Menu
2021-04-19T10:09:12-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
recuperando

‘Prévia do PIB’ surpreende positivamente, subindo 1,70% em fevereiro, segundo BC

Indicador elaborado pelo BC aponta que economia acelerou em relação a janeiro, mesmo com segunda onda de contaminações

19 de abril de 2021
10:09
Usina Siderúrgica da Gerdau
Operários em construção de usina siderúrgica da Gerdau, em Araçariguama, no interior de São Paulo - Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

O desempenho da economia brasileira em fevereiro surpreendeu os economistas de mercado, acelerando na comparação com janeiro, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

O indicador da autoridade monetária, considerado uma espécie de prévia do PIB, registrou um crescimento de 1,70% em fevereiro, na comparação com janeiro, quando teve alta 1,25% (este dado foi revisado para cima).

O desempenho surpreendeu, tendo em vista que a mediana das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast com economistas indicava para uma desaceleração – alta de 0,90%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o IBC-Br registrou um crescimento de 0,98%, enquanto a mediana das projeções apontava para uma contração de 0,10%.

Em 12 meses, o índice continua no campo negativo (-4,02%), mas ele acumula em 2021 uma alta de 0,23%, considerando os resultados do primeiro bimestre.

O IBC-Br considera a trajetória das variáveis da agropecuária, indústria e serviços, além de impostos sobre produtos, e é utilizado para avaliar ao ritmo da economia ao longo dos meses. Apesar das comparações com o PIB, ele tem uma metodologia diferente, acompanhando mensalmente o setor produtivo, enquanto o PIB apresenta uma visão mais abrangente da economia, considerando também o lado da demanda.

Continua a recuperação em ‘V’

Mesmo diante dos receios de muitos economistas de que a economia perdeu força neste começo, por conta da segunda onda de contágios por covid-19, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse no final de março que o movimento de recuperação da economia nos últimos meses não perdeu força, e continuou se comportando em forma de "V". 

"O PIB nos últimos meses foi mais forte do que o BC e o próprio mercado esperavam. São números que surpreenderam para cima", destacou o diretor.

Ele citou que o setor de serviços perdeu um pouco de força, assim como o comércio varejista, cujos resultados estavam bem acima do nível pré-pandemia.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Como Era Verde o Meu Vale: ainda vale a pena ter Vale?

Vivemos um “novo ciclo das commodities”, com minério de ferro e carvão batendo sucessivas máximas. E a Vale ainda pode se beneficiar deste momento

IR 2021

Imposto de Renda: Como declarar bens e rendimentos comuns do casal?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

pandemia

Covid-19: mortes sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões

Nas últimas 24 horas, foram registrados 786 novos óbitos

na expectativa

Privatização da Eletrobras é necessária para consumidor, diz ministro

Para ele, capitalização da Eletrobras vai permitir que metade da outorga dela vá para aquela parte da tarifa de energia elétrica que são os tributos, os subsídios e também a parte que engloba toda a parte tributária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os três mosqueteiros do varejo e outros destaques da noite

Na bolsa e no setor de varejo, a máxima do “um por todos e todos por um” não se aplica. Empresas competem umas com as outras e investidores buscam as melhores aplicações — o “cada um por si” tem bem mais adeptos. Mas, quem diria, três mosqueteiros juntaram suas espadas para comemorar os bons resultados […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies