Menu
2019-08-05T16:37:54-03:00
Estadão Conteúdo
Olha ele (de novo)

Na China, Doria critica trocas no comando da Apex

Governador fez os comentários durante viagem para tentar encontrar investidores para estatais e projetos em São Paulo

5 de agosto de 2019
15:39 - atualizado às 16:37
Governador do estado de São Paulo, João Doria
João Doria - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou nesta segunda-feira, 5, as mudanças recentes no comando da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Dois presidentes da Apex foram trocados no período de sete meses do governo Jair Bolsonaro.

O tucano tratou do assunto na fala de abertura de uma coletiva de imprensa em Pequim, para onde viajou com uma missão empresarial para tentar encontrar investidores para estatais e projetos em São Paulo.

Ele comparou o órgão de fomento à exportação do governo federal com a InvestSP - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. O governo estadual firmou um acordo entre a InvestSP e o Banco da China.

"A Apex sofreu em 7 meses duas alterações de direção. Isso cria instabilidade em uma agência de promoção internacional. Inspirado nisso, criamos um novo modelo (na InvestSP) com mais autonomia política e financeira", afirmou o governador.

A Apex já teve três presidentes diferentes desde o começo do ano. Em abril, o atual presidente, o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia tomou posse e demitiu dois diretores da gestão corporativa do órgão.

Antes de deixar o cargo após três meses de gestão, o presidente anterior, Mário Vilalva, afirmou que havia sido alvo de "sabotagens" dentro do órgão e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cuja pasta é responsável pela Apex.

Antes de Vivalva, a Apex foi comandada por Alex Carreiro por dez dias. A agência tem a atribuição de promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para o País.

A declaração na China foi mais um sinal do descolamento de Doria do presidente Jair Bolsonaro, a quem apoiou na campanha, quando lançou o slogan Bolsodoria. Na semana passada, o tucano surpreendeu ao dizer que nunca teve alinhamento com o presidente e criticar a fala de Bolsonaro sobre a morte do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

O acordo com o Banco da China prevê a criação de um escritório da InvestSP em Xangai, que será inaugurado nesta sexta-feira, e tem o objetivo de promover uma troca de informações, dados e tendências sobre São Paulo e China, permitindo que as empresas dos dois lados tenham acesso de forma mais simples sobre o ambiente de negócios nas duas regiões.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

PRÉVIA DOS BALANÇOS

Os grandões vêm aí: Petrobras e Vale divulgam os resultados; veja o que esperar

Semana será marcada pela apresentação dos resultados de algumas das principais companhias da B3

agenda lotada

Os segredos da bolsa: balanços de pesos-pesados podem manter Ibovespa em alta em semana de Copom

Lá fora, resultados do terceiro trimestre de Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft são destaques, além de decisões de bancos centrais

O GRANDE DRAGÃO VERMELHO

Pandemia deve reforçar poder chinês na economia

Movimento aponta para a continuidade das tensões com Estados Unidos e manutenção da alta demanda por matérias-primas produzidas pelo Brasil

PANOS QUENTES

‘Apresentei desculpas e colocamos ponto final’, diz Salles sobre atrito com Ramos

Salles e Ramos protagonizaram o mais recente atrito dentro do governo, tornado público após chefe do Meio Ambiente se referir ao general como “Maria Fofoca”

ALÍVIO

Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz

Média móvel de novos casos ficou em 22.483 no sábado, alta de 11% em relação aos casos da semana anterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies