Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CAMPANHA PELA PRIVATIZAÇÃO

Petrobras (PETR4): estatal lucrativa ou bomba no colo do governo? Para Guedes, empresa não ‘satisfaz’ ninguém

O ministro da Economia sinalizou que o Estado deveria vender de vez a companhia antes que a Era do petróleo chegue ao fim

Bolsonaro Guedes Petrobras v2
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Paulo Guedes - Imagem: Montagem Andrei Morais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a questionar as vantagens de se manter a Petrobras (PETR4) como uma empresa estatal, mas listada em Bolsa. Ele já declarou diversas vezes que gostaria de privatizar de vez a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A estatal listada em Bolsa ajuda a sociedade, derruba os preços e acaba quebrando, como no governo passado? Ou vira de mercado, bota o preço lá em cima e - entre aspas - aperta o consumidor, como está acontecendo agora com o petróleo? A Petrobras não satisfaz ninguém, e a bomba fica no colo do governo", afirmou Guedes.

Ele sinalizou que o Estado deveria vender de vez a companhia antes que a Era do petróleo chegue ao fim. "O mundo inteiro está indo em direção ao verde e ao digital. O futuro não é com a mão suja de graxa, como diz um ex-presidente aí que fala que quer a Petrobras de volta. De volta para que para saquear? Para que, se o futuro é verde? Vai morrer sentado em cima desse petróleo valendo zero", disse.

Para ele, a Petrobras está sob risco, porque daqui a "cinco ou dez anos", o mundo fará a migração para o carro elétrico. "Até os Emirados Árabes fizeram melhor, tiraram o petróleo e fizeram cidades no deserto. Mas nós não tiramos o petróleo do chão na velocidade necessária para erradicar a pobreza", completou.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro se queixam dos aumentos de preços nos combustíveis feitos pela estatal, que atrela o valor ao mercado internacional (dólar e cotação do petróleo). Bolsonaro já disse que pretende mudar a política de preços da estatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elogio para outras estatais

Guedes participou da divulgação do Indicador de Governança das Estatais, que verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. No total, 60 estatais foram avaliadas, sendo 45 de controle direto e 15 subsidiárias.

Leia Também

MERCADO IMOBILIÁRIO

MRV acerta venda de ativos nos EUA e avança em plano de US$ 380 milhões em desinvestimentos

ATENÇÃO, ACIONISTA

Dividendos obrigatórios: Rede D’Or aprova R$ 400 milhões em JCP; veja quem tem direito ao pagamento

O ministro elogiou o desempenho das estatais no governo Bolsonaro, mas considerou que "não se pode relaxar" para que esses resultados positivos se percam. "As estatais bem geridas geram excelentes resultados, que vão pelo ralo quando carregam as estatais deficitárias", completou.

Mais uma vez o ministro defendeu a venda de ativos da União que seriam menos rentáveis que a própria rolagem da dívida pública. "Temos R$ 2 trilhões em ativos e o povo comendo ossos, tem algo errado. O povo passando fome e a nós nos endividando em bola de neve carregando ativos menos rentáveis que dívida", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Vale Xerém - RJ - CTSS (Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis).Foto da Fachada com a logo da Vale (VALE3) em destaque. 22 de junho de 2026 - 11:00
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos 22 de junho de 2026 - 10:24
Celular com logo Nubank 20 de junho de 2026 - 15:03
Escritório da Cosan (CSAN3). 19 de junho de 2026 - 19:30
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 19 de junho de 2026 - 17:35
Nova sede do QuintoAndar, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo — Foto: Divulgação 19 de junho de 2026 - 14:03
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 19 de junho de 2026 - 13:04
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 18 de junho de 2026 - 16:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar