Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais digerem ata do Fed, enquanto Ibovespa pega carona em recuperação limitada

Sem maiores indicadores para o dia, os investidores acompanham palestras de Campos Neto, Paulo Guedes e Arthur Lira hoje

Homem prestes a tomar sal de frutas, bolsas reagem com indigestão às eleições; Iboespa reage às eleições e exterior cai hoje
Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa esta semana. Imagem: LightField Studios/Shutterstock

A agenda vazia é a panela do diabo. A livre adaptação do velho ditado seria uma boa definição para a sessão de hoje no Ibovespa. Ao longo da semana, o principal índice da bolsa brasileira perdeu a maior parte do fôlego do rali que o levou de volta à marca dos 113 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De grão em grão, entretanto, o Ibovespa continuou recuperando terreno pouco a pouco nos últimos dias. Assim, a bolsa brasileira vem registrando altas discretas mesmo diante de um cenário no mínimo desafiador.

A temporada de balanços das maiores empresas da bolsa terminou na segunda-feira, a agenda da semana não ajuda e levanta uma questão: até quando o Ibovespa vai sustentar a alta sem gatilhos que afastem da cabeça dos investidores a possibilidade de realizar os ganhos de mais de 10% acumulados de 15 de julho até ontem?

Na ausência de indicadores e de eventos corporativos relevantes, a tendência é que em algum momento o Ibovespa caminhe a reboque das bolsas estrangeiras. E isso não é muito bom hoje.

Os índices futuros de Nova York encontram dificuldade para sair da linha d’água em um dia no qual os investidores repercutem a ata da última reunião do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse cenário, as bolsas internacionais tentam segurar o viés de alta pela manhã. Ainda que limitados, os índices futuros de Wall Street avançam, enquanto as praças na Europa tentam firmar um único sinal. 

Leia Também

FLUXO ESTRANGEIRO

ETFs puxam gringos para os FIIs — mas vale seguir o caminho do dinheiro estrangeiro? Saiba como investir nos fundos de investimentos globais

MAIS SAÚDE PARA A AÇÃO

Alta no Ibovespa: bancão aponta 5 motivos para apostar na Hypera (HYPE3) e corta recomendação de queridinha do mercado

Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa nesta quinta-feira (18):

Bolsas não gostaram da ata do BC americano

No documento publicado na tarde de ontem (17), os diretores do Fed admitem a necessidade de continuar aumentando os juros para controlar a inflação — ainda que a economia desacelere.

E isso definitivamente não é bom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, eles indicam a possibilidade de diminuir o ritmo da alta dos juros. Mas isso só vai acontecer se os indicadores econômicos previstos para as próximas semanas nos Estados Unidos sustentarem tal decisão.

Enquanto a divulgação desses números não ocorre, permanecem no radar falas de representantes do BC americano ao longo do dia. Os investidores buscarão um sinal mais bem definido do futuro dos juros por lá. 

Ibovespa e a campanha eleitoral

Enquanto isso, a campanha eleitoral segue em meio à divulgação de notícias com potencial de mexer com os mercados. Uma reportagem do portal Metrópoles revela que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender abertamente um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito em outubro.

A discussão transcorreu em um grupo de WhatsApp que reúne empresários do porte de Luciano Hang (Havan), Afrânio Barreira (Coco Bambu), José Isaac Peres (Multiplan), José Koury (Barra World Shopping), Ivan Wrobel (W3 Engenharia) e Marco Aurélio Raymundo (Mormaii).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) contra os empresários.

(Contra)golpe

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência da República, sugeriu um boicote dos consumidores a produtos e serviços em punição a esses empresários.

Ao mesmo tempo, a Polícia Federal pediu a prorrogação de um inquérito contra Bolsonaro por considerar que o presidente cometeu crimes ao fazer uma associação falsa entre a vacinação contra covid-19 e o desenvolvimento da aids.

Agenda dos candidatos hoje

Ainda nesta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a um evento em Minas Gerais, onde apoia Alexandre Kalil (PDT) para o governo de Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do mesmo modo, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) irá para São José dos Campos, para uma motociata em apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu apadrinhado para São Paulo. 

Já Ciro Gomes dedica a manhã para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Bolsa hoje: agenda do dia

  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
  • Banco Central: Roberto Campos Neto, presidente do BC, palestra no BTG Pactual - Macro Day 2022, evento aberto à imprensa online (10h30)
  • Concessionárias: 7ª rodada de concessões aeroportuárias na B3 (14h)
  • Congresso Nacional: Presidente da Câmara, Arthur Lira, participa do BTG Pactual - Macro Day 2022, aberto à imprensa online (14h45)
  • Conselho Monetário Nacional: Reunião do CMN (15h)
  • Ministério da Economia: Ministro da Economia, Paulo Guedes, palestra no BTG Pactual - Macro Day 2022, aberto à imprensa online (16h)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS (JBSS3) 13 de maio de 2026 - 11:40
Ações Ibovespa Brasil 12 de maio de 2026 - 19:31
11 de maio de 2026 - 13:20
small caps índice smll bolsa brasileira b3 smal11 9 de maio de 2026 - 12:58
b3 dinheiro bolsa brasileira investimentos ações 8 de maio de 2026 - 14:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia