2022-05-24T15:17:17-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
O melhor da semana

Gasolina mais cara, guerra, inflação… mas pelo menos no IR você ganha um refresco! Baixe nosso guia sobre como declarar investimentos no imposto de renda 2022

A última semana não foi nada fácil, e no texto a seguir você confere um resumo de tudo que rolou. Mas antes, temos um presente para você…

12 de março de 2022
9:00 - atualizado às 15:17
A mimir: se o cenário é pós-apocalíptico, pelo menos o imposto de renda não precisa ser um problema. - Imagem: Debbie Steinhausser/Shutterstock

Nesta última semana, alguns usuários da rede social Twitter lembraram que, dois anos atrás, esta havia sido a nossa última semana “normal”, e a gente não fazia nem ideia.

Logo em seguida, o Ocidente mergulharia em uma longa quarentena em razão da pandemia de coronavírus, cujos efeitos sentimos até hoje.

Foi o fim do mundo como o conhecíamos. E, desde então, ainda não voltamos completamente à vida normal.

Mas antes que conseguíssemos nos recuperar do impacto econômico, social e psicológico da pandemia, com o mundo lutando para enfrentar uma inflação nas alturas, vem uma nova tragédia: a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Além de todo o horror humano de uma guerra, este conflito, diferentemente de outros também horrorosos, mas mais localizados, tem grande impacto na economia global.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Justo agora, quando a esperança de uma vida sem máscaras começava a se delinear no horizonte, o planeta ganhou novas pressões sobre o abastecimento e os preços de uma série de produtos essenciais à sobrevivência humana na realidade atual, o que pesa ainda mais sobre a inflação.

Por aqui, já vemos os preços dos combustíveis subirem na bomba, mas os alimentos também devem sofrer. O que era caro está ficando mais caro. E tudo isso promete ser acompanhado de agitação política e social.

Para as empresas com poder de formação de preços, o momento é positivo; mas para aquelas que verão seus custos explodirem, ou que dependem de consumidores com um bom poder de compra, o futuro próximo não é promissor. E proteger o patrimônio da inflação, que pode ficar pressionada por mais tempo, mostra-se fundamental.

Como se não bastasse tudo isso, chegou aquela época do ano novamente. Na última segunda-feira, começou o prazo de entrega da declaração de imposto de renda 2022, que neste ano vai até 29 de abril.

Para que isso não se torne mais uma dor de cabeça nesse cenário pós-apocalíptico no qual estamos vivendo, nós aqui no Seu Dinheiro facilitamos a sua vida e resolvemos te presentear com o guia mais completo e detalhado sobre declaração de investimentos do Brasil - quiçá, do mundo!

Ele está prontinho e atualizado para você. Baixe aqui o guia completo sobre como declarar investimentos no imposto de renda 2022.

Veja também as principais notícias e reportagens da última semana

BAIXE O PROGRAMA DO IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal liberou, nesta semana, o download do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda 2022. No primeiro dia, o site do Fisco enfrentou forte instabilidade, e muita gente não conseguiu baixá-lo. Mas agora já está tudo certo. Baixe-o aqui para já começar a preencher a sua declaração.

PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS EM ALTA
Com as sanções econômicas do Ocidente à Rússia, grande produtora de petróleo e gás, a alta nos preços internacionais das duas commodities já começa a chegar aqui. Na última quinta-feira (10), a Petrobras anunciou o reajuste dos preços da gasolina em 19% e os do diesel em 25%.

Mesmo assim, segundo o Goldman Sachs, a defasagem dos preços praticados pela estatal em relação às cotações internacionais permanece, o que em tese deixa a porta aberta para novos aumentos. No mesmo dia do anúncio do reajuste, o Senado aprovou dois projetos para conter os preços dos combustíveis, mas que ainda precisam passar pela Câmara.

ENTÃO A PETROBRAS DEVE ESTAR BOMBANDO…
Mais ou menos… As ações até vêm surfando na onda da alta do preço do petróleo, mas a ameaça de interferência na sua política de preços está mais viva do que nunca, ainda mais se tratando de ano eleitoral. Para Felipe Miranda, CIO da Empiricus, é melhor reduzir a exposição à Petrobras (PETR3 e PETR4) e dar preferência a outra petroleira para ganhar com essa alta.

MINERADORAS ESTÃO COM TUDO
O minério de ferro e outros metais também são afetados, entre outras razões, pela guerra na Ucrânia, beneficiando as mineradoras brasileiras. Mas entre Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3), quem leva a melhor nessa batalha particular na bolsa? A análise você encontra nesta matéria da Carolina Gama.

PROTEJA SEU DINHEIRO!
Essa alta nas commodities promete bater na inflação, que mesmo sem o efeito da guerra já não estava lá essas maravilhas! Na sexta (11), foi divulgado o IPCA de fevereiro, que veio acima das expectativas do mercado. Portanto, se proteger da inflação nesse momento é uma boa pedida. Veja como a guerra na Ucrânia pode corroer o seu patrimônio e onde investir na renda fixa para se proteger.

OS PERDEDORES NA BOLSA
Se as commodities estão vencendo, os setores ligados ao consumo, principalmente aquele que demanda uma renda disponível mais alta da população, estão sofrendo na bolsa, e sem grandes perspectivas de melhora.

Afetadas pela inflação e pela alta dos juros, varejistas, principalmente as de bens duráveis, como Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), tiveram seus preços-alvo rebaixados pelo JP Morgan. Outro setor que vem sofrendo é o de construção civil, puxado para baixo, nesta semana, pelos números ruins da Tenda (TEND3) no quarto trimestre.

QUE SEMANA, HEIN?
Os criptoativos também foram atropelados pela verdadeira montanha-russa (com trocadilho) que abalou os mercados financeiros na última semana. Na nova edição do Papo Cripto, Fabrício Tota, CEO do Mercado Bitcoin e da 2TM, fala sobre a volatilidade que assustou até os analistas desse já tipicamente volátil mercado, além de contar um pouco sobre a sua experiência com bitcoin em El Salvador.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

NOVO MODELO DE NEGÓCIOS

Varejo adota ‘loja-contêiner’ para fugir dos custos de shoppings e aluguéis; conheça o que são os estabelecimentos modulares

A estreante no formato é a Chilli Beans, de óculos de sol. “Acho que não teria uma Eco Chilli se não houvesse pandemia”, afirma o CEO, Caito Maia

NÃO MEXE NO MEU QUEIJO

Membros do mercado financeiro defendem Lei das Estatais em documento enviado ao ao Congresso; revogação seria ‘retrocesso’

O texto também cita o relatório de 2020 em que a OCDE afirma que a Lei das Estatais deixou os conselhos de empresas públicas mais independentes de interferências

NESTA SEGUNDA-FEIRA

Governador de São Paulo fará coletiva nesta segunda-feira após Bolsonaro aprovar isenção do ICMS sem garantia de compensação aos estados

O presidente da República vetou o fundo de ajuda aos estados após sancionar o teto do imposto estadual

SEU DOMINGO EM CRIPTO

‘Compre na baixa’ anima e bitcoin (BTC) busca os US$ 22 mil; criptomoedas aguardam semana de olho no Fed

Entre os destaques da próxima semana estão o avanço dos juros nos Estados Unidos e um possível default da Rússia

DE OLHO NO FUTURO

Goldman Sachs quer entrar no mundo da ‘renda fixa’ em criptomoedas e lidera grupo para comprar a Celsius por US$ 2 bilhões

O staking vem crescendo nos últimos meses e é motivo de certa preocupação após o caso da Celsius — e o banco de Wall Street quer um pedaço dele