O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Podia ser o título de um filme de terror, mas está mais para uma história de superação. No jargão do mercado financeiro, sardinhas são os pequenos investidores — pessoas físicas como eu e você.
No mar revolto da bolsa de valores, as sardinhas costumam virar presas fáceis para os grandes investidores — ou tubarões, como também são conhecidos.
Nos momentos de euforia do mercado, as pessoas físicas costumam ser as últimas a chegar. E quando a chega a crise são as primeiras a sair.
Ou seja, os tubarões vendem suas ações para as sardinhas quando o preço está alto e depois compram de volta mais barato.
Mas quem esperava a repetição do roteiro na crise do coronavírus deu com os burros n’água — para manter a analogia. Desta vez as pessoas físicas não só ficaram na bolsa como aproveitaram a queda para comprar as ações dos tubarões.
O sangue frio das sardinhas foi recompensado. Até de forma surpreendente, o Ibovespa recuperou boa parte das perdas no ano e voltou aos patamares de fevereiro.
Leia Também
O bom desempenho ajudou a bolsa a continuar atraindo novos investidores apesar da crise. Em outubro, o número de pessoas físicas na B3 passou de 3,1 milhões.
É claro que a bolsa quer se aproveitar dessa onda. O presidente da B3 falou hoje sobre o comportamento dos investidores e anunciou novos produtos para atrair mais pessoas físicas ao mercado, como mostra o Ivan Ryngelblum.
• Quem é que sobe? Todo mundo. O Ibovespa teve mais um dia positivo impulsionado por notícias no campo das vacinas contra o coronavírus. Mas o dólar e os juros futuros também avançaram, como você confere na nossa cobertura de mercados.
• "Galvão? Fala, Tino. Vai mudar!". O BB Investimentos realizou quatro substituições na sua seleção de carteira de dividendos proativa após os resultados do terceiro trimestre. Confira as ações escaladas nesta matéria.
• Um estudo da CVM recomendou o fim da exclusividade do agente autônomo de investimentos (AAI) com uma corretoras. A mudança nas regras prometida pela xerife do mercado de capitais deve mexer diretamente com a XP. Saiba por quê.
• Antes tarde do que mais tarde. O ministro Paulo Guedes defendeu hoje a privatização dos Correios antes que ocorra o que ele vê como uma possibilidade de deterioração dos ativos da estatal. Ele também falou nos potenciais interessados na estatal.
•As projeções do mercado financeiro para o IPCA em 2020 subiram pela 15ª semana consecutiva, de acordo com o boletim Focus do Banco Central. A boa notícia é que a expectativa para o PIB também melhorou.
• O mercado enfim reagiu. Após o assassinato de João Alberto de Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado por seguranças do Carrefour, as ações da empresa lideraram as quedas do Ibovespa nesta segunda-feira.
• As ações da Suzano são um dos destaques do ano entre as empresas do Ibovespa, mas ainda estão baratas, segundo os analistas do BTG Pactual. Confira o preço-alvo para os papéis e o que eles acharam da venda de ativos fechada pela empresa.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Entenda por que é essencial separar as contas da pessoa física e da jurídica para evitar problemas com a Receita
Em geral, os melhores hedges são montados com baixa vol, e só mostram sua real vitalidade depois que o despertador toca em volume máximo
Saiba o que afeta a decisão sobre a Selic, segundo um gestor, e por que ele acredita que não faz sentido manter a taxa em 15% ao ano
O conflito no Oriente Médio adiciona mais uma incerteza na condução da política monetária; entenda o que mais afeta os juros e o seu bolso
O foco dos investidores continua concentrado nas pressões inflacionárias e no cenário internacional, em especial no comportamento do petróleo, que segue como um dos principais vetores de risco para a inflação e, por consequência, para a condução da política monetária no Brasil
Entenda qual é a estratégia da britânica Revolut para tentar conquistar a estatueta de melhor banco digital no Brasil ao oferecer benefícios aos brasileiros
Crescimento das despesas acima da renda, ascensão da IA e uberização da vida podem acabar com a classe média e dividir o mundo apenas entre poucos bilionários e muitos pobres?
O custo da campanha de um indicado ao Oscar e o termômetro das principais categorias em 2026
Saiba quais os desafios que a Petrobras precisa equilibrar hoje, entre inflação, política, lucro e dividendos, e entenda o que mais afeta as bolsas globais
O corte de impostos do diesel anunciado na quinta-feira (12) afastou o risco de interferência na estatal, pelo menos por enquanto
Entenda as vantagens e as consequências ambientais do grande investimento em data centers para processamento de programas de inteligência artificial no Brasil
Depois de uma disparada de +16% no petróleo, investidores começam a discutir até onde vai a alta — e se já é hora de reduzir parte da exposição a oil & gas para aproveitar a baixa em ações de qualidade
Os spreads estão menos achatados, e a demanda por títulos isentos continua forte; mas juro elevado já pesa sobre os balanços das empresas
Entenda como a startup Food to Save quer combater o desperdício de alimentos uma sacolinha por vez, quais os últimos desdobramentos da guerra no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje
A Copa do Mundo 2026 pode ser um bom momento para empreendedores aumentarem seu faturamento; confira como e o que é proibido neste momento
O ambiente de incerteza já pressiona diversos ativos globais, contribui para a elevação dos rendimentos de títulos soberanos e amplia os riscos macroeconômicos
Depois de quase cinco anos de seca de IPOs, 2026 pode ver esse cenário mudar, e algumas empresas já entraram com pedidos de abertura de capital
Esta é a segunda vez que me pergunto isso, mas agora é a Inteligência Artificial que me faz questionar de novo
São três meses exatos desde que Lando Norris confirmou-se campeão e garantiu à McLaren sua primeira temporada em 17 anos. Agora, a Fórmula 1 está de volta, com novas regras, mudanças no calendário e novidades no grid. Em 2026, a F1 terá carros menores e mais leves, novos modos de ultrapassagem e de impulso, além de novas formas de recarregar as […]
Ações das petroleiras subiram forte na bolsa nos últimos dias, ainda que, no começo do ano, o cenário para elas não fosse positivo; entenda por que ainda vale ter Petrobras e Prio na carteira