🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-14T08:02:16-03:00
Camille Lima
DE OLHO NA BOLSA

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais aumentam cautela antes da reunião do Fed; Ibovespa acompanha Bolsonaro e Guedes em evento de privatização da Eletrobras

Por aqui, os investidores têm no radar a cerimônia de privatização da Eletrobras na B3 e a divulgação do volume de serviços de abril pelo IBGE

14 de junho de 2022
8:02
Touro e Urso, símbolos da bolsa, brigam no mercado financeiro em queda
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Sei que não é o que você gostaria de ouvir nesta gelada terça-feira (14) de manhã, mas a luta contra o pavoroso dragão da inflação ainda não chegou ao fim — e isso continua mexendo com as bolsas internacionais e com os seus investimentos

Não estamos falando de um episódio de loucura de Dom Quixote, que atacou moinhos de vento pensando que eram uma criatura monstruosa. Muito pelo contrário, na verdade. O animal é um temor real dos investidores há algum tempo, e com motivos para tal.

O monstro que vem sobrevoando a economia global e atacando com bolas de fogo os mercados financeiros globais agora reuniu em seu ‘exército’ ursos para ajudá-lo no ataque, e Wall Street foi quem recebeu os piores golpes ontem.

Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão em Nova York em um verdadeiro bear market pela segunda vez no ano, novamente coberto por chamas. Mas devo destacar que a batalha não ficou restrita à terra do Tio Sam. 

Nem mesmo o Ibovespa escapou dos arranhões dos grandes ursos ontem. O principal índice da B3 fechou em queda de 2,73%, aos 102.598 pontos — o oitavo pregão negativo da bolsa brasileira.

O que esperar hoje

O dragão que paira sobre os mercados está aguardando novas informações para seguir travando a batalha em solo norte-americano. Hoje serão divulgados os dados mais recentes de inflação nos Estados Unidos, com o índice de preços ao produtor (PPI) em maio saindo agora pela manhã.

A inflação americana pode fazer com que o Federal Reserve (Fed, obanco central dos EUA) mude a estratégia de combate ao monstro alado e escolha por uma elevação de juros mais agressiva que o esperado. Hoje é apenas o primeiro dia da reunião de política monetária do Fed, mas a decisão do BC está reservada para esta quarta-feira (15). 

Mais cedo nesta terça, a agenda de indicadores contou com o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha, que subiu 7,9% em maio frente ao mesmo mês de 2021, em linha com o esperado. 

Hoje ainda temos grandes destaques que movimentam os mercados. Por aqui, os investidores têm no radar a cerimônia de privatização da Eletrobras na B3, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. O Seu Dinheiro fará a cobertura completa do evento durante o dia.

Na agenda interna de indicadores, será divulgado o volume de serviços de abril. No exterior, a China publicará os dados de produção industrial e vendas no varejo em maio no fim do dia. 

Bolsas pelo mundo

A grande batalha entre ursos e touros em Wall Street pressiona intensamente os mercados hoje. Na Ásia, as bolsas encerraram o pregão desta terça-feira sem rumo definido.

As bolsas na Europa até tentaram se recuperar das quedas da última sessão nas primeiras horas desta manhã, mas o otimismo não foi suficiente para afastar os grandes ursos e a volatilidade dos mercados acionários europeus, que passaram a amargar perdas. 

Em Wall Street, a situação é oposta. Após um verdadeiro banho de sangue nos índices norte-americanos ontem, os futuros das bolsas de Nova York começaram o dia com bom humor, à espera da inflação ao produtor (PPI) em maio.

Agenda econômica

  • Zona do Euro: Produção industrial em abril (6h)
  • IBGE: Volume de serviços em abril (9h)
  • Estados Unidos: Inflação ao produtor (PPI) em maio (9h)
  • Brasil: Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes, participam de evento de privatização da Eletrobras na B3 (12)
  • China: Produção industrial e vendas no varejo em maio (23h)
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies