Menu
2021-01-18T09:32:31-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
números mistos

‘Prévia do PIB’, IBC-Br aponta para nova desaceleração da economia

Índice registra crescimento de 0,59% em novembro, abaixo dos 0,75% de outubro, mas acima do esperado por analistas

18 de janeiro de 2021
9:32
Touros e Ursos CAPA – PIB
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A economia brasileira continuou expandindo em novembro e cresceu em um ritmo acima do esperado pelos analistas de mercado. Só que ela desacelerou ante o desempenho apresentado em outubro, demonstrando que o movimento de recuperação ainda está longe de consolidado.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central e considerado uma espécie de prévia do PIB, apresentou crescimento de 0,59% em novembro, na comparação com o mês anterior, quando cresceu 0,75%, dado que foi revisado para baixo.

O desempenho de novembro veio acima da mediana de estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que apontava para um crescimento de 0,5% do IBC-Br em novembro. As expectativas variavam de crescimento de 0,2% a alta de 1,5%.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o IBC-Br registrou caiu 0,83%, levando o índice acumulado no ano a recuar 4,63%, mais que a queda de 4,30% apontada pela mediana de projeções, mas dentro do intervalo de estimativas. Em 12 meses, o indicador contraiu 4,15%.

Para este ano, o BC estima que o PIB brasileiro registrará uma contração de 4,4%, demonstrando um relativo otimismo quando à economia.

O IBC-Br considera a trajetória das variáveis da agropecuária, indústria e serviços, além de impostos sobre produtos, e é utilizado para avaliar ao ritmo da economia ao longo dos meses.

* Com informações da Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Primeiro passo

Os documentos que você deve reunir para declarar o imposto de renda 2021

Reunir a documentação que te auxilia no preenchimento da declaração é o primeiro passo. Empresas tiveram até a última sexta (28) para entregar os informes de rendimentos.

FECHAMENTO

Ibovespa reage na reta final e sobe mais de 1% com novidades sobre PEC Emergencial; dólar também sobe refletindo cautela

A bolsa chegou a cair mais de 2%, enquanto o Banco Central precisou injetar mais de US$ 2 bilhões para tentar segurar o câmbio

Chama o Max

Devo comprar ações da Jereissati para surfar na retomada da economia? Confira a análise

Como investidor, você pode tirar proveito da retomada da economia através dos papéis de uma das mais promissoras microcaps nacionais.

Fundos de investimento

Ney Miyamoto deixa equipe de gestão da Alaska

Fundador e um dos executivos mais experientes da equipe da Alaska, Miyamoto permanece como sócio e investidor dos fundos da casa

Vai pedir música no Fantástico

CVM abre terceiro processo administrativo desde início da crise na Petrobras

O sistema da CVM não indica a apuração de eventuais operações atípicas com papéis da petroleira no período recente.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies