🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Esta ação despencou quase 40% com receios da IA — onde o mercado vê risco, eu vejo uma grande oportunidade

Quando surgiu o termo SaaSpocalipse, o mercado passou a tratar praticamente todas as empresas de software como potenciais vítimas da IA – na dúvida, vende primeiro e tenta entender depois. Em minha visão, isso representa uma baita atratividade!

queda da bolsa, tudo em vermelho
Imagem: Shutterstock

Alguns anos atrás, se você quisesse elaborar um gráfico não tinha jeito: ou você manjava um pouco de Excel para fazer por conta própria, ou precisaria recorrer a um nerd para te ajudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas as coisas mudaram bastante com a chegada das ferramentas de inteligência artificial. Agora, basta colar os dados no ChatGPT e, quase como mágica, ele te devolve um gráfico melhor e mais bonito do que seu amigo nerd jamais conseguiu te entregar.

O apocalipse dos softwares

Esse parece um exemplo banal, mas nos ajuda a entender por que as empresas de software têm sofrido tanto nos últimos meses. De uma hora para outra, várias ferramentas que eram cruciais para o nosso cotidiano se tornaram dispensáveis.

O mercado criou até uma expressão para essa narrativa: SaaSpocalipse, ou Apocalipse do Software as a Service. Isso ajuda a entender o mau humor com várias empresas do setor nos últimos meses.

O gráfico abaixo mostra o desempenho do IGV (ETF de empresas de software), além de várias outras companhias, como a própria Microsoft e a brasileira Totvs no primeiro semestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: TradingView

Mas será que se trata realmente de um apocalipse? A resposta é “não para todas as companhias”, mas a sobrevivência de cada uma dependerá de sua criticalidade para pessoas e empresas.

Leia Também

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Na Super Quarta, um banco sobe e outro corta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje

As sobreviventes

Algumas empresas realmente me parecem com os dias contados. Mas alguns softwares não deixarão de ser úteis com o surgimento da IA.

Um bom exemplo são os softwares de ERP. Em resumo, ERP é uma plataforma que integra e gerencia os principais departamentos de uma empresa (finanças, contabilidade, compras, estoque, RH, etc). Eles ajudam a reduzir erros, aumentam controle e governança, padronizam processos, melhoram tomadas de decisões, entre outros benefícios.

O ERP é quase como o sistema nervoso que conecta as várias áreas de uma mesma empresa, e sua substituição não é nada trivial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junte a isso o fato de que ERPs costumam custar apenas uma pequena fração do faturamento das empresas (em média, 0,2%) e chegamos a seguinte constatação: trocar ERPs especializados por ferramentas de IA generalistas é um risco que não nos parece valer a pena na maioria dos casos.

Isso é ainda mais difícil no ambiente de pequenas e médias empresas (PMEs), que não têm dinheiro nem equipes dedicadas de tecnologia para desenvolver esse tipo de solução dentro de casa. É justamente aí que entra a Totvs.

O mercado vê risco, nós vemos oportunidade

Quando surgiu o termo SaaSpocalipse, o mercado passou a tratar praticamente todas as empresas de software como potenciais vítimas da IA – na dúvida, vende primeiro e tenta entender depois. Com isso, as ações da companhia entraram nesse mesmo movimento e acumulam queda próxima de 40% desde as máximas de fevereiro.

Em minha visão, isso representa uma baita oportunidade!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a Totvs detém a liderança em sistemas integrados de gestão empresarial no Brasil (especialmente PMEs), com cerca de 53% de market share, e vem entregando resultados com crescimento bastante consistente nos últimos anos.

Fonte: Totvs. Elaboração: Seu Dinheiro

Enquanto o mercado vende as ações por achar que ERPs se tornarão desnecessários, a Totvs na verdade tem criado soluções baseadas em IA que aumentam ainda mais a produtividade dos seus clientes e o valor percebido por eles.

Ou seja, o caminho não parece ser a IA substituir o ERP, mas os dois coexistirem para gerar ainda mais valor para as empresas.

É por isso que eu interpreto a enorme queda de Totvs como uma grande oportunidade e por isso ela passou a fazer parte da série Empiricus Ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste link você confere gratuitamente a nossa análise completa sobre a companhia, seu valuation e o nosso preço alvo para TOTS3.

Um abraço e até a próxima,

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um casal olhando para uma conta de IPTU em uma casa espaçosa 10 de setembro de 2026 - 8:31
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 9 de setembro de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção

9 de setembro de 2026 - 19:55
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um cachorro e um gato diante de um pote de ração, cheio de dividendos e retornos de ações 9 de setembro de 2026 - 8:13
8 de setembro de 2026 - 8:13
Imagem gerada por inteligência artificial mostra mãos de homem abrindo uma carteira nas cores da bandeira brasileira vazia, sem dinheiro 7 de setembro de 2026 - 8:19
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma montanha russa entre diversos prédios na cidade, com fundos de centros logísticos, shoppings, lajes corporaivas e imóveis residenciais 4 de setembro de 2026 - 8:19
Logo bancos nadadores competição 4 de setembro de 2026 - 7:02
3 de setembro de 2026 - 8:18
bolsa ações small caps microcaps 2 de setembro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo? 

2 de setembro de 2026 - 20:00
1 de setembro de 2026 - 8:37
Imagem traz um corte de um título de eleitor 1 de setembro de 2026 - 6:45

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O pêndulo eleitoral começa a se mover

1 de setembro de 2026 - 6:45
Homem chama elevador para descer 30 de agosto de 2026 - 8:00
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma miniatura de shopping center dentro de um shopping. ao redor, há caixas com notas de reais, simbolizando dinheiro guardado em caixa, investimentos ou aquisições 27 de agosto de 2026 - 8:26
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 26 de agosto de 2026 - 19:55
Mãos de robô e humano se tocando com o logo do Gemini Notebook, representando a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) do Google 26 de agosto de 2026 - 15:47
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 26 de agosto de 2026 - 8:12
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar