Menu
Larissa Quaresma
A Bolsa como ela é
Larissa Quaresma
Analista de ações e integrante da equipe do Carteira Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-30T18:08:15-03:00
A BOLSA COMO ELA É

Black Friday decepciona varejo e é hora de jogar na defensiva na bolsa; veja como começar 2022

Resultado fraco de vendas induz revisão das expectativas para o varejo brasileiro no futuro próximo; o momento é de defesa

30 de novembro de 2021
10:58 - atualizado às 18:08
black-friday
Black Friday - Imagem: Shutterstock

Enquanto o varejo reporta um dado fraco de vendas da Black Friday, nós revemos nossas expectativas para o setor no futuro próximo.

Uma análise mais detalhada dos dados mostra a repetição de um cenário visto nos últimos resultados das grandes varejistas: tráfego nas lojas físicas ainda fraco, e-commerce indo bem.

Dados da consultoria Virtual Gate indicam um tráfego nas lojas 1,6% superior ao de 2020, enquanto a expectativa era de algo entre 5% e 10%.

No comércio eletrônico, por outro lado, a alta foi de 7,1% para esta Black Friday.

Então é para encher a mão com papéis das varejistas de e-commerce?

Aqui precisamos levar o pensamento a mais um nível de profundidade.

O volume de pedidos online do mercado como um todo teve uma queda de 0,2% na comparação anual. Isso significa que o crescimento das vendas (os 7,1%) veio quase todo do aumento do ticket médio, que cresceu 7,2% na comparação anual.

Com um IPCA acumulado de 11,7% nos últimos 12 meses, chegamos a uma só conclusão: em termos reais, as vendas da Black Friday do varejo como um todo caíram no Brasil.

Mais um nível de profundidade

Temos, entretanto, que fazer uma diferenciação por tipo de produto, descendo mais um nível de profundidade no pensamento.

Uma inflação acumulada de 19,9% para as TVs nos últimos 12 meses ilustra uma tônica comum para todos os eletrônicos, pressionados pelo aumento do dólar e pela escassez mundial de chips. Não é de se surpreender que as famílias estejam priorizando itens de consumo essencial sobre bens duráveis.

Nas vendas do Mercado Livre, a categoria de supermercados teve um crescimento de volume de 540% na comparação anual, considerando somente a sexta-feira (26).

O consumidor, que está com o orçamento pressionado, tem priorizado os bens de gasto recorrente, como alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Aliás, as vendas de alimentos pet subiram 370% para a companhia nesta Black Friday.

O famoso “long tail”, uma das expressões que os Faria Limers adoram falar, deu ao sortimento de Mercado Livre uma defensividade crucial na Black Friday 2021.

O que esperar do Natal e de 2022

Agora, os olhos se voltam para o Natal, que, nos últimos anos, tem sido praticamente uma extensão da Black Friday. Aguardemos.

Em meio a um desempenho fraco do varejo em seu melhor trimestre do ano, onde nós ficamos, como investidores, para 2022? Agora é a hora pensar em como sua carteira começará o ano que vem.

Já sabemos que será um ano de desaceleração no Brasil. Portanto, é importante ter uma parte do seu portfólio fora do país — não tudo, porque as eleições do ano que vem ainda podem trazer alguma surpresa positiva.

O e-commerce, principalmente o focado nos itens básicos essenciais e/ou no público de alta renda, tende a continuar se beneficiando. Se você tiver alguma exposição ao varejo brasileiro, esteja, por favor, nos nomes certos.

Temos, ainda, o potencial “efeito janeiro”, uma anomalia histórica em que o preço das small caps tradicionalmente sobe no primeiro mês do ano.

Entretanto, como casa, temos um pensamento pautado em análise fundamentalista. Apostar nesse efeito seria quase como entregar sua suada poupança ao misticismo.

Agora é a hora da boa e velha defensividade, sempre uma boa arma contra momentos de incerteza.

Um abraço,
Larissa

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

PRECAUÇÃO EXTRA

Cautela demais atrapalha os negócios? Não para o Bradesco (BBDC4): banco cria nova vice-presidência focada na gestão de riscos

A nova vertical abrangerá as áreas de compliance, conduta, ética e demais setores ligados à gestão de ameaças corporativas

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa ignora tensão pré-Fed e sobe mais de 2%, fechando no melhor nível desde outubro; dólar volta aos R$ 5,43

O dia tinha tudo para ser como ontem, mas o Ibovespa encontrou forças para voltar aos 110 mil pontos e recuperar as perdas da semana

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) sobe forte e apaga parte da queda brusca na semana; veja como operam as principais criptomoedas do mercado

Como outros ativos do risco, a moeda digital também foi afetada pelas tensões entre entre Ucrânia e Rússia nos últimos dias, mas encontrou fôlego para avançar hoje

INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA

Banco Central suspende sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja o que está por trás do bloqueio

O BC precisou interromper o funcionamento do sistema lançado ontem após enfrentar instabilidades geradas pelo grande volume de acessos

NOVA DEBANDADA?

Mais um técnico da área de Orçamento da Economia deixa cargo e expõe novo desgaste na equipe de Paulo Guedes

O movimento de saída é comum no último ano de governo, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês de 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies