🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

A maldição do IGP-M nos fundos imobiliários, Stuhlberger e outros destaques do dia

26 de abril de 2021
9:02 - atualizado às 14:02

Dizem que para todo problema complexo existe uma solução simples — e errada. Esse me parece ser o caso da disparada da inflação medida pelo IGP-M.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice medido pela Fundação Getulio Vargas (ou Fundação Gil do Vigor, em tempos de Big Brother Brasil) é conhecido como a “inflação do aluguel”, por ser usado como indexador de reajuste em boa parte dos contratos de locação.

O problema é que a variação do IGP-M é influenciada principalmente pelos preços no atacado, que refletem a variação do dólar. Com a disparada da moeda norte-americana, o índice se descolou do resto da economia e acumula uma alta de 31,10% nos últimos 12 meses.

O amplo uso do IGP-M ainda é uma “herança maldita” dos tempos de hiperinflação no país, quando fazia todo sentido atrelar os reajustes ao dólar. Mas hoje o indicador está longe de refletir a realidade de preços do país.

Para efeito de comparação, o IPCA, índice usado pelo Banco Central no sistema de metas de inflação, registra uma variação de 6,10% no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De todo modo, a alta do IGP-M deveria ser uma boa notícia para quem está do outro lado do balcão. Ou seja, os donos de imóveis que têm aluguéis reajustados pelo índice. Isso inclui vários fundos imobiliários (FIIs) listados na B3.

Leia Também

Mas os ganhos esperados podem simplesmente não se materializar, já que a maioria dos locatários dos imóveis simplesmente não tem como arcar com um reajuste da ordem de 30% dos aluguéis.

Trata-se de um impasse que não é simples de resolver. Mas a situação pode ficar ainda pior, agora que o Congresso resolveu se meter no assunto, com a proposta de mexer nos contratos corrigidos pelo índice na base da canetada.

A Julia Wiltgen ouviu especialistas na área e traz uma excelente reportagem com todos os possíveis impactos da “maldição do IGP-M” para quem investe em fundos imobiliários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que você precisa saber hoje

LIVE NO INSTAGRAM

O Seu Dinheiro ajuda você a se preparar para a semana carregada de indicadores econômicos, balanços e eventos. Acompanhe o Victor Aguiar ao vivo, às 9h30, no Instagram, com um panorama completo do que vem por aí.

MERCADOS

A GetNinjas, plataforma digital de contratação de serviços, definiu a faixa de preço de seu IPO, que já conta com o investimento da lendária Verde Asset, de Luis Stuhlberger. Confira os detalhes da oferta.

Depois da noite de gala do Oscar, o investidor verá os holofotes divididos entre reunião de Joe Biden com a Câmara para falar sobre aumento de impostos, divulgação dos dados da inflação (aqui e nos EUA) e da agenda no Congresso. Tudo isso, no meio da temporada de balanços. Saiba o que esperar da semana na coluna Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

Pouco após tomar posse como presidente da Petrobras, o general da reserva Joaquim Silva e Luna sinalizou que pretende manter a venda de ativos, fator importante para a tese de investimento da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a demanda por aço em alta no Brasil, a Gerdau decidiu retomar a produção em uma fábrica que "hibernava" desde 2014 e com capacidade anual de 420 mil toneladas.

Depois de mudar o nome do Ponto Frio, foi a vez da própria Via Varejo anunciar um reposicionamento da marca. E para marcar o momento, a empresa anunciou a compra de uma nova fintech.

A temporada de balanços começou para valer aqui no Brasil e a semana está carregada, com pesos pesados como Santander, Vale e Weg divulgando os números do primeiro trimestre. Veja o que esperar.

A agenda de balanços também está carregada nos Estados Unidos, com mais de um terço das companhias do S&P 500 divulgando resultados, incluindo Amazon, Microsoft e Tesla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ECONOMIA

O resultado das negociações entre governo e Congresso para manter emendas parlamentares no Orçamento de 2021 foi um corte de recursos que pode paralisar a máquina pública, de acordo com a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

O corte no Orçamento atingiu em cheio o Ministério do Meio Ambiente, na contramão da promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro a líderes de 40 países de dobrar os repasses públicos para as áreas de fiscalização ambiental.

O que fazer com todos os comprovantes recolhidos para declarar imposto de renda? Pode jogar fora? Confira quais documentos você precisa guardar e por quanto tempo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar