Ruy Hungria: Não tenha medo da volatilidade
Após anos de calmaria no mercado brasileiro, sinais de ruptura indicam que um novo ciclo de volatilidade — e de oportunidades — pode estar começando

"A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida." - Oscar Wilde
Mandelbrot revolucionou as finanças ao observar que o comportamento do mercado pode ser dividido em períodos de alta ou baixa volatilidade — que ele chamou de clusters.
Funciona mais ou menos assim: se na semana passada o mercado viveu fortes emoções e a dose se repetiu nesta semana, é melhor manter os cintos apertados porque a semana que vem deve ser de bastante volatilidade também.
De forma análoga, se a coisa estava monótona ontem e continuou assim hoje, a tendência é que pouca coisa mude amanhã.
Esse sistema se retroalimenta por um tempo — às vezes meses ou anos — até que surge algum evento de quebra, capaz de fazer um período de baixa volatilidade se transformar em um cluster de volatilidade elevada.
Em termos práticos, essa transição pode ser bastante lucrativa, especialmente para quem negocia opções, e apesar de a identificação dessas mudanças ser tarefa muito difícil, tenho bons motivos para acreditar que estamos vivendo exatamente esse momento.
Leia Também
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
Depois de anos de volatilidade irreconhecivelmente baixa na bolsa, os fatores Donald Trump e fluxo gringo parecem finalmente estar quebrando essa dinâmica para os ativos brasileiros — e olha que não chegamos nos cortes da Selic e nas eleições ainda.
Volatilidade do Índice Brasil Amplo (Ibra) subindo rapidamente depois de anos de queda

Essa quebra de paradigma tem se traduzido em uma série de recordes para o Ibovespa e inúmeros ganhos com opções para os assinantes do Flash Trader — como SMALB118 (+441%), LRENB144 (+236%) e TIMSB252 (228%), apenas para citar alguns neste início de 2026.
A melhor parte é que, de acordo com Mandelbrot, podemos estar apenas no início de um período muito promissor para quem gosta de opções.
Caso interesse, nossa equipe desenvolveu diversas ferramentas gratuitas para te ajudar a encontrar as melhores opções disponíveis no mercado basta fazer um simples cadastro para começar a utilizá-las.
A vida imita a Bolsa?
Mas o mais curioso de toda essa história de clusters de volatilidade é que, se você parar para pensar, ela não é muito diferente do que acontece em nossas vidas.
Às vezes passamos anos e anos vivendo as mesmas coisas, com as mesmas pessoas, indo para os mesmos lugares, pegando o mesmo santo caminho para o trabalho todos os dias, e começamos a achar que essa baixa volatilidade veio para ficar.
De repente a vida te dá um soco na boca e todos os seus planos meticulosamente calculados por anos voam pela janela.
Mas antes de achar que isso é ruim, lembre-se dos recordes do Ibovespa e dos ganhos com opções. Depois de anos de calmaria, a volatilidade chegou — e isso pode ser uma boa notícia, meu bem.
A vida imita a Bolsa?
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O caso dos CEOs bumerangue, a disputa eleitoral e o que movimenta os mercados hoje
30 de setembro de 2026 - 8:34O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O voto na curva de juros, o plano de R$ 1 bilhão da SkyFit e o que mais movimenta as bolsas hoje
29 de setembro de 2026 - 8:17O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia do Inter, segundo seu CEO, o novo impasse entre EUA e Irã e o que mais move os mercados hoje
28 de setembro de 2026 - 8:09DÉCIMO ANDAR
O desconto dos FIIs de shopping conta toda a história? Entenda os riscos e veja um fundo imobiliário do segmento para investir agora
27 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Qual será o novo imposto sobre bens e serviços, a carteira de ações para as eleições e as conversas entre EUA, Irã e China: o que move o mercado hoje
25 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Quer saber como construir uma carteira preparada para as eleições? É mais fácil do que você imagina
25 de setembro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O sumiço das LCIs e LCAs com rendimentos de 95% a 100% do CDI, a nova guerra do mercado automotivo e o que mais ler hoje
24 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Dólar x real — tem mais ainda para colhermos no câmbio
23 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Tubarões saem dos FIIs, o título que ainda paga IPCA+ 14% ao ano, o acordo entre Trump e Irã: o que move o mercado hoje
23 de setembro de 2026 - 8:30AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO