🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Privatização

Mudanças à vista? Salim Mattar diz que Vale precisa ser “reprivatizada”

Em evento em Brasília, o secretário especial de desestatização e desinvestimento disse que é preciso reduzir um pouco a presença de fundos de pensão na empresa para que ela seja mais privada e sem interferência do governo

Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

Ao participar de um evento da Revista Voto, em Brasília, o secretário especial de desestatização e desinvestimento, Salim Mattar, disse nesta quarta-feira (13) que a Vale precisa ser "reprivatizada". Segundo ele, fundos de pensão e a BNDESPar, que é o braço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) detêm controle da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão foi levantada por ele após uma reportagem do UOL que questionava a privatização da companhia. Mas o secretário foi cauteloso.

Ele disse que "não há horizonte para a venda e que não está incentivando fundos e bancos públicos a venderem as ações neste momento, mas que é preciso refletir".

Ainda assim, Mattar destacou que o governo veio para desestatizar e que é "natural" que essas ações sejam vendidas em algum momento.

Brumadinho

O secretário lembrou a tragédia de Brumadinho e disse que, após o rompimento de rejeitos da Vale no local, "veio a tona muita coisa" sobre a companhia. No evento, Mattar se referiu a Vale como "uma fantástica companhia e que estava prestes a se transformar na número um do mundo".

Ele também defendeu que é preciso fechar estatais que apenas aumentam o déficit e afirmou que serão privatizadas ou fechadas quatro estatais que estão sob a gestão do Ministério da Economia: Casa da Moeda (CMB), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Dataprev e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), que realizou abertura de capital em 2017.

Leia Também

MERCADO USA A RÉGUA ERRADA?

Citi sobe o preço-alvo de BTG Pactual (BPAC11) e vê espaço para ação se descolar dos bancões

VAI PINGAR POR AÍ?

Porto (PSSA3), Totvs (TOTS3) e Fleury (FLRY3) colocam R$ 636 milhões em JCP no radar; veja quem tem direito

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Itaú (ITUB4) aluga 100% do Esther Towers, da EZ Tec (EZTC3). 18 de setembro de 2026 - 10:18
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 17 de setembro de 2026 - 18:34
Fachada loja Natura 17 de setembro de 2026 - 18:24
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar