🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

A maldição do IGP-M nos fundos imobiliários, Stuhlberger e outros destaques do dia

26 de abril de 2021
9:02 - atualizado às 14:02

Dizem que para todo problema complexo existe uma solução simples — e errada. Esse me parece ser o caso da disparada da inflação medida pelo IGP-M.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice medido pela Fundação Getulio Vargas (ou Fundação Gil do Vigor, em tempos de Big Brother Brasil) é conhecido como a “inflação do aluguel”, por ser usado como indexador de reajuste em boa parte dos contratos de locação.

O problema é que a variação do IGP-M é influenciada principalmente pelos preços no atacado, que refletem a variação do dólar. Com a disparada da moeda norte-americana, o índice se descolou do resto da economia e acumula uma alta de 31,10% nos últimos 12 meses.

O amplo uso do IGP-M ainda é uma “herança maldita” dos tempos de hiperinflação no país, quando fazia todo sentido atrelar os reajustes ao dólar. Mas hoje o indicador está longe de refletir a realidade de preços do país.

Para efeito de comparação, o IPCA, índice usado pelo Banco Central no sistema de metas de inflação, registra uma variação de 6,10% no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De todo modo, a alta do IGP-M deveria ser uma boa notícia para quem está do outro lado do balcão. Ou seja, os donos de imóveis que têm aluguéis reajustados pelo índice. Isso inclui vários fundos imobiliários (FIIs) listados na B3.

Leia Também

Mas os ganhos esperados podem simplesmente não se materializar, já que a maioria dos locatários dos imóveis simplesmente não tem como arcar com um reajuste da ordem de 30% dos aluguéis.

Trata-se de um impasse que não é simples de resolver. Mas a situação pode ficar ainda pior, agora que o Congresso resolveu se meter no assunto, com a proposta de mexer nos contratos corrigidos pelo índice na base da canetada.

A Julia Wiltgen ouviu especialistas na área e traz uma excelente reportagem com todos os possíveis impactos da “maldição do IGP-M” para quem investe em fundos imobiliários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que você precisa saber hoje

LIVE NO INSTAGRAM

O Seu Dinheiro ajuda você a se preparar para a semana carregada de indicadores econômicos, balanços e eventos. Acompanhe o Victor Aguiar ao vivo, às 9h30, no Instagram, com um panorama completo do que vem por aí.

MERCADOS

A GetNinjas, plataforma digital de contratação de serviços, definiu a faixa de preço de seu IPO, que já conta com o investimento da lendária Verde Asset, de Luis Stuhlberger. Confira os detalhes da oferta.

Depois da noite de gala do Oscar, o investidor verá os holofotes divididos entre reunião de Joe Biden com a Câmara para falar sobre aumento de impostos, divulgação dos dados da inflação (aqui e nos EUA) e da agenda no Congresso. Tudo isso, no meio da temporada de balanços. Saiba o que esperar da semana na coluna Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

Pouco após tomar posse como presidente da Petrobras, o general da reserva Joaquim Silva e Luna sinalizou que pretende manter a venda de ativos, fator importante para a tese de investimento da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a demanda por aço em alta no Brasil, a Gerdau decidiu retomar a produção em uma fábrica que "hibernava" desde 2014 e com capacidade anual de 420 mil toneladas.

Depois de mudar o nome do Ponto Frio, foi a vez da própria Via Varejo anunciar um reposicionamento da marca. E para marcar o momento, a empresa anunciou a compra de uma nova fintech.

A temporada de balanços começou para valer aqui no Brasil e a semana está carregada, com pesos pesados como Santander, Vale e Weg divulgando os números do primeiro trimestre. Veja o que esperar.

A agenda de balanços também está carregada nos Estados Unidos, com mais de um terço das companhias do S&P 500 divulgando resultados, incluindo Amazon, Microsoft e Tesla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ECONOMIA

O resultado das negociações entre governo e Congresso para manter emendas parlamentares no Orçamento de 2021 foi um corte de recursos que pode paralisar a máquina pública, de acordo com a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

O corte no Orçamento atingiu em cheio o Ministério do Meio Ambiente, na contramão da promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro a líderes de 40 países de dobrar os repasses públicos para as áreas de fiscalização ambiental.

O que fazer com todos os comprovantes recolhidos para declarar imposto de renda? Pode jogar fora? Confira quais documentos você precisa guardar e por quanto tempo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar