Petrobras tem queda de 5% na produção, após venda de ativos
Empresa avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi "sólido" e diz que registrou uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19

A Petrobras registrou uma queda anual de 5% na produção do primeiro trimestre deste ano, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed).
Em relação ao quarto trimestre, a produção aumentou 3,1%, segundo relatório da empresa divulgado nesta terça-feira (27). O documento antecede o balanço dos três primeiros meses de 2021, que a companhia torna público no próximo dia 13.
A Petrobras avalia que o desempenho operacional do primeiro trimestre foi "sólido" e diz que houve uma quantidade menor de paradas nas plataformas do pré-sal por causa da covid-19, em relação ao trimestre anterior.
A empresa informou também uma continuidade do ramp-up (aumento de produção) da plataforma P-70, no campo de Atapu.
Foco no pré-sal
A baixa anual registrada pela Petrobras reflete os desinvestimentos concluídos recentemente, que levam a um "declínio natural de produção", de acordo com a empresa.
Leia Também
A Petrobras tem vendido ativos para reduzir o endividamento e concentrar esforços em projetos de exploração e produção, principalmente em águas profundas e ultra profundas — como é o caso do pré-sal.
No primeiro trimestre, a produção da companhia no pré-sal representou 69% do total produzido, 1,90 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Há um ano, a fatia representava 63%.
A produção nas plataformas do campo de Búzios aumentou 14%, devido principalmente à maior eficiência e à estabilização das unidades, diz a empresa.
"Registramos, também, aumento da produção no campo de Tupi, devido ao término do ramp-up da P-67, e nos campos de Berbigão, Sururu e Atapu, com a continuidade do ramp-up das plataformas P-68 e P-70".
Derivados
A Petrobras diz que as vendas de derivados no mercado interno alcançaram 1.667 milhões de barris ao dia (Mbpd) e o fator de utilização (FUT) atingiu 80%, 1 ponto percentual acima do primeiro trimestre do ano passado.
As vendas no primeiro trimestre apresentaram queda em relação ao final do ano passado devido à sazonalidade e aos impactos decorrentes da intensificação de medidas restritivas, diz a empresa.
Por outro lado, houve aumento da participação da companhia no mercado de diesel e gasolina.
Na base anual, a Petrobras registrou crescimento de 2,3% nas vendas, destacando-se o aumento nas vendas de diesel entre os períodos.
Exportações
Segundo a petroleira, a exportação líquida caiu 53,5% na base anual, com redução nas exportações e aumento nas importações de petróleo e derivados (principalmente diesel). Houve baixa de 43,2% sobre o quarto trimestre.
A queda nas exportações de petróleo foi decorrente da menor produção de óleo no final do quatro trimestre, período em que foi retomada a campanha de paradas programadas das plataformas que não puderam ser efetuadas nos meses anteriores, diz a empresa.
O aumento nas importações de petróleo e diesel ocorreu devido às paradas programadas nas refinarias.
PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?
Nubank (ROXO34) nega compra bilionária de fintech britânica Monzo após tombo em NY; ações sobem forte no pré-mercado
1 de outubro de 2026 - 9:35PANDA BONDS
A operação bilionária da Vale (VALE3) na China: mineradora conta os planos dessa estreia
30 de setembro de 2026 - 19:53BANCOS