🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

demandas do consumidor

TIM e Via Varejo lideram ranking de mais reclamadas de 2019 do Procon-SP

Terceiro e o quarto lugar são ocupados pela Vivo/Telefônica e pela Claro/Net/Embratel, respectivamente. O Itaú Unibanco ficou na quinta posição

Imagem: Shutterstock

No ano de 2019, foram registrados no Procon-SP e em Procons Municipais conveniados mais de um milhão de atendimentos e, deste total, 65.018 tornaram-se Reclamações Fundamentadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre as empresas com mais reclamações, a TIM lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, seguida pela Via Varejo - dona da Casas Bahia, Ponto Frio e responsável pelo Extra.Com. O terceiro e o quarto lugar são ocupados pela Vivo/Telefônica e pela Claro/Net/Embratel, respectivamente. O Itaú Unibanco ficou na quinta posição.

A TIM se manteve no topo do Ranking Estadual de Reclamações com aumento de 63% no número de registros, que saltaram de 2.325 em 2018 para 3.787 em 2019. A Via Varejo também apresentou aumento no número de reclamações registradas: de 2.264 em 2018, para 3.556 em 2019, uma alta de 57%.

A Vivo/Telefônica, caiu uma posição em relação ao ano de 2018, mas, da mesma forma que a TIM e a Via Varejo, subiu o número de reclamações: de 2.279 para 2.437. A Claro, por sua vez, permanece no 4º lugar do ranking, apesar de uma pequena redução no número de reclamações, de 2.069 para 1.924. Já o Itaú Unibanco, que estava em 8º lugar em 2018, com 1.137 reclamações, passou para a 5º posição com 1.673 reclamações em 2019.

As Reclamações Fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo. As reclamações do Procon-SP representam 58% do total e as dos Procons Municipais conveniados, 42%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braskem 24 de agosto de 2026 - 8:49
Escritório da Cosan (CSAN3). 21 de agosto de 2026 - 16:12
Celular com logo Nubank 21 de agosto de 2026 - 13:31
SÓ USO EDITORIAL shein ipo varejista asiática china chinesa blusinhas londres 21 de agosto de 2026 - 12:40
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 21 de agosto de 2026 - 11:15
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 21 de agosto de 2026 - 10:41
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar