Menu
2019-06-28T15:09:47-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Desacelerou?

Lançamentos de imóveis caem 35,2% em abril, diz Abrainc; vendas fiam estáveis

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, os lançamentos totalizaram 20.652 unidades, expansão de 11,7% na comparação com 2018

28 de junho de 2019
15:09
Imóveis
Imagem: Shutterstock

O mercado imobiliário mostrou uma atividade mais fraca no mês de abril, com queda nos lançamentos e estabilidade nas vendas, interrompendo a sequência de alta vista nos meses anteriores, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os lançamentos consolidados somaram 2.471 unidades em abril, recuo de 35,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, os lançamentos totalizaram 20.652 unidades, expansão de 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mês de abril, todos os segmentos diminuíram a oferta de novos projetos. Os lançamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV) foram de 1.188 unidades, recuo de 38,1%, enquanto no setor de médio e alto padrão chegaram a 1.283 unidades, baixa de 12,0%.

Vendas líquidas

As vendas líquidas consolidadas (já descontados os distratos) em abril atingiram 6.415 unidades, resultado 0,2% superior ao do mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2019, as vendas totalizaram 28.673 unidades, alta de 12,2%.

No mês de abril, as vendas de casas do Minha Casa Minha Vida caíram 4,3%, para 4.332 unidades, enquanto as vendas de moradias de médio e alto padrão subiram 3,3%, para 1.966 unidades.

Distratos e estoques

Os distratos consolidados somaram 1.737 unidades em abril, recuo de 33,6%. O volume de distratos foi equivalente a 21,3% das vendas totais no mês.

O estoque totalizou 121.390 unidades em abril, alta de 6,4%. Considerando o ritmo atual de vendas, seriam precisos 15,2 meses para liquidar esse estoque.

O levantamento da Abrainc engloba dados de 20 empresas associadas, com atuação em diversos Estados, mas concentrados na Região Sudeste.

Os dados consolidados se referem a empreendimentos novos dos segmentos residenciais (Minha Casa Minha Vida e médio e alto padrão), comerciais e loteamentos.

*Com Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies