⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula e Bolsonaro querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-09-03T14:27:56-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe: Lula é o único candidato que avança — petista segue líder com 44% das intenções de voto; confira os números

O presidente Jair Bolsonaro (PL), o pedetista Ciro Gomes e a senadora Simone Tebet (MDB) permaneceram estacionados em relação ao último levantamento, feito no dia 31 de agosto

3 de setembro de 2022
14:27
Lula vs Bolsonaro como homem de ferro e capitão américa
Montagem mostra Lula vs Bolsonaro como Homem de Ferro e Capitão América - Imagem: Shutterstock / Filme Capitão América Guerra Civil / Marcos Corrêa-PR / montagem Brenda Silva

Se na pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (01) a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL) diminuiu, o mesmo não aconteceu no levantamento divulgado neste sábado (03) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). 

Feito em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), a sondagem traz Lula com 44% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. 

A distância entre os dois principais candidatos à presidência passou de oito para nove pontos. 

Na pesquisa anterior do Ipespe, divulgada no dia 31 de agosto, Lula tinha 43% das intenções de voto e Bolsonaro estava com os mesmos 35%. 

Em um segundo turno, Lula aparece com 53% das intenções de voto e Bolsonaro com 38%. Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam 2%.

Além de Lula e Bolsonaro…

Bem longe de Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), aparece em terceiro lugar com 9% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) ocupa a quarta posição, com 5%. 

Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) 1% cada um. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 3% e não sabem ou não responderam, 2%. 

Ciro Gomes e Simone Tebet ficaram estacionados com relação à pesquisa anterior, com os mesmos 9% e 5%, respectivamente. 

O mesmo aconteceu com Felipe D’Ávila, que já tinha 1%. Soraya Thronicke não aparecia no levantamento anterior. 

O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, continua à frente, com 44%, em mais uma rodada da pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado, 03. Jair Bolsonaro (PL) segue na segunda posição, com 35%, e Ciro Gomes (PDT) em terceiro, com 9%.

O Ipespe ouviu 1.100 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Debate na mira

As pesquisas divulgadas nos últimos dias estavam sendo bastante aguardadas porque são as primeiras depois da sabatina do Jornal Nacional, da TV, e do debate na Band — do qual Simone Tebet foi considerada a grande vencedora. 

Havia uma tensão no ar com relação à participação de Bolsonaro, especialmente no debate do último domingo (28), com  membros da campanha temendo a reação do atual presidente diante de provocações dos rivais. 

Na ocasião, eles chegaram a citar o jeito debochado de Ciro Gomes e o posicionamento combativo de Simone Tebet, baseado na participação da senadora na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19. 

No debate, Bolsonaro foi agressivo ao comentar uma pergunta da jornalista Vera Magalhães dirigida a Ciro Gomes sobre o tema vacinas. 

“Vera, eu não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas ao meu respeito, você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, afirmou o candidato à reeleição.

Na sequência, Bolsonaro direcionou falas agressivas contra Simone Tebet (MDB). “A senhora é uma vergonha no Senado Federal. E não estou atacando mulheres, não. Não venha com essa historinha de se vitimizar.”

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

A FORÇA DO VENTO

Copel (CPLE6) desembolsa R$ 1,8 bilhão por complexos eólicos no Rio Grande do Norte; veja detalhes

6 de outubro de 2022 - 19:49

A companhia destaca que os dois complexos estão um região que é considerada como “uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica”

ELEIÇÕES 2022

Lula cede espaço para Bolsonaro no Nordeste e perde 9 pontos, segundo pesquisa Genial/Quaest

6 de outubro de 2022 - 19:25

O petista ainda segue liderando as intenções de voto na região onde sempre foi líder absoluto nas pesquisas, mas avanço do rival é um movimento significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa emplaca mais uma alta, a disparada da Mobly (MBLY3) e o Nobel de Literatura; confira os destaques do dia

6 de outubro de 2022 - 18:51

Ao longo desta semana, o Ibovespa e os principais índices de Wall Street estão seguindo caminhos distintos.  Enquanto na B3 a alta do petróleo e a repercussão positiva do primeiro turno das eleições seguem levando a bolsa a patamares cada vez mais próximos dos 120 mil pontos, Nova York continua de olho na inflação e […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa pega carona com o petróleo mais uma vez e vai na contramão de NY; dólar também avança

6 de outubro de 2022 - 18:35

Embora o dólar tenha acompanhado a tensão internacional, o Ibovespa voltou a ir na contramão de Nova York com a ajuda do petróleo

UM PÉ NO TÚMULO

Fundo imobiliário MFII11 volta ao ramo de cemitérios com compra de participação em consórcio de serviços funerários

6 de outubro de 2022 - 18:26

O FII detém 35% do Consórcio Cortel São Paulo, responsável pela gestão, operação, manutenção e exploração de cinco cemitérios na capital paulista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies