Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-03-12T20:04:33-03:00
Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
E lá vamos nós

Pesquisa XP/Ipespe mostra Bolsonaro e Lula empatados e Moro como o único que derrota o presidente no 2º turno

Levando em conta a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os dois candidatos estariam em um empate técnico.

12 de março de 2021
17:17 - atualizado às 20:04
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão empatados tecnicamente em uma possível disputa pela Presidência em 2022, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (12).

Leia também:

No relatório, Bolsonaro teria 27% das intenções de voto, e Lula teria 25%, no primeiro turno da disputa. Levando em conta a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os dois candidatos estariam em um empate técnico.

Vale ressaltar que este foi o primeiro levantamento XP/Ipespe após a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, de restabelecer os direitos políticos de Lula, tornando-o elegível novamente.

Ainda no primeiro turno, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro teria 10%, Ciro Gomes (PDT) teria 9% e o apresentador Luciano Huck teria 6%. Os demais candidatos somam 10%, enquanto os votos em branco e nulo chegam a 13%.

Segundo turno continua em impasse

Em um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o cenário continua em empate técnico. O atual presidente marca 41%, enquanto o ex-presidente bateria 40%.

Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro estaria à frente de Fernando Haddad (PT) (40% a 36%), Huck (37% a 32%), Ciro Gomes (39% a 37%), Guilherme Boulos (40% a 30%) e do tucano João Doria (39% a 29%). Contra Moro, seu ex-ministro da Justiça, Bolsonaro aparece numericamente atrás (31% a 34%).

O 'X' da questão, "taokei"?

O ponto que principalmente deveria chamar a atenção de Jair Bolsonaro não é o empate com Lula ou a eventual perda para Moro, mas sim o desejo de mudança entre os entrevistados.

De acordo com a pesquisa, 52% prefeririam votar em um candidato que "mude totalmente a forma como o Brasil está sendo administrado". Já outros 29% prefeririam alguém que "mude um pouco". E somente 15% gostariam de alguém que "dê continuidade à forma atual".

A pesquisa entrevistou 800 pessoas por telefone com pesquisadores treinados, entre os dias 9 e 11 de março.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Podcast Mesa Pra Quatro

De corretor de investimentos a árbitro e comentarista de futebol: conheça a trajetória de Arnaldo Cézar Coelho

O ex-árbitro e ex-comentarista de futebol é o convidado do podcast Mesa Pra Quatro. Ele conta como sua mãe influenciou a investir em imóveis e fala sobre a sua trajetória no mercado financeiro, um lado que poucos conhecem – confira agora

nome limpo na praça

Boa Vista (BOAS3): Itaú BBA inicia cobertura com ‘compra’ e potencial de alta de 27%

Preço-alvo para 2022 foi estabelecido em R$ 15,50, apoiado na tese de crescimento da companhia e do mercado de serviço de informações de crédito

de olho na inovação

Bitcoin é ineficiente como moeda e bom apenas para especulação, diz ‘Papa’ do valuation

Damodaran disse que a importância que tem sido dada ao bitcoin é desproporcional em relação ao seu papel na economia e minimizou a adoção da criptomoeda por El Salvador

entrevista

Para economista-chefe do Santander Brasil, flexibilização do teto de gastos já é uma realidade

É preciso entender a dinâmica do momento para não entrar em escaladas “otimistas” ou “pessimistas”, diz Ana Paula Vescovi

pós-fusão

Ações da Hering (HGTX3) deixam de ser negociadas na B3 a partir desta segunda (20)

Transferência de papéis faz parte do acordo de fusão entre as companhias; Soma comprou a Hering em abril

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies