O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Cada escolha que fazemos — além das que a vida faz por nós — é um investimento, e alguns rendem frutos mesmo quando não esperamos nada em troca
Quando falamos em investimentos, a primeira coisa que nos vem à cabeça é dinheiro — o que faz todo sentido. Mas investir também envolve um ativo muito mais precioso e escasso: o tempo.
Cada escolha que fazemos — além das que a vida faz por nós — é um investimento. O retorno pode ser imediato, levar anos ou até mesmo não se concretizar.
Outros investimentos rendem frutos mesmo quando não esperamos nada em troca. Esse inclusive talvez seja o melhor tipo de dividendo que alguém pode receber.
Por tudo isso, vale a pena aproveitar o Natal e o fim do ano para analisar o portfólio — tanto o financeiro como o emocional.
No meu balanço de 2022, um dos destaques foi a formatura do André. Aos 15 anos, meu filho mais velho acabou de concluir o ensino fundamental.
Durante a colação de grau, os discursos dos professores e alunos variaram em torno do tema dos ciclos. Afinal, a vida é feita de estações que se renovam ou ela faz parte de um movimento contínuo?
Leia Também
Nem tive muito tempo para pensar na resposta, até porque investir envolve também um constante olhar para o desconhecido.
E isso ficou claro depois da cerimônia, quando os formandos deixaram os pais emocionados de lado para uma celebração entre eles em uma pizzaria.
Enquanto esperava para buscá-lo, comecei a imaginar o destino desse meu grande “investimento”. Em quanto tempo o André dará novos passos rumo à “abertura de capital” para o mundo, em busca das próprias conquistas?
O fato é que novos ciclos começam e terminam ou apenas continuam, mas o que nos move de verdade é o futuro. Afinal, como já diz o provérbio, é lá que vamos passar o resto de nossas vidas. Enquanto isso, aproveite os dividendos!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
A MAIOR DA HISTÓRIA
Mega da Virada e juros nas alturas? Onde investir e quanto rende o prêmio de R$ 450 milhões em 2023. Com a Selic a 13,75% ao ano, gestores elegem a renda fixa como investimento preferencial para quem tiver a sorte de acertar os números da Mega da Virada de 2022.
O FIM DE UMA ERA
Gol sai de linha após 42 anos; relembre os oito modelos do carro que marcou época no país. Compacto de maior sucesso do Brasil, o Gol deixa definitivamente a linha de montagem e a Volkswagen delega ao Polo a tarefa de sucedê-lo.
CONCORRÊNCIA DIGITAL
Distância entre Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4) aumenta ainda mais na bolsa. Há algo de errado na Cidade de Deus? Último balanço do Bradesco levantou questionamentos sobre a transformação digital: será que o banco está ficando pra trás?
SURPRESA DA BOLSA
Como a Cielo (CIEL3) cravou a maior alta do Ibovespa em 2022. As ações têm chances de avançar ainda mais na bolsa? Com ganhos de mais de 120% neste ano, a Cielo (CIEL3) conseguiu enfim trazer resultados mais saudáveis que agradaram o mercado.
PROGRAME-SE
Confira quando caem os feriados de 2023 e em quais deles a bolsa funciona. A novidade é que a bolsa terá pregão normal nos feriados municipais de São Paulo a partir do ano que vem.
Um Feliz Natal para você e sua família!
O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas
Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados
Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.
Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026
Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?
Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs
Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais
Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa
Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país
Existem muitos “segredos” que eu gostaria de sair contando por aí, especialmente para quem está começando uma nova fase da vida, como a chegada de um filho
Cerveja alemã passa a ser produzida no Brasil, mas mantém a tradição
Reinvestir os dividendos recebidos pode dobrar o seu patrimônio ao longo do tempo. Mas cuidado, essa estratégia não serve para qualquer empresa
Antes de sair reinvestindo dividendos de qualquer ação, é importante esclarecer que a estratégia de reinvestimento só deve ser aplicada em teses com boas perspectivas de retorno
Saiba como analisar as classificações de risco das agências de rating diante de tantas empresas em dificuldades e fazer as melhores escolhas com o seu dinheiro
Em meio a ruídos geopolíticos e fiscais, uma provocação: e se o maior risco ainda nem estiver no radar do mercado?
A fintech Nubank tem desenvolvido sua operação de telefonia, que já está aparecendo nos números do setor; entenda também o que esperar dos mercados hoje, após o anúncio de cessar-fogo na guerra do Oriente Médio
Sem previsibilidade na economia, é difícil saber quais os próximos passos do Banco Central, que mal começou um ciclo de cortes da Selic
Há risco de pressão adicional sobre as contas públicas brasileiras, aumento das expectativas de inflação e maior dificuldade no cumprimento das metas fiscais
O TRX Real Estate (TRXF11) é o FII de destaque para investir em abril; veja por que a diversificação deste fundo de tijolo é o seu grande trunfo
Por que uma cultura organizacional forte é um ativo de longo prazo — para empresas e carreiras