Enquanto a reforma da Previdência ainda caminha no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro já pensa nos próximos passos do governo. Nesta segunda-feira (20), o presidente Bolsonaro utilizou sua conta oficial no Twitter para declarar que sua gestão pretende apresentar uma proposta de Reforma Tributária após a tramitação da Previdência.
A Nova Previdência é a porta de entrada para o progresso do Brasil. É com sua aprovação que se viabilizam diversas outras ações econômicas benéficas para o país, como a Reforma Tributária, que pretendemos apresentar logo após, compreendendo ser um desejo urgente dos brasileiros.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 20, 2019
O presidente aproveitou para destacar que a aprovação da Nova Previdência permitirá que o governo destrave a agenda de reformas programadas.
Enquanto o governo ainda ensaia um texto de reforma Tributária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar ainda nesta semana a proposta apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). O texto é baseado nas ideias do economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).
A proposta hoje em discussão na Câmara defende a criação de um novo tributo de bens e serviços, com a unificação de impostos federais, estaduais e municipais. Conforme declarações já feitas pelo ministro da Economia Paulo Guedes, a proposta do governo deve focar somente em mudanças nos impostos federais.