Menu
2019-10-07T11:37:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
2020 é logo ali

Datena é lider em intenções de voto para São Paulo, diz pesquisa da XP

Levantamento ainda revela baixa intenção de voto em Joice Hasselmann, do partido do governo; 29% afirmaram que o endosso de Bolsonaro pode aumentar a vontade de votar no candidato

7 de outubro de 2019
11:27 - atualizado às 11:37
José Luiz Datena
Brasil, São Paulo, SP. 03/02/11. O apresentador de TV José Luiz Datena. - Imagem: ANDRÉ LESSA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/

O nome do apresentador de TV José Luiz Datena aparece na liderança das intenções de votos para a prefeitura de São Paulo, de acordo com uma pesquisa da XP Investimentos. O apresentador está em primeiro em um cenário em que o eleitor é estimulado a escolher com base em uma lista de pré-candidatos.

Os números são importantes porque revelam tendências de um processo eleitoral que costuma dar o tom das eleições para governos do Estado e Presidência, dois anos depois.

Datena, que não é filiado a um partido, tem 22% das intenções. Tecnicamente, o apresentador aparece empatado com o deputado federal Celso Russomano (Republicanos), que tem 19%. Em seguida aparece a ex-prefeita de SP e ex-senadora Marta Suplicy, com 11%. O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB) tem 10% das intenções de voto.

O peso de Bolsonaro e Doria

Filiada ao partido do governo federal, o PSL, a deputada federal Joice Hasselmann aparece apenas com 7%. A importância do apoio de figuras políticas estaduais e nacionais aos candidatos, aliás, foi uma das questões levantadas aos entrevistados.

Para 46% dos eleitores, o apoio do governador de São Paulo João Dória (PSDB) não será relevante na hora de escolher em quem votar para prefeito, enquanto 29% afirmam que o endosso do presidente Jair Bolsonaro pode aumentar a vontade de votar no candidato.

A pesquisa também indicou que os maiores índices de desconhecimento entre os pré-candidatos são de Cláudio Lottenberg (sem partido) (63%), Andrea Matarazzo (PSD) (56%) e Tábata Amaral (PDT) (48%).

A XP Investimentos fez a pesquisa em parceria com o Ipespe. Nesta, que é a primeira rodada, as entrevistas foram conduzidas com 1000 eleitores do município de São Paulo entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2019. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Orçamento em foco

Presidente da Câmara defende a desvinculação total do orçamento

Arthur Lira (PP-AL) rejeita tese segundo a qual desvinculação deixaria setores essenciais sem recursos

Liminar

Tribunal de Contas de São Paulo suspende leilão de linhas da CPTM

Leilão estava previsto para a próxima terça-feira

Contra a pandemia

Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,9 trilhão

Projeto de lei segue agora para o Senado

IPO registrado

Rio Branco Alimentos protocola pedido de registro de oferta pública de ações

Oferta será primária e terá como coordenador-líder o Citi, além da coordenação do Bank of America Merril Lynch e do BTG Pactual

Boleto salgado

Aneel mantém bandeira amarela em março; conta de luz continua com taxa adicional

É o terceiro mês consecutivo que o órgão regulador aciona bandeira neste patamar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies