O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Dados os acontecimentos dos últimos tempos - digamos, do último ano -, noticiar que o dia não teve notícias bombásticas é, por si só, uma notícia bombástica.
Os mercados hoje tiveram um dia de rara tranquilidade, tanto no Brasil quanto em Nova York. Não que tenha faltado volatilidade. Por aqui não faltou, muito pelo contrário. O Ibovespa oscilou de uma queda de 1,75% a uma alta de 1,73%.
Mas ao menos os investidores tiveram uma pausa no noticiário para processar os últimos acontecimentos, e ainda foram ajudados por um clima mais tranquilo em Wall Street, onde a disparada dos juros dos títulos do Tesouro americano também deu um dia de trégua.
Além disso, boas notícias dando conta de que a tentativa de desidratação da PEC Emergencial subiu no telhado ajudaram o Ibovespa a fechar em alta.
O pano de fundo de risco, no entanto, permanece, e as inseguranças continuaram se refletindo no dólar, como de costume. A moeda americana fechou a quase R$ 5,80.
A Jasmine Olga conta todos os lances do dia na sua cobertura de mercados.
Leia Também
• A Petrobras recebeu, nesta segunda, uma carta de acionistas minoritários indicando Leonardo Pietro Antonelli para eleição do conselho de administração da companhia. Ele já havia pedido para não ser reconduzido ao cargo no final da semana passada, sem explicar os motivos.
• A Azul vem apresentando uma retomada mais intensa de suas atividades e apresentou os números de fevereiro de voos domésticos e capacidade de viagens. Para o CEO da empresa, os resultados são bons, mas os próximos meses devem ser difíceis, com o avanço da pandemia.
• Já a Gol voltou a sentir os efeitos da pandemia de covid-19 neste início de ano, vendo queda na demanda por viagens em fevereiro. A aérea também espera tempos difíceis à frente.
• A Superintendência-Geral do Cade recomendou ao tribunal do órgão a condenação das operadoras Claro, Oi e Telefônica Brasil (Vivo) pela prática de cartel em licitações públicas. As companhias podem ter que pagar multas de até 5% sobre o seu faturamento bruto.
• Depois de oito anos investindo na aviação executiva, o empresário Michael Klein se desfez de quase todos os hangares e aeronaves de sua empresa Icon Aviation. O filho do fundador das Casas Bahia decidiu ampliar o foco nos segmentos imobiliário e de concessionárias de veículos.
• O volume de serviços prestados subiu 0,6% em janeiro ante dezembro de 2020, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de uma queda de 0,2% para 0%. Assim, já são oito meses seguidos sem perdas.
• O presidente da Febraban, Isaac Sidney, indicou que o cenário para o crédito está pior do que se esperava no início do ano e disse que 2021 será "duríssimo" se não houver uma aceleração do ritmo de vacinação, com risco de retrocesso na atividade econômica.
• Informar dependentes na declaração de imposto de renda pode ser vantajoso para obter deduções, mas é preciso ter cuidado para não declarar as pessoas erradas! Veja quem pode ser seu dependente na declaração de IR 2021.
• De ontem para hoje, a provocação atribuída a Pedro Malan virou quase um clichê: no Brasil, até o passado é incerto. Mas quais as implicações do retorno da elegibilidade de Lula para o mercado de fato? É isso que o Felipe Miranda discute na sua coluna de hoje. Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Mesmo após salto expressivo dos papéis, a tese continua promissora no longo prazo — e motivos para isso não faltam
Entenda por que é essencial separar as contas da pessoa física e da jurídica para evitar problemas com a Receita
Em geral, os melhores hedges são montados com baixa vol, e só mostram sua real vitalidade depois que o despertador toca em volume máximo
Saiba o que afeta a decisão sobre a Selic, segundo um gestor, e por que ele acredita que não faz sentido manter a taxa em 15% ao ano
O conflito no Oriente Médio adiciona mais uma incerteza na condução da política monetária; entenda o que mais afeta os juros e o seu bolso
O foco dos investidores continua concentrado nas pressões inflacionárias e no cenário internacional, em especial no comportamento do petróleo, que segue como um dos principais vetores de risco para a inflação e, por consequência, para a condução da política monetária no Brasil
Entenda qual é a estratégia da britânica Revolut para tentar conquistar a estatueta de melhor banco digital no Brasil ao oferecer benefícios aos brasileiros
Crescimento das despesas acima da renda, ascensão da IA e uberização da vida podem acabar com a classe média e dividir o mundo apenas entre poucos bilionários e muitos pobres?
O custo da campanha de um indicado ao Oscar e o termômetro das principais categorias em 2026
Saiba quais os desafios que a Petrobras precisa equilibrar hoje, entre inflação, política, lucro e dividendos, e entenda o que mais afeta as bolsas globais
O corte de impostos do diesel anunciado na quinta-feira (12) afastou o risco de interferência na estatal, pelo menos por enquanto
Entenda as vantagens e as consequências ambientais do grande investimento em data centers para processamento de programas de inteligência artificial no Brasil
Depois de uma disparada de +16% no petróleo, investidores começam a discutir até onde vai a alta — e se já é hora de reduzir parte da exposição a oil & gas para aproveitar a baixa em ações de qualidade
Os spreads estão menos achatados, e a demanda por títulos isentos continua forte; mas juro elevado já pesa sobre os balanços das empresas
Entenda como a startup Food to Save quer combater o desperdício de alimentos uma sacolinha por vez, quais os últimos desdobramentos da guerra no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje
A Copa do Mundo 2026 pode ser um bom momento para empreendedores aumentarem seu faturamento; confira como e o que é proibido neste momento
O ambiente de incerteza já pressiona diversos ativos globais, contribui para a elevação dos rendimentos de títulos soberanos e amplia os riscos macroeconômicos
Depois de quase cinco anos de seca de IPOs, 2026 pode ver esse cenário mudar, e algumas empresas já entraram com pedidos de abertura de capital
Esta é a segunda vez que me pergunto isso, mas agora é a Inteligência Artificial que me faz questionar de novo
São três meses exatos desde que Lando Norris confirmou-se campeão e garantiu à McLaren sua primeira temporada em 17 anos. Agora, a Fórmula 1 está de volta, com novas regras, mudanças no calendário e novidades no grid. Em 2026, a F1 terá carros menores e mais leves, novos modos de ultrapassagem e de impulso, além de novas formas de recarregar as […]