Menu
2020-11-13T09:49:33-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
MELHORANDO

‘Prévia do PIB’, IBC-Br sobe em setembro e aponta para forte alta da economia no 3º tri

Índice sobe pelo quinto mês consecutivo e avança 9,47% na comparação trimestral, segundo BC

13 de novembro de 2020
9:45 - atualizado às 9:49
porcentagem
Imagem: Shutterstock

A economia brasileira continua apresentando sinais de retomada, depois de o País praticamente paralisar suas atividades no primeiro semestre por conta da pandemia de covid-19.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Banco Central e considerado uma espécie de prévia do PIB, subiu 1,29% entre agosto e setembro, quinto avanço mensal consecutivo pela série ajustada sazonalmente. Em agosto, a alta foi de 1,39%.

O resultado veio acima da mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, do Grupo Estado, que apontava para uma alta de 1,00%.

Esta evolução mensal fez com que o IBC-Br registrasse alta de 9,47% no acumulado do terceiro trimestre, em relação ao trimestre de abril a junho.

Na comparação com o resultado de setembro de 2019, sem ajuste sazonal, o IBC-Br caiu 0,77%. O recuo, porém, foi menor que a mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro, de contração de 1,30%.

As recentes melhoras nas comparações mensais do índice não foram suficientes para reverter o estrago provocado pelo novo coronavírus. No acumulado do ano, o IBC-Br caiu 4,93% e 3,32% nos 12 meses até setembro, sem ajuste sazonal. O BC projeta que o PIB vai cair 5,0% em 2020.

O IBC-Br considera a trajetória das variáveis da agropecuária, indústria e serviços, além de impostos sobre produtos, e é utilizado para avaliar ao ritmo da economia ao longo dos meses.

* Com informações da Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Aura e Aeris: veja o que dizem os CEOs das novatas da bolsa e outras notícias que bombaram na semana no Seu Dinheiro

Novidade na praça sempre causa burburinho. Na bolsa não é diferente. É bem verdade que as opiniões divergem:Lindas!Não são lá tudo isso…Não sei, nunca ouvi falarA bolsa brasileira recebeu 43 novas integrantes em 2020 e 2021. E a fila para entrar continua a aumentar. Para você, amigo leitor, isso é excelente. São mais ações na […]

Expansão

Rede D’Or assina memorando para aquisição de hospital na Paraíba

Documento prevê que Rede detenha 51% do capital social do Hospital Nossa Senhora das Neves

Após investigação

China multa Alibaba em US$ 2,8 bilhões por prática de monopólio

Foco foi prática que força comerciantes a escolherem uma plataforma, em vez de poderem trabalhar com mais.

Efeitos da Covid

Grupo Educação Metodista se prepara para pedir recuperação judicial

Com dívidas de cerca de R$ 500 milhões e em dificuldades desde 2015, o grupo viu sua situação se deteriorar em meio à pandemia

Cessão onerosa

Petrobras: Conselho aprova acordo sobre excedentes em Sépia e Atapu

Para a área de Atapu, a participação da estatal na cessão onerosa fica em 39,5% e em Sépia de 31,3%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies