🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Vídeo

O Ibovespa não é o único! Conheça os outros índices da bolsa de valores

A bolsa brasileira conta com mais de 20 índices que servem de parâmetro para o mercado

O desempenho do Ibovespa é acompanhado de perto por quem investe em ações no Brasil, mas nossa bolsa de valores conta com diversos índices, que permitem ao investidor ficar de olho em diferentes aspectos do mercado de renda variável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber como estão se saindo as ações de empresas de menor porte? Tem índice para isso. Ou então as ações de construtoras? Tem índice para isso também. Quer saber se as ações das companhias mais sustentáveis têm se valorizado? Sim, também temos um índice assim. No vídeo a seguir você vai saber mais sobre os índices da B3 para além do Ibovespa e para que eles são usados:

Leia a transcrição do texto do vídeo sobre os índices da bolsa brasileira

Quando a gente fala que a bolsa subiu ou caiu, a gente está se referindo ao desempenho do seu principal índice, que no caso do B3 é o Ibovespa. Mas você sabia que a bolsa brasileira tem mais de 20 índices? Nesse vídeo eu vou falar um pouquinho sobre esses parentes menos conhecidos do Ibovespa.

Os índices de mercado representam carteiras de ativos que atendem a certos critérios técnicos. Eles servem como indicadores de desempenho de determinados segmentos do mercado e funcionam como referências para os investidores. Eles também são usados como parâmetros - também chamados de benchmarks - pelos gestores de fundos de investimento, que procuram seguir ou superar esses indicadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existe inclusive um tipo de fundo, chamado ETF, cuja função é justamente replicar o desempenho do seu índice de referência. Esses fundos de índice têm cotas negociadas em bolsa e taxas de administração bem baixas, e quem investe neles está, de certa forma, comprando um índice de mercado.

Leia Também

ONDE INVESTIR APÓS O RALI

Nem todas surfaram o ‘trade Flávio’: Rede D’Or (RDOR3) e outras 5 ações são as favoritas para juros menores

TRADE ELEITORAL

Flávio Bolsonaro pode levar o Ibovespa aos 250 mil pontos? Morgan Stanley indica quais ações investir em cada cenário de 2º turno

O principal índice da bolsa de valores brasileira é o Ibovespa, que representa uma carteira teórica das ações mais negociadas e representativas do nosso mercado. Mas a B3 conta com mais três índices amplos como o Ibovespa. Os mais importantes são o IBrX 50, com 50 ações, e o IBrX 100, com cem ações.

Também existem índices setoriais, que reúnem somente papéis de empresas de um determinado setor, como o de consumo, o financeiro, o de imóveis, o industrial e o de energia elétrica. Outros três que são bem conhecidos e importantes são o Índice de Dividendos, que reúne empresas boas pagadoras de proventos; o Índice Small Caps, que reúne empresas de baixo valor de mercado; e o IFIX, o índice de fundos imobiliários, do qual eu já falei nesse outro vídeo.

Finalmente, existem os índices que reúnem empresas que atendem a critérios de governança e sustentabilidade, como o índice de governança corporativa e o índice de sustentabilidade empresarial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho pra receber as notificações. E pode deixar dúvidas e sugestões pra outros vídeos nos comentários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Especialistas discutem visão para bolsa, renda fixa e crédito durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 18:08
fundos imobiliários fiis iguatemi vinci (1) 24 de setembro de 2026 - 13:02
Nota de dólar queimando 23 de setembro de 2026 - 18:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar