🔴 MASTERCLASS GRATUITA: INVISTA MELHOR USANDO O CLAUDE – FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TREMERAM NA BASE

Sanções de Biden não assustam e bolsa da Rússia sobe até 16% — mas o desempenho na semana de início da guerra manda recado a Putin

Em resposta às medidas econômicas contra o país, o BC russo afirmou que prepara uma série de medidas para conter o impacto criado pela Casa Branca

Bolsas da Rússia avançam hoje, mas desempenho em semana de guerra é negativo
Os investidores mandaram um recado: guerra não faz bem aos mercados. Imagem: Shutterstock

As medidas econômicas para conter o avanço russo sobre a Ucrânia chegaram a empolgar os índices americanos, mas fizeram pouco efeito nas primeiras horas do pregão na Rússia. Por lá, as bolsas registram altas de até 16% na manhã desta sexta-feira (25). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 9h, o RTSI, índice constituído pelas 50 maiores ações do país, avançava 16,76%, aos 868,10 pontos. No mesmo horário, o MOEX, principal índice da bolsa russa, saltava 11,97%, aos 2.305,39 pontos.

[captacao]

Bolsa em alta? Não se engane

Apesar do desempenho positivo de hoje, o MOEX acumula perdas de 33,21% na semana em que o país iniciou uma investida contra seu vizinho.

Vale ressaltar que boa parte dessa queda foi registrada ontem (24) após o anúncio de que os primeiros mísseis caíram na Ucrânia. O principal índice da bolsa russa chegou a despencar cerca de 40% em um determinado momento do dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De maneira semelhante, o RTSI também tem um desempenho fraco nos últimos dias, caindo cerca de 39,7% até o momento.

Leia Também

PECHINCHAS NA BOLSA

Tombo da Bolsa após as eleições abre oportunidades, e Itaú BBA lista 7 ações para incluir na carteira agora

A RAZÃO DA QUEDA

A derrocada da bolsa: estudo mostra que crises globais estão por trás dos maiores tombos do Ibovespa

Biden contra a economia russa

As medidas de Joe Biden para conter o avanço da Rússia são mais de caráter econômico do que militar — a própria Otan já informou que não deve enviar tropas para a região. 

O chefe da Casa Branca disse que a totalidade das penalidades visa US$ 1,4 trilhão em ativos e incluirá medidas específicas contra bancos russos como VTB Bank. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin contra Biden

Em contrapartida, o banco central russo afirmou que está comandando os primeiros passos de Moscou contra a investida do Ocidente para sufocar o conflito no leste da Ucrânia. 

A autoridade monetária indicou que vai fornecer todo o apoio às instituições financeiras sancionadas e foi além: irá intervir no mercado de câmbio pela primeira vez em anos e tomar medidas para controlar a volatilidade.

Nos últimos dias, o rublo russo se desvalorizou cerca de 6,98% em relação ao dólar americano.

Rússia e um amigo de peso

O medo de punições econômicas por parte dos Estados Unidos deve perder ainda mais força após o anúncio de que a China deve manter o comércio com Rússia e Ucrânia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores da China disse ontem que o comércio do país com a Rússia e a Ucrânia permanecerá “normal” e se recusou a chamar o ataque de “invasão”.

Enquanto isso, a agência alfandegária aprovou a importação de trigo da Rússia.

Mas, de acordo com a CNBC, o comércio da China com a Rússia não é suficiente para compensar o impacto dos EUA e sanções europeias a Moscou, de acordo com a Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ibovespa, bolsa, dólar 26 de outubro de 2026 - 12:29
Touro da B3 triste 26 de outubro de 2026 - 12:10
26 de outubro de 2026 - 10:48
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 25 de outubro de 2026 - 22:48
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 25 de outubro de 2026 - 11:00
Montagem que traz Lula do lado esquerdo. No centro, Bruno Di Giacomo, sócio fundador e CEO da Nero Capital. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. No pé da imagem, a pergunta: Pós-eleições: oportunidades à vista? 23 de outubro de 2026 - 18:56
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 23 de outubro de 2026 - 17:53
imóveis 23 de outubro de 2026 - 14:28
Lojas Quero-Quero (LJQQ3) 23 de outubro de 2026 - 13:13
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 22 de outubro de 2026 - 19:45
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 22 de outubro de 2026 - 14:32
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 22 de outubro de 2026 - 11:00
20 de outubro de 2026 - 15:07
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar