Menu
2020-01-16T12:17:25-03:00
Estadão Conteúdo
preparativos

Governo criará secretaria na Casa Civil para se debruçar sobre OCDE, diz Onix

Onyx disse que o Brasil já aderiu a 81 dos 254 instrumentos legais para o acesso à OCDE. Outros dois não se aplicariam ao Brasil.

16 de janeiro de 2020
12:17
Logo da OCDE
OCDE - Imagem: Shutterstock

O governo irá criar uma secretaria dentro do Ministério da Casa Civil para tratar da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), anunciou nesta quinta-feira, 16, o ministro Onyx Lorenzoni.

Segundo a Casa Civil, a nova pasta se chamará Secretaria Especial para a Acessão à OCDE. O ministro Onyx disse que Marcelo Gomes, técnico com origem no Tribunal de Contas da União (TCU), comandará a nova secretaria. Onyx reuniu-se nesta quinta, 16, com o Encarregado de Negócios Interino da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp.

Onyx disse que o Brasil já aderiu a 81 dos 254 instrumentos legais para o acesso à OCDE. Outros dois não se aplicariam ao Brasil. "É importante a gente ter claro que este é um processo que leva, em média, cerca de três anos", disse Onyx ao deixar a reunião na Embaixada dos EUA.

Segundo o ministro, a função da nova secretaria será melhorar a relação com organismos internacionais e países membros da OCDE. "Buscar cada um dos passos de acreditação, para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro deste time, que é o time que vence no mundo".

O presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira, 15, que a intenção dos Estados Unidos de priorizar a entrada do Brasil na OCDE "é uma notícia bem-vinda". "A gente vinha trabalhando há meses, de forma reservada", afirmou. "São mais de 100 requisitos, estamos bastante adiantados, na frente da Argentina", disse Bolsonaro.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Esquenta dos mercados

Será que vai sextar? ‘Otimismo cauteloso’ nos mercados sugere abertura em alta no Ibovespa

Bons resultados de bancos e montadoras na Europa, aprovação do remdesivir pela FDA e debate civilizado nos EUA aliviam pressão sobre ativos de risco

INICIATIVA

Governo revoga normas trabalhistas e apresenta eSocial simplificado

Foram revogadas 48 portarias trabalhistas consideradas obsoletas e assinada nova norma regulamentadora de saúde e segurança na área rural

BOLETIM OFICIAL

Covid-19: Brasil tem 24,8 mil novos casos e mais 497 mortes em 24h

Depois de São Paulo, Estados com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus são Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco

Sextou com o Ruy

Quem precisa de shopping centers? E como ficam as ações do setor?

Tem gente dizendo que os shoppings estão com os dias contados e que 2020 pode ser o último ano que eles nos serão úteis para as compras de fim de ano. Será que isso é verdade?

QUESTIONAMENTOS

Frente parlamentar aciona STF para suspender reforma administrativa

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão imediata da tramitação da reforma administrativa. No mandado de segurança, deputados e senadores argumentam que não é possível analisar a proposta por falta de informações técnicas. Segundo os parlamentares, a imposição de sigilo nos documentos que […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies