⚽️ Brasil e Portugal jogam para se evitar nas oitavas-de-final; veja os jogos de hoje na Copa do Mundo

Cotações por TradingView
2021-03-12T20:04:33-03:00
Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
E lá vamos nós

Pesquisa XP/Ipespe mostra Bolsonaro e Lula empatados e Moro como o único que derrota o presidente no 2º turno

Levando em conta a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os dois candidatos estariam em um empate técnico.

12 de março de 2021
17:17 - atualizado às 20:04
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro; como eleições movimentam bolsas e o Ibovespa
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão empatados tecnicamente em uma possível disputa pela Presidência em 2022, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (12).

Leia também:

No relatório, Bolsonaro teria 27% das intenções de voto, e Lula teria 25%, no primeiro turno da disputa. Levando em conta a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os dois candidatos estariam em um empate técnico.

Vale ressaltar que este foi o primeiro levantamento XP/Ipespe após a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, de restabelecer os direitos políticos de Lula, tornando-o elegível novamente.

Ainda no primeiro turno, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro teria 10%, Ciro Gomes (PDT) teria 9% e o apresentador Luciano Huck teria 6%. Os demais candidatos somam 10%, enquanto os votos em branco e nulo chegam a 13%.

Segundo turno continua em impasse

Em um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o cenário continua em empate técnico. O atual presidente marca 41%, enquanto o ex-presidente bateria 40%.

Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro estaria à frente de Fernando Haddad (PT) (40% a 36%), Huck (37% a 32%), Ciro Gomes (39% a 37%), Guilherme Boulos (40% a 30%) e do tucano João Doria (39% a 29%). Contra Moro, seu ex-ministro da Justiça, Bolsonaro aparece numericamente atrás (31% a 34%).

O 'X' da questão, "taokei"?

O ponto que principalmente deveria chamar a atenção de Jair Bolsonaro não é o empate com Lula ou a eventual perda para Moro, mas sim o desejo de mudança entre os entrevistados.

De acordo com a pesquisa, 52% prefeririam votar em um candidato que "mude totalmente a forma como o Brasil está sendo administrado". Já outros 29% prefeririam alguém que "mude um pouco". E somente 15% gostariam de alguém que "dê continuidade à forma atual".

A pesquisa entrevistou 800 pessoas por telefone com pesquisadores treinados, entre os dias 9 e 11 de março.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

NA TERRA DO TIO SAM

Só o filé: JBS (JBSS3) compra empresa norte-americana TriOak Foods e amplia presença nos EUA; ações disparam na B3

2 de dezembro de 2022 - 12:38

Compradora exclusiva dos suínos da produtora desde 2017, a aquisição fortalece a capacidade da JBS de fornecer produtos suínos de alta qualidade aos consumidores dos EUA

DE OLHO NAS REDES

Elon Musk quer curar a cegueira e fazer tetraplégicos andarem com um chip cerebral: testes em humanos já têm prazo — e o próprio bilionário deve ser a cobaia

2 de dezembro de 2022 - 11:14

O bilionário deu prazo de seis meses para os testes em humanos de seu chip cerebral começarem

COISA DE CINEMA

O crime perfeito: ataque hacker em criptomoedas leva a roubo de US$ 5 milhões, faz token ‘desaparecer’ e Binance a suspender negociações

2 de dezembro de 2022 - 10:52

Uma falha no protocolo Ankr (ANKR) permitiu a “emissão infinita” de tokens e fez uma criptomoeda da rede Binance Smart Chain despencar a quase zero

JCP

Itaúsa (ITSA4) vai pagar juros sobre capital próprio — saiba datas dos pagamentos e valores

2 de dezembro de 2022 - 10:42

Em evento realizado na quinta-feira (1), executivo da Itaúsa (ITSA4) falou sobre a possibilidade de voltar a pagar dividendos históricos

É REPRISE?

Elon Musk bane conta de Kanye West no Twitter outra vez — e o rapper Ye também não terá mais uma rede social para chamar de sua

2 de dezembro de 2022 - 10:38

Segundo o chefe do Twitter, a mais nova publicação problemática do cantor quebrou as regras da plataforma de mídia social sobre “incitação à violência”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies