🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Privatização

Mudanças à vista? Salim Mattar diz que Vale precisa ser “reprivatizada”

Em evento em Brasília, o secretário especial de desestatização e desinvestimento disse que é preciso reduzir um pouco a presença de fundos de pensão na empresa para que ela seja mais privada e sem interferência do governo

Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

Ao participar de um evento da Revista Voto, em Brasília, o secretário especial de desestatização e desinvestimento, Salim Mattar, disse nesta quarta-feira (13) que a Vale precisa ser "reprivatizada". Segundo ele, fundos de pensão e a BNDESPar, que é o braço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) detêm controle da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão foi levantada por ele após uma reportagem do UOL que questionava a privatização da companhia. Mas o secretário foi cauteloso.

Ele disse que "não há horizonte para a venda e que não está incentivando fundos e bancos públicos a venderem as ações neste momento, mas que é preciso refletir".

Ainda assim, Mattar destacou que o governo veio para desestatizar e que é "natural" que essas ações sejam vendidas em algum momento.

Brumadinho

O secretário lembrou a tragédia de Brumadinho e disse que, após o rompimento de rejeitos da Vale no local, "veio a tona muita coisa" sobre a companhia. No evento, Mattar se referiu a Vale como "uma fantástica companhia e que estava prestes a se transformar na número um do mundo".

Ele também defendeu que é preciso fechar estatais que apenas aumentam o déficit e afirmou que serão privatizadas ou fechadas quatro estatais que estão sob a gestão do Ministério da Economia: Casa da Moeda (CMB), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Dataprev e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), que realizou abertura de capital em 2017.

Leia Também

PERDEU O ENTUSIASMO

Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos

GORDURA NO CAPITAL?

Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar