Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-16T18:50:33-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
em brasília

Prestes a deixar a presidência da Câmara, Maia diz que Pazuello é um desastre, Guedes está enfraquecido e Bolsonaro é insensível

Críticas do parlamentar são feitas faltando dois meses para eleição no Congresso; atual presidente da Câmara deve demonstrar apoio a um candidato em breve, com apoio da oposição ao governo

16 de dezembro de 2020
14:54 - atualizado às 18:50
img20200722122119383-768×512
Rodrigo Maia - Imagem: Najara Araujo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Prestes a deixar o comando da Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disparou duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e aos titulares da pasta da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Economia, Paulo Guedes.

Maia o classificou Bolsonaro de "insensível" pela forma com que trata a pandemia do novo coronavírus. Quanto a Guedes, o presidente da Câmara disse que o ministro está enfraquecido no cargo - e que não consegue fazer andar as reformas.

Em pouco mais de vinte minutos de entrevista coletiva, concedida na manhã desta quarta-feira, 16, Maia ainda disse que Pazuello vai muito mal. "Ele pode prejudicar imagem do Exército e comprometer (o País) com incompetência", emendou. Para ele, "o ministro da Saúde é um desastre para o País e para o governo".

Vacina

Na coletiva, Maia disse que milhares de brasileiros, ou milhões, não tiveram as condições de tratamento que homens públicos que foram contaminados pelo novo coronavírus, como ele próprio, Pazuello e Bolsonaro, tiveram.

"Bolsonaro e Pazuello quanto pegaram covid, tiveram o melhor atendimento médico. Mas, milhares, ou milhões de brasileiros não tiveram condições que nós tivemos, eu também fui muito bem atendido", disse.

Na sua avaliação, a população está mais nervosa e apavorada nessa nova onda da covid-19 porque sabe que a estrutura hospitalar privada já não está atendendo, em razão do crescimento das internações, e também estão com as lotações no limite nas grandes cidades.

Com relação à estrutura pública, no seu entender, faltam investimentos. "Falta modernização histórica do sistema SUS - que foi fundamental, sem ele a situação seria muito pior, eu que fui sempre crítico do SUS hoje sou um defensor."

Mudanças na Câmara

As críticas de Maia são feitas faltando dois meses para a eleição da presidência da Câmara. O atual presidente da Casa deve demonstrar apoio a um candidato em breve.

Segundo o próprio Maia, escolha está entre Baleia Rossi (MDB) e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas). Partidos de oposição já indicaram que devem apoiar o candidato de Maia, entre PDT, PT, o PCdoB e o PSB.

A eleição de fevereiro também vai renovar o comando do Senado. Uma nova rodada de conversas está marcada para hoje, quando é possível que seja anunciada a ampliação do bloco parlamentar de apoio ao candidato patrocinado por Maia, atualmente formado por DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania e PV.

Se conseguir unir os partidos de esquerda, o nome com a bênção do presidente da Câmara somará quase 290 votos - são 513 deputados. O PSOL também vem sendo pressionado para desistir da candidatura própria.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies