O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A recessão parece inevitável no cenário atual. Confira o que esperar da economia global e descubra os investimentos que podem te ajudar a amortecer a queda.
Bom dia,
Na série alemã Dark, Ulrich Nielsen viaja no tempo para o ano de 1953, onde encontra ainda criança a pessoa que ele acredita ser responsável pelo sequestro do filho.
Num ímpeto, ele tenta assassinar o garoto, mas falha e acaba preso. Mais do que isso: o ato de violência desencadeia uma série de eventos que levam o menino décadas mais tarde a participar do sequestro de crianças.
Muitas vezes tomamos uma série de medidas na tentativa de evitar que algo aconteça, apenas para descobrir que foram exatamente nossos atos que nos levaram até lá.
Será que é isso que está acontecendo com a economia global? Vejamos: para combater os efeitos da pandemia da covid-19, os governos e Bancos Centrais de todo o mundo promoveram estímulos monetários e fiscais sem precedentes.
Foram injetados trilhões de dólares para evitar uma recessão dada como certa. Como consequência, os mercados se recuperaram rapidamente do tombo violento de março de 2020.
Leia Também
O problema é que o excesso de dinheiro, em meio à quebra das cadeias produtivas com a paralisação global, levou a um enorme desequilíbrio entre oferta e demanda. Quando isso acontece, o resultado é inflação.
Agora os mesmos Bancos Centrais correm para conter a alta dos preços subindo os juros, o que tem como contrapartida a ameaça de uma… recessão. Sim, justamente o que os governos tentavam evitar lá no início da crise.
Em um cenário em que uma recessão parece inevitável, o nosso colunista Matheus Spiess traz uma análise do que esperar da economia global e quais investimentos podem ajudar a amortecer a queda.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas no exterior aguardam reunião de Biden com Powell sobre inflação; Ibovespa acompanha debates sobre Petrobras (PETR4) e combustíveis. O petróleo é o grande foco dos investidores internacionais nesta terça-feira após a Europa banir exportações russas.
PARA INGLÊS VER?
Governo quer andar com a privatização da Petrobras às vésperas das eleições. Veja o que você precisa saber. Deliberação sobre pedido de inclusão da petroleira no programa de privatizações está prevista para quinta-feira.
NÃO POUPOU NINGUÉM
‘Petrobras (PETR4) quer mais é arrancar dinheiro do povo’: Confira os novos ataques de Bolsonaro à política de preços da estatal. O presidente também culpou Lula, seu maior rival nas eleições deste ano, e os governadores pelas altas sucessivas dos combustíveis.
AGORA VAI
Pressão máxima contra Putin? UE chega a acordo para banir petróleo russo — mas não será de uma vez. As exportações da commodity têm rendido bilhões aos cofres da Rússia mesmo com sanções impostas pelos EUA e aliados.
DÉJÀ VU
Por que a rede Tron (TRX) está sendo chamada de “nova Terra (LUNA)”? Projeto cresceu 45% em um mês e aumenta tensão no mercado de criptomoedas. Investidores têm comparado as duas redes, mas elas guardam diferenças significativas entre si.
UM DIA É DA CAÇA…
Você apostaria contra Elon Musk? Investidores ganham US$ 8,2 bilhões com a queda das ações da Tesla (TSLA34). Talvez o caso mais emblemático de uma aposta contra a fabricante de carros elétricos tenha sido o de Bill Gates — o que gerou uma recente troca de farpas entre os bilionários.
DISPUTA JUDICIAL EM HOLLYWOOD
Johnny Depp ou Amber Heard: Quem vencerá o processo? Um júri nos Estados Unidos decidirá hoje. A batalha pública dos atores acontece desde 2016. Após seis semanas de depoimentos, o processo chegou ao fim nos tribunais. Agora, o veredicto está nas mãos dos jurados.
IR 2022
Termina nesta terça (31) o prazo para entregar a declaração de imposto de renda. Saiba o que fazer se não der tempo. Lançar mão da declaração pré-preenchida é uma tremenda mão na roda e facilita muito o preenchimento. Veja como utilizá-la e quais informações priorizar.
Uma ótima terça-feira para você.
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo
No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual