🔴 SELIC VAI PARAR NOS 14,75%? VEJA TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘TURBINADA’ PARA COMPRAR AGORA – CONFIRA

Eduardo Campos

Eduardo Campos

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.

Análise

A angústia do crescimento e a dúvida do capitão

Atividade econômica inspira cuidados e Bolsonaro precisa mostrar convencimento e postura diante da reforma da Previdência

Eduardo Campos
Eduardo Campos
6 de março de 2019
13:04 - atualizado às 12:45
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro - Imagem: Alan Santos/PR

Na longínqua semana passada recebemos o decepcionante Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 e falamos que ele pouco importava para o desempenho dos nossos investimentos, que o foco estava e deveria continuar na reforma da Previdência. Tudo continua verdade, mas algumas conversas que tive desde então sugerem que “o buraco é mais embaixo”.

Para a reforma ser a “salvação da lavoura” em termos de atividade econômica ela teria de ter um tempo de tramitação muito mais rápido do que os mais otimistas preveem. No quadro que se desenha, de trâmites legislativos até o terceiro trimestre, já teremos passado por um “choque de realidade”, com os dados de atividade, notadamente (des) emprego, decepcionando até meados do ano, ou mesmo antes disso.

Apesar da firme retomada de diversos indicadores de confiança de empresários e consumidores parece que há alguma coisa segurando, travando a transformação da intenção em atividade de fato. Além disso, o crescimento fraco do fim do ano passado já deu início a uma onda de revisões para os prognósticos do ano. A mediana do Focus para o PIB de 2019 caiu de 2,48% para 2,3% e novas revisões deverão acontecer.

No lado da política monetária, o Banco Central (BC) afirma que o estímulo está adequado e que a retomada depende da queda da incerteza. Incerteza é algo não facilmente quantificável, mas é sabido pela literatura econômica que ela tem impacto adverso sobre a atividade.

Não que uma queda adicional de 0,25 ponto ou meio ponto percentual do juro básico seja a solução, mas é uma discussão que já está posta e deve se intensificar conforme a atividade continuar decepcionando.

No lado fiscal não há espaço para políticas de estímulo. Consumimos todo o espaço fiscal que existia com políticas mal desenhadas que agora apresentam suas faturas.

Leia Também

A equipe do ministro Paulo Guedes sabe que tem “areia” nas engrenagens da economia e emitiu um primeiro sinal. No “Estadão” de 2 de março, lemos notícia de que o governo tenta destravar crédito para empresas. A ideia busca facilitar a apresentação de garantias.

Incrível como parecemos presos em um “feitiço do tempo”, pois esse tipo de notícia vem sendo reeditada desde os tempos de Guido Mantega e nada do crédito e seus canais darem sua contribuição.

Parece que estamos soterrados por todas as questões estruturais que foram sendo deixadas de lado. A emergência fiscal transparece na reforma da Previdência, mas também há a questão tributária, educação, baixa produtividade... (vá completando a lista).

São todos problemas complexos com soluções também complexas que vão testando a paciência de todos, e esses itens, tempo e paciência, estão em falta em qualquer esfera da sociedade.

O presidente está convencido?

Dentro desse ambiente, no qual o tema "Previdência" se coloca como pedra angular do governo, a postura do presidente Jair Bolsonaro ainda levanta questionamento. Também na semana passada, o presidente falou das “gorduras” do projeto entregue por ele ao Congresso, com repercussão negativa nos mercados e reação da turma do “veja bem”.

Em conversa com um amigo com larga experiência no mercado financeiro, ele resumiu a questão da seguinte forma: “Está nítido que o capitão não está convencido da importância da reforma”.

A conversa me remeteu a um alerta semelhante, feito no fim do ano passado, por dois dos maiores especialistas em Previdência do Brasil, Fabio Giambiagi e Paulo Tafner. Em evento do BTG Pactual, os dois disseram que mais importante que o modelo de reforma que se pretendia era a postura do presidente, que teria de se convencer e abraçar a reforma antes de qualquer coisa.

Por ora, podemos dar um desconto e falar que a postura do presidente está dúbia. Afinal, o texto enviado foi mais duro que o acenado previamente, ele foi pessoalmente ao Congresso levar a proposta e gravou um pronunciamento à nação.

Por outro lado, tivemos essa “canelada” sobre as “gorduras” da proposta e um total silêncio sobre o tema por parte dele desde então, mesmo com as conversas de que ele usaria sua força nas redes sociais para mobilizar os apoiadores em torno do tema.

Por ora, o presidente conseguiu mobilizar as redes em torno da sua pauta de costumes, com um tuíte de gosto para lá de duvidoso envolvendo cena do Carnaval de rua.

Creio que ainda dá para mudar o foco e passar a gastar tempo e mobilização com os assuntos que realmente importam.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PESQUISA FOCUS

Um recado para Galípolo: Analistas reduzem projeções para a Selic e a inflação no fim de 2025 na semana do Copom

5 de maio de 2025 - 10:45

Estimativa para a taxa de juros no fim de 2025 estava em 15,00% desde o início do ano; agora, às vésperas do Copom de maio, ela aparece em 14,75%

SEM MEDO DA RECESSÃO?

Trump descarta demissão de Powell, mas pressiona por corte de juros — e manda recado aos consumidores dos EUA

4 de maio de 2025 - 13:48

Em entrevista, Trump afirmou que os EUA ficariam “bem” no caso de uma recessão de curto prazo e que Powell não reduziu juros ainda porque “não é fã” do republicano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um mês da ‘libertação’: guerra comercial de Trump abalou mercados em abril; o que esperar desta sexta

2 de maio de 2025 - 8:21

As bolsas ao redor do mundo operam em alta nesta manhã, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA

8 DE JANEIRO

Entenda por que Bolsonaro pode se beneficiar se ação penal de Ramagem for suspensa no caso da tentativa de golpe de Estado

1 de maio de 2025 - 9:46

Câmara analisa pedido de sustação da ação contra o deputado Alexandre Ramagem; PL, partido de Bolsonaro, querem anulação de todo o processo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado

30 de abril de 2025 - 8:03

Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos

PESQUISA

Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

28 de abril de 2025 - 18:13

Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços, PIB, inflação e emprego estão no radar em semana cheia no Brasil e no exterior

28 de abril de 2025 - 7:03

Semana traz IGP-M, payroll, PIB norte-americano e Zona do Euro, além dos últimos balanços antes das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos de maio

CALENDÁRIO ECONÔMICO

Agenda intensa: semana tem balanços de gigantes, indicadores quentes e feriado

27 de abril de 2025 - 17:12

Agenda da semana tem Gerdau, Santander e outras gigantes abrindo temporada de balanços e dados do IGP-M no Brasil e do PIB nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

O EFEITO BORBOLETA DO TARIFAÇO

O mundo vai pagar um preço pela guerra de Trump —  a bolsa já dá sinais de quando e como isso pode acontecer

15 de abril de 2025 - 14:34

Cálculos feitos pela equipe do Bradesco mostram o tamanho do tombo da economia global caso o presidente norte-americano não recue em definitivo das tarifas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Respira, mas não larga o salva-vidas: Trump continua mexendo com os humores do mercado nesta terça

15 de abril de 2025 - 8:14

Além da guerra comercial, investidores também acompanham balanços nos EUA, PIB da China e, por aqui, relatório de produção da Vale (VALE3) no 1T25

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Smartphones e chips na berlinda de Trump: o que esperar dos mercados para hoje

14 de abril de 2025 - 8:46

Com indefinição sobre tarifas para smartphones, chips e eletrônicos, bolsas esboçam reação positiva nesta segunda-feira; veja outros destaques

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: PIB da China, política monetária na Europa e IGP-10 são destaques em semana de balanços nos EUA

14 de abril de 2025 - 6:30

Após dias marcados pelo aumento das tensões entre China e Estados Unidos, indicadores econômicos e os balanços do 1T25 de gigantes como Goldman Sachs, Citigroup e Netflix devem movimentar a agenda desta semana

REVISÃO

JP Morgan reduz projeção para o PIB brasileiro e vê leve recessão no segundo semestre; cortes de juros devem começar no fim do ano

11 de abril de 2025 - 12:55

Diante dos riscos externos com a guerra tarifária de Trump, economia brasileira deve retrair na segunda metade do ano; JP agora vê Selic em 1 dígito no fim de 2026

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA, ata do Fomc e temporada de balanços nos EUA agitam semana pós-tarifaço de Trump

7 de abril de 2025 - 6:30

Além de lidar com o novo cenário macroeconômico, investidores devem acompanhar uma série de novos indicadores, incluindo o balanço orçamentário brasileiro, o IBC-Br e o PIB do Reino Unido

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

5 de abril de 2025 - 17:58

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

DE OLHO NAS URNAS

Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

3 de abril de 2025 - 12:02

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Buy the dip

31 de março de 2025 - 20:00

Já que o pessimismo virou o consenso, vou aqui argumentar por que de fato uma recessão é ainda improvável (com uma importante qualificação final)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar