Menu
2020-01-16T12:17:25-03:00
preparativos

Governo criará secretaria na Casa Civil para se debruçar sobre OCDE, diz Onix

Onyx disse que o Brasil já aderiu a 81 dos 254 instrumentos legais para o acesso à OCDE. Outros dois não se aplicariam ao Brasil.

16 de janeiro de 2020
12:17
Logo da OCDE
OCDE - Imagem: Shutterstock

O governo irá criar uma secretaria dentro do Ministério da Casa Civil para tratar da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), anunciou nesta quinta-feira, 16, o ministro Onyx Lorenzoni.

Segundo a Casa Civil, a nova pasta se chamará Secretaria Especial para a Acessão à OCDE. O ministro Onyx disse que Marcelo Gomes, técnico com origem no Tribunal de Contas da União (TCU), comandará a nova secretaria. Onyx reuniu-se nesta quinta, 16, com o Encarregado de Negócios Interino da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp.

Onyx disse que o Brasil já aderiu a 81 dos 254 instrumentos legais para o acesso à OCDE. Outros dois não se aplicariam ao Brasil. "É importante a gente ter claro que este é um processo que leva, em média, cerca de três anos", disse Onyx ao deixar a reunião na Embaixada dos EUA.

Segundo o ministro, a função da nova secretaria será melhorar a relação com organismos internacionais e países membros da OCDE. "Buscar cada um dos passos de acreditação, para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro deste time, que é o time que vence no mundo".

O presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira, 15, que a intenção dos Estados Unidos de priorizar a entrada do Brasil na OCDE "é uma notícia bem-vinda". "A gente vinha trabalhando há meses, de forma reservada", afirmou. "São mais de 100 requisitos, estamos bastante adiantados, na frente da Argentina", disse Bolsonaro.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

covid no brasil

Covid-19: Brasil tem 97.256 óbitos e 2,02 milhões de recuperados

Atualmente, 741.180 pacientes estão em acompanhamento

Resultados que mexem o mercado

Braskem, AES Tietê, SulAmérica: os balanços que vão movimentar o mercado nesta quinta

Resultados financeiros do primeiro trimestre afetam mercado em meio à pandemia

seu dinheiro na sua noite

O fim de um ciclo?

Após um ano de cortes sucessivos, o atual ciclo de queda da taxa básica de juros, a Selic, parece ter chegado ao fim nesta quarta-feira. No início da noite, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou a redução dos juros em 0,25 ponto percentual, para 2,00% ao ano, como já era esperado […]

Novo corte

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 2,00% ao ano

Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras de renda fixa agora que o Banco Central cortou a Selic mais uma vez

Mínima histórica

Banco Central reduz Selic para 2% ao ano e sinaliza fim do ciclo de cortes de juros

Essa foi a nona (e última?) redução consecutiva no atual ciclo de queda da Selic, que começou em julho do ano passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements