🔴 HOJE: AULA COMPLETA E GRATUITA COM ESPECIALISTA EM IA PARA INVESTIDORES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

A vingança das sardinhas

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você. No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como também são conhecidos.

Nos momentos de euforia do mercado, as pessoas físicas costumam ser as últimas a chegar. E quando a chega a crise são as primeiras a sair.

Ou seja, os tubarões vendem suas ações para as sardinhas quando o preço está alto e depois compram de volta mais barato.

Mas quem esperava a repetição do roteiro na crise do coronavírus deu com os burros n’água — para manter a analogia. Desta vez as pessoas físicas não só ficaram na bolsa como aproveitaram a queda para comprar as ações dos tubarões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sangue frio das sardinhas foi recompensado. Até de forma surpreendente, o Ibovespa recuperou boa parte das perdas no ano e voltou aos patamares de fevereiro.

Leia Também

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro

O bom desempenho ajudou a bolsa a continuar atraindo novos investidores apesar da crise. Em outubro, o número de pessoas físicas na B3 passou de 3,1 milhões.

É claro que a bolsa quer se aproveitar dessa onda. O presidente da B3 falou hoje sobre o comportamento dos investidores e anunciou novos produtos para atrair mais pessoas físicas ao mercado, como mostra o Ivan Ryngelblum.

MERCADOS

• Quem é que sobe? Todo mundo. O Ibovespa teve mais um dia positivo impulsionado por notícias no campo das vacinas contra o coronavírus. Mas o dólar e os juros futuros também avançaram, como você confere na nossa cobertura de mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• "Galvão? Fala, Tino. Vai mudar!". O BB Investimentos realizou quatro substituições na sua seleção de carteira de dividendos proativa após os resultados do terceiro trimestre. Confira as ações escaladas nesta matéria.

• Um estudo da CVM recomendou o fim da exclusividade do agente autônomo de investimentos (AAI) com uma corretoras. A mudança nas regras prometida pela xerife do mercado de capitais deve mexer diretamente com a XP. Saiba por quê.

ECONOMIA

• Antes tarde do que mais tarde. O ministro Paulo Guedes defendeu hoje a privatização dos Correios antes que ocorra o que ele vê como uma possibilidade de deterioração dos ativos da estatal. Ele também falou nos potenciais interessados na estatal.

•As projeções do mercado financeiro para o IPCA em 2020 subiram pela 15ª semana consecutiva, de acordo com o boletim Focus do Banco Central. A boa notícia é que a expectativa para o PIB também melhorou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EMPRESAS

• O mercado enfim reagiu. Após o assassinato de João Alberto de Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado por seguranças do Carrefour, as ações da empresa lideraram as quedas do Ibovespa nesta segunda-feira. ​​​​​​​

• As ações da Suzano são um dos destaques do ano entre as empresas do Ibovespa, mas ainda estão baratas, segundo os analistas do BTG Pactual. Confira o preço-alvo para os papéis e o que eles acharam da venda de ativos fechada pela empresa.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
weg wege3 ações balanço 23 de outubro de 2026 - 6:03
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 21 de outubro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual

21 de outubro de 2026 - 20:00
21 de outubro de 2026 - 8:44
Fundo de céu claro com bandeira da França com rachadura no meio 20 de outubro de 2026 - 7:33
19 de outubro de 2026 - 8:28
19 de outubro de 2026 - 6:45

VISÃO DE DONO

Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono

19 de outubro de 2026 - 6:45
Touro e urso nos mercados financeiros 16 de outubro de 2026 - 7:05
Fantasma segurando um contrato rasgado, com casas e prédios ao fundo. 15 de outubro de 2026 - 8:35
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 14 de outubro de 2026 - 19:45

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo

14 de outubro de 2026 - 19:45
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 12 de outubro de 2026 - 8:01
9 de outubro de 2026 - 8:47
8 de outubro de 2026 - 8:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar