🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Vinícius Pinheiro

Vinícius Pinheiro

Jornalista e escritor, é diretor de redação dos sites Money Times e Seu Dinheiro. Formado em Jornalismo e com MBA em Derivativos e Informações Econômico‑Financeiras pela FIA, tem mais de 25 anos de experiência e passou por redações como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances Os Jogadores, Abandonado e O Roteirista

Gestão na crise

De olho no trem das commodities na bolsa, MOS Capital aposta nas ações que ainda não deixaram a estação

Entre as principais posições da gestora estão ações de empresas que ganham com as commodities em alta, como Rumo Logística (RAIL3) e Camil (CAML3)

Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
15 de junho de 2021
15:57 - atualizado às 19:26
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos
Trens da Rumo Logística, principal posição do fundo da MOS Capital - Imagem: Divulgação

As gestoras de fundos que não contam com posições relevantes em ações de empresas de commodities acabaram ficando para trás em relação ao Ibovespa neste ano. Mas a MOS Capital ainda espera embarcar nesse trem. Literalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal aposta da gestora hoje está nas ações da Rumo Logística (RAIL3). Responsável por escoar boa parte da safra de soja e milho do país, a empresa de ferrovias se beneficia do bom momento dos preços dos grãos.

“Na nossa leitura, a Rumo está subavaliada”, me disse Fernando Fanchin, sócio e gestor da MOS Capital, gestora que até o ano passado se chamava Teorema e cuidava exclusivamente dos recursos da família do investidor Guilherme Affonso Ferreira.

A mudança de nome veio acompanhada da abertura do principal fundo da casa em plataformas como BTG Pactual Digital, Andbank, Daycoval, RB Investimentos e Singulare — por enquanto apenas para investidores qualificados (com pelo menos R$ 1 milhão em patrimônio).

As ações da Rumo até sobem no acumulado do ano, mas o desempenho segue abaixo do Ibovespa. Para Fanchin, a alta das cotações das commodities agrícolas provoca um efeito negativo de curto prazo, com o produtor tentando acertar o melhor momento para escoar a produção. “Mas o mercado vai se dar conta de que a soja e o milho em alta beneficiam a Rumo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda que o ciclo de valorização das commodities seja apenas um fenômeno temporário, o gestor da MOS avalia que as ferrovias da Rumo devem seguir no médio prazo como a melhor alternativa para os produtores escoarem a produção.

Leia Também

Camil (CAML3) e M.Dias Branco (MDIA3)

Ainda na linha das commodities, a MOS Capital também aposta no bom e velho arroz com feijão. A produtora de alimentos Camil é outra posição relevante da gestora, e basta dar um pulo no supermercado para entender por quê.

O preço do pacote de 5kg de arroz, o produto mais tradicional da marca, quase triplicou desde o fim de 2019. Era de se esperar que as ações da Camil (CAML3) acompanhassem o movimento assim como aconteceu com as produtoras de commodities metálicas, como as siderúrgicas, mas não foi o que aconteceu.

Ainda que os preços dos alimentos não se sustentem nos níveis atuais, eles devem se acomodar bem acima dos patamares de antes da pandemia, segundo Fanchin. “A capacidade de geração de caixa da Camil não está sendo percebida”, disse o gestor, que também possui posição em M. Dias Branco (MDIA3), dona da marca de massas e biscoitos Adria, no setor de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fernando Fanchin, sócio e gestor da MOS Capital
Fernando Fanchin, sócio e gestor da MOS Capital

Energisa (ENGI11) — bola de segurança

Referência em como empregar bem o dinheiro dos acionistas, a Energisa (ENGI11) é outra ação que ficou para trás nos primeiros meses deste ano. Mas para Fanchin, as ações do grupo de distribuição de energia elétrica são uma espécie de “bola de segurança” dentro da carteira.

A presença da Energisa no fundo remete ao próprio nome da MOS, cuja sigla significa “Margin of Safety”, termo cunhado por Benjamin Graham, o “pai” do chamado value investing, o estilo de investimentos consagrado pelo bilionário Warren Buffett.

O desempenho mais fraco das ações neste ano é também reflexo da disciplina de capital da empresa, segundo o gestor. “A Energisa não entrou nos leilões de saneamento, como fez a Equatorial, e o mercado gosta da temática de crescimento.”

Ainda que o grupo não tenha entrado em novas operações, Fanchin aposta que os resultados dos negócios adquiridos nos últimos anos ainda estão por aparecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o aumento do risco de um novo racionamento de energia? “Naturalmente estamos monitorando a situação, mas nossa visão é que Energisa não será afetada de forma estrutural.”

Leia também:

B3 (B3SA3) — crescimento e dividendo

O banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, cunhou o termo “financial deepening”, que representa a tendência de sofisticação dos investimentos dos brasileiros com a queda dos juros.

O próprio BTG procura ganhar com esse movimento, mas na visão do gestor da MOS a ação que mais se beneficia da onda é a B3 (B3SA3), a dona da bolsa de valores.

As ações da B3 sofreram recentemente com a percepção do mercado de que o fluxo de novos investidores para a bolsa pode diminuir com o processo de alta da taxa básica de juros (Selic). Mais recentemente, as especulações sobre uma futura concorrência também pesaram sobre os papéis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas para o gestor da MOS, a B3 se defende bem mesmo que o “financial deepening” acabe não se revelando tão profundo assim. “A penetração do investimento em bolsa entre os brasileiros ainda é baixa e, mesmo com o juro mais alto, as pessoas ainda vão precisar ter parte dos recursos em ativos de risco.”

Se a perspectiva de crescimento não é suficiente, Fanchin destaca outro ponto que torna o investimento nas ações da B3 atrativo: os dividendos.

A dona da bolsa pode pagar até 150% do lucro aos acionistas, o que representa uma perspectiva de retorno com dividendos (dividend yield) de até 6% nos próximos 12 meses, nos cálculos de Fanchin. “A B3 é um caso raro de empresa que cresce pagando dividendo alto.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SUCESSOR DO ORÁCULO DE OMAHA

Novo CEO da Berkshire Hathaway destaca 4 ações favoritas na primeira carta pós era Warren Buffett

2 de março de 2026 - 13:10

Greg Abel defende quatro empresas norte-americanas favoritas que devem continuar na carteira por décadas — e cinco empresas japonesas que também compõem o portfólio

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa supera medo da guerra entre EUA e Irã e fecha em alta; petroleiras dominam o pregão

2 de março de 2026 - 8:56

Escalada no Oriente Médio fez os preços do petróleo subirem e levou junto as petroleiras no B3; ouro terminou o dia com alta de mais de 1%, enquanto a prata caiu

SOBE E DESCE

Raízen (RAIZ4) desaba quase 40% e vira a pior ação do Ibovespa em fevereiro; MRV (MRVE3) dispara no mês

28 de fevereiro de 2026 - 15:01

Fluxo estrangeiro impulsiona a bolsa brasileira, mas resultados fracos e endividamento pesado derrubam algumas ações no mês; veja os destaques

SOB TENSÃO

Petróleo a US$ 100? O que a escalada das tensões no Oriente Médio significa para o mercado — e para a Petrobras (PETR4)

28 de fevereiro de 2026 - 13:21

Se o risco virar escassez real, o barril pode mudar de patamar; entenda os três fatores que o mercado monitora e o possível efeito sobre a Petrobras

DEU RUIM?

Ação da Cosan (CSAN3) cai 5% após Fitch rebaixar a empresa com perspectiva negativa

27 de fevereiro de 2026 - 18:24

A agência de classificação de risco não descarta novos rebaixamentos para a Cosan (CSAN3) e a ação liderou as quedas do Ibovespa nesta sexta (27)

BALANÇO DESAPONTOU?

Ex-Eletrobras, Axia (AXIA3) cai no Ibovespa apesar de ter dobrado o lucro líquido ajustado no 4T25: o que desanimou o mercado?

27 de fevereiro de 2026 - 15:01

Apesar da queda de 2,7% após o balanço do 4º trimestre de 2025, analistas recomendam compra para as ações da Axia (AXIA3)

VEJA O QUE FALTA ATÉ LÁ

O maior IPO reverso da história da B3: quando a Bradsaúde vai começar a ser negociada na bolsa?

27 de fevereiro de 2026 - 13:55

Em até 60 dias, a Bradsaúde pode estrear na B3 — mas antes precisa passar por assembleias decisivas, concluir a reorganização societária e obter o aval da ANS e da CVM

EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE

Onda de IPOs está voltando? Diretor do BR Partners (BRBI11) vê mercado ‘tentando acreditar’ na reabertura da janela

27 de fevereiro de 2026 - 13:12

Retomada das ofertas ainda enfrenta incertezas, diz Vinicius Carmona ao Money Times; entenda o que falta para o caminho abrir de vez

DE VENDA PARA NEUTRO

BB Investimentos eleva recomendação da Copasa (CSMG3), mas alerta: alta na ação vem da expectativa pela privatização, não do desempenho operacional

27 de fevereiro de 2026 - 10:17

O novo preço-alvo para a empresa de saneamento tem uma projeção de queda de 41,95% no valor da ação em relação ao último fechamento

ATENÇÃO, INVESTIDOR

A bolsa vai mudar de horário — confira o novo cronograma de negociação da B3 a partir de 9 de março

26 de fevereiro de 2026 - 14:01

Mudança afeta ações, opções e contratos futuros de índice após o fim do horário de verão no exterior

'OPORTUNIDADE DOURADA'

Com potencial de alta de 23% em 2026, Aura Minerals (AURA33) é o pote de ouro da carteira do JP Morgan; entenda

25 de fevereiro de 2026 - 18:32

Analistas afirmam que a Aura Minerals é uma ‘oportunidade dourada’ graças à exposição ao ouro, ao crescimento acelerado e forte geração de caixa

BTG SUMMIT 2026

‘Experimentem, vocês vão viciar’: mercado de ETFs pode chegar a R$ 1 trilhão no Brasil em alguns anos, dizem gestores

25 de fevereiro de 2026 - 17:46

Em painel no BTG Summit, especialistas falam sobre o crescimento dos ETFs no Brasil e as diferenças desses ativos para os demais investimentos

CHEGA AOS 250 MIL?

Tem espaço para mais: Ibovespa pode chegar aos 200 mil pontos “logo logo”, diz Itaú BBA; veja previsão para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

25 de fevereiro de 2026 - 17:03

No médio prazo, o principal índice da bolsa pode buscar os 250 mil pontos, patamar correspondente ao topo de alta de longo prazo

VENCEDORA DA TEMPORADA?

A favorita entre os frigoríficos: JBS (JBSS32), Minerva (BEEF3) ou MBRF (MBRF3)? BTG diz o que esperar do 4T25 e dá o veredito

25 de fevereiro de 2026 - 15:41

Analistas dizem quais são as expectativas para o balanço de cada um dos frigoríficos com os efeitos do mercado chinês, ciclo do frango e estoques

HORA DE COMPRAR?

Mercado Livre (MELI34): ação cai 10% após 4T25, mas isso não significa que a empresa está no caminho errado. O que explica o movimento?

25 de fevereiro de 2026 - 14:38

Investimentos para defender liderança pressionam margens e derrubam as ações na Nasdaq, mas bancos veem estratégia acertada e mantêm recomendação de compra, com potencial de alta relevante

BALANÇO 4T25

Mercado Livre (MELI34) tem lucro menor no 4T25, mas frete grátis ‘mostra a que veio’ no Brasil; veja os números

24 de fevereiro de 2026 - 18:54

A plataforma registrou lucro líquido de US$ 559 milhões, abaixo das expectativas do mercado e 12,5% menor do que o mesmo período de 2024. No entanto, frete gratis impulsionou vendas no Brasil, diante das preocupações do mercado, mas fantasma não foi embora

ESFRIOU NA BOLSA

Ação da dona da Brastemp cai mais de 14%: o que derrubou os papéis da americana Whirlpool (WHR)?

24 de fevereiro de 2026 - 17:22

Empresa de eletrodomésticos tem planos de recapitalização que chegam a US$ 800 milhões, mas não foram bem aceitos pelo mercado

ESTRATÉGIA DO GESTOR

O Ibovespa ficou caro demais? Gestores se mostram cautelosos e passam longe de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4); saiba onde eles estão investindo

24 de fevereiro de 2026 - 14:32

Relatório do BTG mostra a mudança na percepção dos gestores sobre o Ibovespa de novembro para fevereiro

MERCADOS HOJE

O Taco voltou: investidores ignoram tarifas de Trump — Ibovespa vai às máximas históricas e Nova York também avança

24 de fevereiro de 2026 - 13:49

Medida anunciada por Donald Trump havia provocado forte queda na véspera, mas ações de tecnologia e melhora do humor externo sustentam os mercados

DEU RUIM?

PicPay (PICS) desaba 18% desde o IPO: cilada ou oportunidade de compra? Citi dá o veredito

23 de fevereiro de 2026 - 18:12

Gestor explica o que derrubou as ações da fintech após o IPO na Nasdaq, e o banco Citi diz se é hora de se posicionar nos papéis

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar