Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-23T12:30:16-03:00
Estadão Conteúdo
Comprinhas em alta

Indo às compras? Intenção de Consumo cresce 2,1% em agosto; confira

O indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) teve melhor desempenho desde abril deste ano; no entanto a intenção de consumo segue abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos

23 de agosto de 2021
12:26 - atualizado às 12:30
Varejo (1)
Imagem: Shutterstock

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2,1% em agosto ante julho, para 70,2 pontos, informou nesta segunda-feira a entidade.

O indicador mostra as projeções para o consumo, embasadas no ponto de vista dos próprios consumidores. Veja os números mais recentes do comércio.

Em relação a agosto de 2020, a alta é de 6,1%. A leitura deste mês do ICF é a maior desde abril deste ano. Apesar da alta, a CNC destacou, em nota, que a intenção de consumo segue abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos.

Desde 2015, quando a economia ainda estava na recessão que durou de 2014 a 2016, o indicador das compras está abaixo de 100 pontos.

Em agosto, todos os subíndices do ICF apresentaram resultados positivos, com destaque para o que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,6% ante julho, atingindo 70,7 pontos, no melhor resultado desde maio de 2020.

"O item foi o de maior crescimento em agosto e revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras no segundo semestre", diz a nota divulgada pela CNC.

Subíndices

  • O Nível de Consumo Atual cresceu 3,7% ante julho, alcançando 55,2 pontos, o maior patamar desde março deste ano.

"O ICF deste mês mostra que a expectativa das famílias brasileiras é que o ambiente econômico mais positivo, percebido no curto prazo, se prolongue para o longo prazo", diz a nota da CNC:

  • A Renda Atual cresceu 1,8% ante julho, continuando a tendência de aumento pelo terceiro mês, enquanto na comparação anual houve crescimento pela primeira vez desde abril de 2020, de 1,2%.
  • o Emprego Atual mostrou um crescimento mensal tímido, de 0,4%, o menor, na passagem de julho para agosto.
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

seu dinheiro na sua noite

Uma tarde de soluços nos mercados

O preço dos combustíveis, um dos grandes vilões da elevada inflação brasileira, não dá sinais de enfraquecimento. Muito pelo contrário: a passagem do furacão Ida pelo Golfo do México deve seguir impactando a oferta de petróleo por mais alguns meses, o que traz reflexos diretos ao preço da commodity. O Brent fechou em alta pela […]

menos méliuz

Méliuz (CASH3): Truxt reduz participação na companhia

Negociações têm por objetivo investimento e não visam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa

atenção acionista

Dividendos: Multiplan (MULT3) paga R$ 270 milhões em juros sobre capital próprio

Empresa vai considerar os acionistas inscritos nos registros da companhia no dia 28 de dezembro, dado que as ações de emissão da companhia passaram a ser negociadas “ex juros” a partir de 29 de dezembro

FECHAMENTO DO DIA

Petrobras dá susto, mas commodities garantem o avanço do Ibovespa; dólar sobe a R$ 5,37

A convovação de uma coletiva de última hora assustou os investidores, mas o Ibovespa retomou o ritmo de alta após a estatal confirmar que não irá mexr nos preços.

acesso bloqueado

Vale (VALE3) faz operação para resgatar 39 funcionários presos em mina no Canadá

De acordo com a empresa, na tarde de domingo (26), uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, impedindo o meio de transporte dos empregados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies