Menu
2019-03-25T17:22:16-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
ARTICULAÇÃO

Bolsonaro já está se envolvendo com a reforma, diz secretário da Previdência

Marinho esteve na 75ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e foi insistentemente perguntado sobre os desentendimentos de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sobre quem seria o articulador político do governo.

25 de março de 2019
16:31 - atualizado às 17:22
Secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho
Secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho - Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, disse que o presidente Jair Bolsonaro já anunciou e reiterou seu compromisso com a reforma da Previdência e que ele tem usado os canais que acha eficientes para reiterar que essa é a pauta mais importante de seu governo.

Marinho esteve na 75ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e foi insistentemente perguntado sobre os desentendimentos de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sobre quem seria o articulador político do governo.

Com sua habitual paciência, Marinho reiterou que o presidente defende sim a reforma, mas que sua forma de se expressar pode gerar desconforto entre interlocutores.

“Bolsonaro já está envolvido. Não há porque duvidar disso”, disse.

A articulação política, segundo o secretário, está a cargo da Casa Civil, comandada pelo ministro Onyx Lorenzoni, e as demais lideranças do governo no Congresso.

Marinho disse que tem visto e ouvido “declarações majoritariamente favoráveis à Previdência”, mas que pela natureza do projeto é natural que exista resistência e discussão.

Mas ele está certo de que “teremos adesão” da integralidade do grupo de apoio do governo e até de parlamentares que não serão da base, pois é essa é uma agenda do país e da sociedade.

Cronograma

Ainda de acordo com Marinho, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, garantiu que o relator do projeto será anunciado nesta semana.

A demora em definir um relator para o projeto está atrasando o cronograma de andamento da reforma. Para Marinho, “quem dá o momento é o Parlamento”.

Ainda sobre o relator, Marinho disse que se pudermos conversar “como temos conversado para ter um relator mais afinado com o texto será mais confortável”.

Marinho disse que ele e o ministro Paulo Guedes, que também esteve no evento, vão defender e explicar o projeto nas audiências públicas que estão previstas para terça-feira (Câmara) e quarta-feira (Senado).

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

busca por acordo

Investidores cobram até R$ 60 bi da Petrobras em processos de arbitragem

Casos incluem tanto investidores nacionais quanto estrangeiros e vieram na esteira da Operação Lava Jato, que apontou práticas ilícitas na estatal

país em crise

Concorrente do Uber, Cabify encerra operações no Brasil por conta da pandemia

Fundada há 10 anos em Madri, empresa enfrentou um mercado altamente competitivo no Brasil, mas crise recente foi decisiva para startup deixar o país

TIM Brasil poderá emitir até R$ 5,7 bilhões em debêntures incentivadas

O projeto da operadora para melhorias nas redes fixas e móveis de 21 unidades da federação entrou na lista de autorizações do Ministério das Comunicações

quem vai levar?

Tem ação fresquinha vindo aí, minha amiga, com o IPO da Hortifruti Natural da Terra

Com tese de investimento sendo que ela é o melhor do supermercado e da feira, companhia busca recursos para expandir operações

Ligando na tomada

Renault traz a nova geração de carros elétricos ao Brasil — e Weg e EDP garantem a recarga

A Renault firmou parceria com EDP e WEG para o fornecimento de infraestrutura do novo Zoe, veículo 100% elétrico da montadora francesa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies