa Vista
Com a Acordo Certo, ampliávamos os nossos serviços ao consumidor – até então focados principalmente em orientações de Educação Financeira e à facilidade de consulta do histórico de débitos e score no Cadastro Positivo, por meio de nosso site e app Consumidor Positivo.
A Acordo Certo é uma plataforma totalmente online que permite ao consumidor renegociar seus débitos diretamente com as empresas credoras cadastradas, de forma fácil, discreta e humanizada.
A Konduto e o combate às fraudes
Passados mais três meses, fizemos, em março de 2021, a nossa segunda aquisição.
Leia Também
Metaverso: mais macaco do que galho e o risco de uma bolha
Sim, bilionários como Elon Musk devem existir
Com a compra da Konduto, era a vez de entrarmos no mercado de antifraude especializado em e-commerce, no qual atuávamos até então com uma solução de caráter de checagem de dados cadastrais.
A Konduto combina tecnologia com inteligência analítica para apoiar lojas virtuais, fintechs e empresas de meios de pagamento em suas estratégias de prevenção às fraudes.
Resultado trimestral dimensiona o impacto da diversificação
Pois bem, no mês passado, divulgamos os nossos resultados do quarto trimestre de 2021, que consolidam também o balanço anual.
E os resultados mostram que, além de cumprir o objetivo de diversificar a atuação da Boa Vista (BOAS3), as aquisições já produzem resultados financeiros muito positivos.
Juntas, a Acordo Certo (pela primeira vez somando 12 meses completos de resultados aos nossos) e a Konduto (que integrou cinco meses completos), já contribuíram com R$ 36,6 milhões à nossa receita liquida.
E foi a maior receita líquida anual que já alcançamos em nossos 12 anos de história: R$ 751,3 milhões, 19,2% superior à registrada em de 2020.
Sinergias impulsionam resultado da Boa Vista
Aos resultados alcançados em termos financeiros e de diversificação de negócios, soma-se outro objetivo de nosso crescimento inorgânico: alcançar sinergias. E para isso, a nossa outra vertente de crescimento, o orgânico, também contribuiu.
Em abril de 2021, inauguramos nosso Centro de Excelência em Analytics (CEA), no qual a Boa Vista reúne uma centena de matemáticos e cientistas de dados visando aprimorar e acelerar o desenvolvimento de novas soluções criadas, com a utilização de algoritmos, machine learning e inteligência artificial na análise de nossa imensa e qualificada base de dados.
Assim, em serviços ao Consumidor, somando as nossas forças às da Acordo Certo, não apenas fortalecemos e enriquecemos as nossas bases de dados.
- SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: análises de mercado, insights de investimentos e notícias exclusivas sobre finanças.
As sinergias nos permitiram também alavancar a plataforma de acordos com a utilização da inteligência analítica desenvolvida no CEA para sermos mais assertivos na busca por consumidores aptos a realizar novos acordos.
Além disso, o reconhecimento da Boa Vista pelo mercado como um grande player de recuperação de créditos contribuiu fortemente para atrairmos novas empresas parceiras para a nossa plataforma de renegociação com o consumidor, a plataforma Acordo Certo.
O mesmo ocorreu com a Konduto, que já foi incorporada como uma vertical de negócios da Boa Vista – o que, no caso da Acordo Certo só deve ocorrer inteiramente, pelas características do acordo de aquisição, em 2023.
Com as sinergias Boa Vista-Konduto, aceleramos o crescimento de soluções de antifraude para os três produtos da Konduto: o Performance (decisão automática em tempo real sobre a autenticidade do pretendente à compra online); o Completo (algoritmo mais revisão humana detalhada por um time experiente em antifraude); e o Safe Banking, uma solução antifraude que monitora transações e que chega para atender a todas as demandas de carteiras digitais, transferências P2P e especialmente o PIX.
Solução completa em antifraude
A expertise em machine learning da Boa Vista permite a automatização da construção de modelos analíticos de antifraude, utilizando a inteligência artificial que cultivamos no CEA para desenvolver soluções que identificam padrões e permitem a tomada de decisões de forma ágil, assertiva e customizada ao negócio de nossos clientes. E também reduzindo a necessidade de interação humana nas decisões, o que reduz os custos do serviço antifraude.
Além disso, a junção de forças de Konduto e Boa Vista garante uma solução completa, única no mercado.
O cliente do mundo digital pode contratar desde as nossas soluções de inteligência analítica em análise de crédito, passando pelo antifraude Konduto e chegando até (sempre esperamos que não se precise chegar a este ponto) à solução de recuperação de crédito Boa Vista.
A Boa Vista prosseguirá em sua política de crescimento inorgânico (seja por novas aquisições, seja por meio de parcerias) e diversificação de suas áreas de atuação.
A empresa dispõe de recursos – tanto graças à sua boa geração de caixa, quanto a recursos remanescentes do IPO – e ainda possui baixo endividamento, o que, se for o caso, permite a tomada de recursos se uma aquisição de maior porte gerar esta necessidade.
Investindo sem perder eficiência
Os focos principais nessa política de crescimento inorgânico são, além da diversificação das nossas áreas de atuação, empresas que tenham forte componente de inteligência analítica e soluções tecnológicas inovadoras.
Prosseguiremos também em nosso crescimento orgânico. Além do CEA, fizemos um forte investimento em transformação digital.
A Boa Vista é a única empresa do seu segmento a estar muito perto de ter 100% de suas informações e sistemas na nuvem, o que atingimos por meio de uma parceria virtuosa com o Google Cloud.
Fizemos estes investimentos e seguiremos investindo, mas sempre preservando a nossa eficiência. Nosso principal indicador neste sentido, a relação EBTIDA menos CAPEX cresceu 38,2% em 2021, quando comparado a 2020, apesar dos fortes investimentos que fizemos ao longo do ano em inovação. Em inovação e em gente.
Além da criação do CEA, ampliamos significativamente o número de colaboradores desde o IPO, chegando a uma equipe de 1.100 pessoas. E são essas pessoas, talentosas, que desenvolvem a nossa inteligência analítica, fazem a nossa transformação digital e garantem o nosso crescimento sustentável.
Boa Vista: o e-commerce brasileiro explodiu — e, com ele, também as fraudes
Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, explica a importância da tecnologia e da inteligência analítica para um comércio eletrônico seguro
Locaweb: como os fundadores de empresas adquiridas podem colaborar para o crescimento do negócio
Comprar um negócio não é como comprar um carro. Empresas são feitas por pessoas. E elas são importantes para manter essa aquisição próspera.
Fortalecimento do e-commerce exige aliar o que há de melhor em mercadorias, abastecimento e informações
Empresas devem refletir sobre como podem otimizar seus processos, comparando e gerenciando dados para melhorar significativamente a experiência de compra dos consumidores online
Como a tecnologia pode ajudar a identificar problemas na cadeia de abastecimento
Solução vem à tona em um momento no qual mundo atravessa grave crise na cadeia de suprimentos
Os compromissos e desafios da Boa Vista um ano após o IPO
Do SCPC ao digital, passando pelas aquisições, iniciativas recentes fazem parte da estratégia de consolidar a Boa Vista como uma empresa que oferece serviços baseados em tecnologia e inteligência na análise de dados
Como integrar equipes e manter a cultura da empresa após uma fusão
Fechar o acordo é só o primeiro passo de uma longa jornada. Adquirir uma empresa não é como comprar uma bicicleta, computador ou um smartphone
Eduardo Ragasol, da Neogrid: Se o consumidor final não comprou, ninguém vendeu
Segundo pesquisa da Neogrid, quando o consumidor não encontra determinado produto, quase um terço (32%) opta por comprar algo similar de outra marca
Quem ainda não migrou para o e-commerce, fique tranquilo (mas nem tanto)
A migração massiva para o e-commerce começou como forma de sobrevivência e em muitos casos se tornou o canal principal de negócio. A loja fechada não vende. A loja online, aberta 24h por dia, sete dias por semana (maravilhas da tecnologia), vende
Cristina Andriotti, da Ambipar: Boomera chega para fortalecer o mercado de economia circular pós-consumo da empresa
A reutilização de materiais fez a companhia ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial no ano passado, e fusão traz potencial de expansão
Eduardo Ragasol, da Neogrid: Como o sucesso do cliente pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio
Conhecimento é poder. Entenda a fundo seu cliente. Utilize toda a tecnologia e informações que estão à disposição. Alinhe expectativas. E meça o desempenho dos envolvidos
Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals: A velocidade das mudanças exige gestão e liderança descentralizadora
A discussão sobre como adaptar e preparar a governança ainda está no começo, ainda que seja uma questão de sobrevivência
Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid: O poder do Supply Chain Network para o sucesso dos negócios
Com esta metodologia, a cadeia de suprimentos fica mais conectada, criando uma verdadeira rede para realizar parcerias, análises e estratégias para desenvolver uma empresa
O que aprendi com o IPO da Pague Menos
O processo de IPO é complexo, intenso e exaustivo. Escolher o momento certo de fazê-lo é importante, mas o foco principal tem que ser estar pronto
A importância das fusões e aquisições para a Locaweb
Já avaliamos mais de 1.900 empresas e, desde o IPO, concluímos 10 importantes aquisições, que se somaram às outras seis concretizadas antes da abertura de capital
Lições da pandemia: em meio às incertezas, há de se ter convicções
Apostamos em medidas que nos proporcionam, agora, segurança em nossos esforços de gerar transformações benéficas para o mercado de crédito do país
Como a Ambipar avalia as empresas que estão no radar de aquisições
A estratégia de aquisições fora do país, principalmente no mercado norte americano, foi uma das nossas teses de investimentos na abertura de capital
Luz no fim do túnel: superávit primário está mais próximo do que o mercado imagina
Mesmo com tentativa de furar o teto de gastos, orçamento fictício e novos gastos extraordinários, o país pode ter superávit de 0,4% do PIB em 2023
Eduardo Ragasol, CEO da Neogrid: Investir na gestão da cadeia de suprimentos é estratégico para o varejo superar a crise
O consumidor se tornou mais exigente e novos meios de compra e venda pressionaram as empresas a buscar alternativas que, quase sempre, têm a tecnologia como protagonista
Fernando Cirne, CEO da Locaweb: Como tornar os negócios digitais resilientes
Nunca é tarde para utilizar as estratégias de digital para alavancar os seus negócios, mas é fato: quanto antes você entrar, mais rápido vai colher os frutos
Como a Ambipar pode auxiliar empresas e países nas metas da Cúpula do Clima
O mercado de carbono, o gerenciamento de resíduos e ações contra o avanço do aquecimento global fazem parte do futuro de todos os países do mundo. Por isso, as ações desenvolvidas por nós e os serviços prestados tendem a ser cada vez mais reconhecidos