Menu
2019-10-14T10:44:11-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
marcha lenta

Atividade cresce menos que o previsto em agosto

Índice de Atividade do Banco Central, IBC-Br, sobe 0,07% em agosto. Atividade claudicante e inflação rastejando abaixo das metas reforça cenário de corte da Selic

14 de outubro de 2019
9:35 - atualizado às 10:44
Setas-abaixo-acima
Imagem: Shutterstock

Depois de breve retração em julho, a economia tem breve reação em agosto na métrica do Banco Central (BC). Mas nada que empolgue ou tenha impacto sobre as expectativas do mercado de que há espaço para novos cortes na Selic.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, apontou alta de 0,07% na comparação com julho, que teve o dado revisado de queda de 0,16% para 0,07%. As estimativas estavam ao redor de 0,2%. Em função das constantes revisões, a leitura em 12 meses é mais estável e mostra crescimento de 0,87%. No ano até agosto, o IBC-Br tem variação positiva de 0,66%. Sobre agosto do ano passado, há retração de 0,73%.

Atividade claudicante e inflação rastejando abaixo das metas leva o mercado a uma corrida para ver quem projeta a Selic mais baixa. A mediana do mercado, captada pelo Focus, está em 4,75%, mas já temos casas de análise trabalhando com juro em 4%. Mais relevante que isso, é a avaliação de que esse juro de 4,75% pode perdurar por todo o ano de 2020.

Juro baixo, com inflação nas metas é um cenário a se comemorar, mas que vai exigir cada vez mais dedicação dos investidores para rentabilizar seus recursos. Deixo umas dicas de leitura sobre investimentos com Selic nesses patamares. Há dicas para investidores conservadores e para os de perfil mais arrojado. Também deixo como sugestão o nosso e-book sobre investimentos em bolsa de valores.

Em termos reais, descontando a inflação, o juro está na casa de 1% e o mercado estima que o custo do dinheiro oscile ao redor disso até o fim de 2020. Ajuste dos juros, ou uma normalização da política monetária, apenas em 2021 com Selic de 6,5% e inflação na meta de 3,75%. Só para dar um parâmetro, quando o BC começou a reduzir a Selic de 14,25% em outubro de 2016, o juro real estava ao redor de 7%.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Check up dos investimentos

O que considerar na hora de avaliar o desempenho da sua carteira – e quais ferramentas podem te ajudar

Montei um guia para você saber tudo que precisa levar em consideração na hora de avaliar o desempenho da sua carteira de investimentos, principalmente se você investe por meio de diversas instituições financeiras. Também listei algumas ferramentas que podem te ajudar na empreitada.

DE OLHO NO NUBANK

Número de contas do Nubank cresce 485%, mas prejuízo também acelera e chega a R$ 312,7 milhões

Mas nem tudo foi ruim. De acordo com o documento apresentado pela fintech, o Nubank fechou o ano passado com 16 milhões de contas, sendo que 45 mil foram apenas contas voltadas para pessoas jurídicas (PJs)

AVERSÃO AO RISCO

‘Índice do medo’ dispara mais de 48% em meio a movimento de aversão ao risco no mundo

Seguindo na mesma direção, o ouro também apresentou alta na tarde desta segunda-feira por conta do movimento de busca por proteção

ECONOMIA

Carnaval 2020 deve movimentar R$ 8 bilhões na economia, diz CNC

Segundo a CNC, “a recuperação gradual da atividade econômica, combinada à inflação baixa” tendem a refletir na recuperação moderada dos serviços turísticos

AVIAÇÃO

Empresa americana ExpressJet Airlines compra 36 aviões da Embraer

A companhia anunciou também que vai diminuir gradualmente a sua frota de aeronaves E175 para acelerar o crescimento e se tornar uma companhia mais eficiente

PESQUISA

Avaliação do governo Bolsonaro fica estável em fevereiro, mostra pesquisa

A expectativa da população para o restante do mandato de Bolsonaro também não variou. Para 40%, a perspectiva é ótima ou boa e para outros 33% é ruim ou péssima

ECONOMIA

Bolsonaro diz que PIX do BC trará mais agilidade e menos custos ao cidadão

O PIX será disponibilizado pelas instituições financeiras a partir de 16 de novembro

Uns crescem, outros recuam

Desigual, recuperação do mercado imobiliário se concentra no Sudeste

Construtoras mantiveram a política de fechamento de postos de trabalho em 14 Estados em 2019

Incentivo à economia

China vai flexibilizar política monetária em resposta a coronavírus

Objetivo é auxiliar a economia do país a se fortalecer em meio aos impactos econômicos do surto da doença

Entrevista

Diretor do FGC: “sempre é melhor prevenir do que improvisar”

Daniel Lima defende as mudanças previstas no texto de Resolução Bancária enviado pelo governo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements