🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

2022-09-12T10:11:00-03:00
Estadão Conteúdo
ELEIÇÕES 2022

Um novo significado de ‘imbrochável’: Jair Bolsonaro explica coro em discurso de 7 de setembro

Em transmissão nas redes sociais, Jair Bolsonaro explicou que o coro seria uma alusão ao fato de resistir a supostos ataques diários contra seu governo

9 de setembro de 2022
9:48 - atualizado às 10:11
bolsonaro eleições
Imagem: Reuters/Adriano Machado

O discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na quarta-feira (7), em Brasília, deu o que falar mundo afora.

Enquanto o presidente parava o discurso para aplausos, seus apoiadores iniciaram um coro de "imbrochável", ecoado aos gritos por Bolsonaro. O que leva à dúvida: o que o chefe de Estado quis dizer com essa afirmação?

Imbrochável: Um sinônimo de resiliência?

Durante transmissão em suas redes sociais durante a noite de ontem, Jair Bolsonaro explicou o que o coro repetido por ele mesmo teria realmente significado.

Segundo o presidente, a alcunha não teria sido uma autoafirmação de virilidade, mas sim seria uma alusão ao fato de resistir a supostos ataques diários contra seu governo.

"Eu sou 'imbrochável' porque eu resisto, porque eu não vou dar para trás. Porque nós reagimos como estamos fazendo. Vou reagir a tudo isso", afirmou durante transmissão nas redes sociais na noite de quinta-feira .

O coro sobre virilidade tornou-se um dos pontos mais comentados do dia e foi alvo de piadas nas redes sociais.

As polêmicas do discurso de Jair Bolsonaro

Além dos comentários sobre o coro de "imbrochável", o presidente Jair Bolsonaro ainda foi criticado por uma atitude machista durante a celebração do Bicentenário.

As críticas dizem respeito à comparação feita pelo chefe de Estado entre a primeira-dama Michelle Bolsonaro com Janja, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quando comentando sobre o episódio, Bolsonaro negou ter sido misógino em suas falas.

Outro ponto apontado durante a transmissão foi um ataque que o presidente teria feito ao Judiciário brasileiro. Em live ontem, Bolsonaro negou ter atacado o poder judiciário durante discursos no 7 de Setembro.

"O que é que eu ameacei, meu Deus do céu? Qual foi a ameaça? Eu falei o nome de algum ministro do Supremo? Eu falei em Tribunal Superior Eleitoral?", questionou, ao citar matéria de um jornal.

Assista a seguir a íntegra da transmissão semanal de Bolsonaro:

Bolsonaro fez campanha nos discursos de 7 de setembro?

Os partidos da oposição acusam Jair Bolsonaro de ter cometido crime eleitoral ao usar a máquina pública para transformar as festividades do Bicentenário de Independência em comício.

O PT deve acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente por abuso de poder político e econômico. Enquanto isso, o PDT solicitou a inelegibilidade do candidato à reeleição pelo mesmo crime.

Durante a transmissão de ontem, o presidente rebateu tais críticas sobre ter utilizado a data cívica para fazer campanha eleitoral, com uso de recursos públicos.

"Não gastei um centavo, paguei todas as despesas. Houve uma separação clara entre o ato cívico-militar e o ato lá de fora. Eu convidei todas as autoridades de Brasília. Por exemplo, no Supremo Tribunal Federal, eu convidei todos os 11 ministros. Convidamos chefes de outros Poderes. Não estava proibido ninguém de ir nesse evento", disse Bolsonaro.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies